sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Mais um blogue em Idanha a Nova



A Associação de Juventude de Idanha a Nova lançou recentemente um blogue para divulgação dos seus projectos

Na entrada deste espaço podemos ler :
"Este blog, destina-se principalmente aos seus associados, sendo uma forma de os manter actualizados quanto às actividades desenvolvidas pela nossa associação. Serve igualmente para informar outras pessoas interessadas pelo trabalho da ajidanha. Com este blog é também possível a recolha de sugestões dos diversos visitantes. Assim, quando nos visitarem, deixem uma palavrinha para sabermos que estiveram por cá! "
Para o vistar, ir a http://ajidanha.blogspot.com/

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

terça-feira, 25 de agosto de 2009

NÚCLEO DE IDÉIAS DO/E PARA O LADOEIRO


Este irá ser o vosso espaço.

Espaço onde poderão expor as vossas ideias e sugestões para fazermos da nossa terra, uma terra que fique na memória das pessoas que por cá passam ou que ouvem falar do nosso Ladoeiro.

Queremos que nos deêm ideias que possamos por em prática, para dinamizar ainda mais a noosa terra. ( Desportos, Exposições, Eventos Culturais, etc...).

De todas as idéias apresentadas, iremos selecionar quelas, que achamos possam ser postas em prática e, iremos depois colocar aqui um post para sabermos quantas pessoas estão interessadas em practicar determinado desporto, quantas pessoas querem contribuir ou expor determinados objectos ou, entrar em determinado evento cultural.

Estamos certos de que no Ladoeiro existem pessoas com vocação e com talento para determinadas actividades mas que, necessitam de um empurrãozinho.

Este blog e as pessoas que estão á frente do mesmo, vão concerteza tentar ajudar (dentro do que nos é possível fazer), para que esse empurrão seja dado aos que mostrarem vontade de mostrar aquilo que valem.

Já sabem, começem já hoje a colocar aqui as vossa idéias.

Viva a nossa terra. Viva o LADOEIRO.

Rui Alves (-:

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

FESTAS DE VERÃO NO LADOEIRO

Para os que estão longe, seja cá dentro ou no estrangeiro,
Aqui fica um cheirinho do que foi a festa de Verão no Ladoeiro.




Tivemos provas de perícia Automóvel.




Prova de pericia Quad.



A malta nova sempre em forma e bem disposta.


Uma boa garraiada não podia faltar.

A malta nova sempre a bombar.


A O Staff do bar mais concorrido do recinto de festas.


Quando o calor aperta, o que é que se bebe aquí?
SAGRES !!!!


A Festa da Espuma, foi uma novidade nas nossas festas de Verão e teve grande afluencia por parte das pessoas que se encontravam presentes no recinto de festas.




Fica aquí um pequeno video da festa da espuma.



Rui Alves ((-:

sábado, 22 de agosto de 2009

Pousada Juventude de Idanha com quarto para 2 pessoas por 19,20 €




Desde o passado dia 28 de Julho até ao fim de Agosto a nossa pousada de Juventude está com um preço bastante acessível.

Se não tiveres condições para receberes os teus amigos em casa , isso não é motivo para os não convidar para conhecer as maravilhas do nosso concelho.

As condições são :
- Para reservas em quarto duplo sem WC, para a Pousada de Juventude de Idanha-a-Nova, usufruídas entre os dias 28 de Julho e 31 de Agosto de 2009 (inclusive);
- Preço: 19,20€ + taxa de reserva;
- Não acumulável com outras campanhas ou promoções em vigor;

Para mais informações vai a :
http://juventude.gov.pt/Portal/lazer/pt

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

António José Seguro apoia o nosso blogue


Tive conhecimento, através do meu amigo Cláudio Anaia, deste blogue sobre o Ladoeiro. Felicito os seus autores e dinamizadores. Sei como custa manter viva a chama do interior do nosso Portugal. Nasci em Penamacor. Nos meus tempos de juventude não havia Internet.

Conjuntamente com um grupo de amigos, editámos um jornal que hoje recordo ao passar os olhos pelas fotos e pelos textos deste blogue. estamos mais próximos. Trocamos noticias e opiniões. É outra forma de conversarmos na praça ou à soleira da porta.

Força Amigos!

António José Seguro


Nota editorial :

António José Martins Seguro nasceu em Penamacor, 11 de Março de 1962 é um assistente universitário e político português.
É licenciado em Relações Internacionais e mestrando em Ciência Politica, leccionando há vários anos, como Assistente, na Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões.
Entre 1990 e 1994 foi Secretário Geral da Juventude Socialista. Deputado ao Parlamento Europeu entre 1999 e 2001, foi co-autor do Relatório do Parlamento Europeu sobre o Tratado de Nice e o futuro da União Europeia. Membro dos XIII e XIV Governos Constitucionais, tendo ocupado o seu último cargo governativo como Ministro-Adjunto de António Guterres, entre 2001 a 2002.
Na IX Legislatura foi Deputado à Assembleia da República e Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, sendo, actualmente, o dirigente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Um dia histórico na nossa Aldeia





Dia 15 de Agosto de 2009 escreveu-se história na nossa terra. Finalmente foi inaugurada a Piscina do Ladoeiro.

Cerca de 250 pessoas passaram no passado sábado por este novo complexo com entrada livre para uns mergulhos.

domingo, 16 de agosto de 2009

75 mil visitas - Obrigado Ladoeiro !!



Amigas e amigos,

Confesso que quando tive a ideia de fazer este blogue e convidei o Rui Alves para fazer equipa comigo estava longe de imaginar o impacto que este espaço iria ter.

Penso que numa postura em que desenvolvemos a nossa acção com isenção, independência , rigor e a maior objectividade na produção dos conteúdos ajudou a ganhar credibilidade e por isso a antigir o "score" de 75 mil visitas, que no nosso entender é notável.

Agradecemos aqui o apoio de todos colaboradores pois sem eles nada disto seria possível.

E tendo em consideração que este é o fim de semana da festa e como forma de agradecimento da vossa visita quisemos dar uma pequena prenda aos nossos amigos leitores : A mudança da apresentação deste espaço , dando a conhecer através do cabeçalho as nossas riquezas históricas, algumas delas inclusive ,tantas vezes esquecidas pelo o nosso poder autárquico.

Mais uma vez obrigado a todos.... e que viva o LADOEIRO !!

Cláudio Anaia

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Hoje começa a festa !!


Hoje começa a festa da nossa terrinha.
Um cartaz diversificado num bom trabalho dos festeiros.
Apareçam e tragam amigos convosco.

(clique em cima do cartaz para ver o programa com mais pormenor)

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Projecto inovador em Idanha a Nova



O concelho de Idanha-a-Nova, pode vir a receber brevemente a instalação de campos de ensaio da espécie florestal Paulównia.

O projecto é unico no Pais e conta com a colaboração da Silvatec, Vicedex Europa, Associação de Regantes e Escola Superior Agrária.

A Paulównia é uma espécie florestal que se desenvolve em 3 anos, permitindo ao produtor receber receitas num menor espaço de tempo.

Com a construção das Centrais de Biomassa idealizadas pelo governo em 2006, Idanha-a-Nova poderá ser a principal fornecedora de Biomassa Florestal a nivel nacional, sendo este um projecto inovador.

Apesar de rentável o projecto sustenta-se na produção sustentável e necessária e não numa produção intensiva que poderia levar a alterações significativas de Paisagem e provocar a diminuição do preço da tonelada.

Estando já a decorrer vários campos de ensaio, na vizinha espanha, os mesmos, foram já visitados por cerca de 70 pessoas, visitas estas promovidas pela empresa portuguesa Silvatec, que representa empresarialmente em Portugal, o grupo europeu, lider na produção de bioenergias, o qual possui a patente da planta florestal, e que irá construir a cerca de 75 Km do Ladoeiro, 2 centrais de biomassa.

Imagens e Notícia : RTP

terça-feira, 11 de agosto de 2009

JS de Idanha a Nova lança Blog

A Juventude Socialista do concelho de Idanha a Nova escolheu um Blog para discutir uma "Nova Geração Novas Ideias ".

Para aceder a este novo espaço cibernáutico ir a :

http://www.novageracaonovasideias.blogspot.com/

Última Hora : Homem baleado no Ladoeiro

Segundo avança a edição de hoje do Correio da Manhã " ontem de manhã junto a campos de milho no Ladoeiro (Idanha-a--Nova) e em Souto da Casa (Fundão), que provocaram um morto e um ferido grave. Segundo o que o CM apurou junto de fonte da GNR, no Ladoeiro, José Vasco, de 55 anos, residente em Penalobo, Sabugal, andaria à caça do javali quando foi atingido mortalmente no peito com um disparo de uma caçadeira "

Ver a noticia completa clica aqui

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Porque no Ladoeiro não há chafarizes ?


Algo que nunca percebi, é porque não existe chafarizes com água na nossa Aldeia.

O Ladoeiro é uma terra quente, temperaturas nalguns casos acima dos 40 graus e se uma pessoa se tiver sede, azar (!) ou entra num café ou pede a uma pessoa numa casa particular.

Mais grave ainda quando se sabe que vivemos numa terra de regadio.

Esta situação não existe noutras freguesias do nosso Concelho, como podemos verificar na foto deste post tirada na freguesia de Idanha a Velha . Sorte a deles que podem beber, o pessoal do Ladoeiro se quiserem , (….) olha, que mandem um mergulho da nova piscina.

Cláudio Anaia

sábado, 8 de agosto de 2009

Flashes de um dia de festa







Aqui ficam alguns flashes de o dia de ontem com a visita da RTP ao nosso concelho.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Verão Total volta ao concelho de Idanha a nova



Depois de no passado dia 21 de Julho ter estado em Monsanto, o programa Verão Total da RTP volta hoje novamente ao nosso concelho.

As gravações serão na Idanha a Nova

Pela Manhã das 10h00 ás 13h00 - o programa poderá ser visto ao vivo ou então pela RTP 1 e RTP Internacional .

Da parte da tarde a animação continua com festa e culminará com a partida da 2ª etapa da 71º volta a Portugal em Bicicleta ás 16 horas.

Saia de casa e vá até lá ......

A não perder !!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Candidatura PS - Experiencia, juventude e ambição


Gonçalo Costa, candidato a presidente da Junta de Freguesia do Ladoeiro em declarações exclusivas a este blogue diz ter “um caderno de propostas ambicioso que abrange toda a população”.

Se há 4 anos o PS ganhou com grande diferença (cerca de 29 %) para o PSD, Gonçalo afirma “ desta vez a diferença de votos vai ser maior, e irei fazer campanha porta a porta para ouvir o nosso povo”.

A sua estratégia passa depois de eleito em desenvolver contactos regulares com a Câmara Municipal de Idanha a Nova.

A sua lista é composta por 64 pessoas, com uma média de idade de 39 anos e com 22 mulheres.Diz ter um programa eleitoral que irá apresentar brevemente.

A lista das primeiras 15 pessoas são :

1-Gonçalo Gonçalves Afonso Costa
2-José Leitão Rodrigues Pereira
3-Margarida Geraldes dos Reis Rossa Moreira
4-Sebastião Marques Quarenta
5-Suzete Isabel da Cruz Batista Neves
6-João Ludjero Moreira dos Santos
7-Lisete Fatima Barata Moreira Proença
8-Helena Rute Nabais Barroso
9-Francisco António Amaro Romeiro
10-João Luís Marques Rego Geraldes
11-Leonor Isabel Bragado Campos Correia
12-Ricardo Miguel Serrano Vieira
13-Paulo Alexandre de Jesus Belo
14-Hugo Filipe Pires Vieira
15-Rita Maria Leal da Graça Silva

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ramo da Festa de Santo Isidro e Santissimo Sacramento




No passado domingo, decorreu mais uma vez o Ramo da Festa de Santo Isidro e Santissimo Sacramento.
Um local de econtro onde se vende de tudo um pouco: ovelhas, borregos, cabritos, porcos, bezerros, tomate, pimentos, cebolas, melancias, bolos caseiros, coelhos, galinhas, garrafas de vinho, entre outros.
Uma tradição da nossa terra que se mantem viva.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Alvaro Rocha apresenta candidatura a mais um mandato






Alvaro Rocha actual presidente da Câmara Municipal de Idanha a Nova apresentou no passado sabado a sua recandidatura a presidente da nossa Autarquia.
Com o slogan "Temos futuro . Fizemos ", falou cerca de meia hora da "obra feita em todo o concelho ..." , avançou com ideias de novos projectos e diz que têm como principal preocupação para o próximo mandato " a criação de novos postos de trabalho".
Estiveram presentes perto de 2 mil pessoas.
Depois houve festa com música ao vivo que terminou com um lanche/convivio.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Faz sentindo uma piscina no Ladoeiro?



É esta pergunta que vamos colocar aos nossos leitores durante o mês de Agosto.

Se é verdade que a piscina é uma velha ambição do nosso povo, também é real que existe por aqui muitas pessoas que defendem que a piscina a inaugurar este mês não faz nenhum sentido, pois num espaço de 30 km vai passar a existir três

É Uma obra no valor de 642.460,37 Euros mais IVA e com um prazo de execução de 240 dias

Na sondagem deste mês( aqui na coluna do lado direito) queremos saber a sua opinião.

Participe !

sábado, 1 de agosto de 2009

Candidatura do PSD - Por um Ladoeiro em movimento ....

Nós assinamos por baixo:
João Marques; Ana Paula Baptista; Nuno João Lameiras; Manuel Garrido ; Elvira Martins Barata…

Decidimos aceitar o convite que nos foi dirigido para sermos candidatos à Junta de Freguesia do Ladoeiro.
A nossa candidatura assenta num projecto que defende um Ladoeiro como um dos motores de aceleração económica do concelho de Idanha-a-Nova. Temos vários factores geradores de oportunidades! Uma população que devidamente apoiada tem capacidade para ser interventiva, criar emprego, dinamizar a cultura, o desporto, a educação, a agricultura, o turismo, a acção social através do cooperativismo e do associativismo já existentes na freguesia e outras que possam vir a ser criadas.

Somos uma equipa forte e dinâmica, composta por pessoas que convivem no dia-a-dia com os ladoeirenses. Sentimos grande frustração na população, facto que se deve a vivermos numa freguesia com tanto potencial e onde o actual executivo da junta de freguesia do Ladoeiro, tem ficado muito aquém das oportunidades que esta aldeia pode proporcionar em todos os sectores. O actual executivo tem-se pautando por uma atitude meramente administrativa, ficando para trás muitas oportunidades de progresso, criação de riqueza para toda a população e competitividade em relação às outras freguesias do concelho.
Partindo deste princípio, queremos dar voz a este descontentamento expresso pelos habitantes do Ladoeiro junto dos centros de decisão de uma Europa cada vez mais unificada. Com a nossa candidatura queremos ter um papel de impulsionadores desta freguesia, adoptando uma postura reivindicativa junto destes, em prol dos interesses dos cidadãos da nossa aldeia. Desta forma propomo-nos contribuir para um Ladoeiro dinâmico, uma localidade que volte a caminhar na senda do desenvolvimento e todos nós Ladoeirenses possamos ver concretizado o sonho da nossa freguesia voltar a ser uma terra de oportunidades.

Ladoeirenses pessimistas e descrentes em relação ao futuro?

Parece que sim.

Ao fazer uma analise da nossa sondagem on line em que houve 136 votos, podemos verificar que o Ladoeiro é vista por uma terra sem desenvolvimento económico e por isso condenado ao fracasso por 35 % dos votos e uma terra esquecida pelos políticos sem cultura e centros de Lazer por 26 % . Quer isto dizer que numa totalidade de respostas negativas a pergunta, temos um total de 61 %.

Por outro lado podemos, verificar que uma terra boa para passar férias sem stress sem poluição e com vizinhos simpáticos teve 19 % votos e uma terra de futuro com paisagens lindíssimas por 18 % . Numa totalidade de respostas com sentimento positivo de 37 %.

Em plena época de eleições, aqui fica uma grande reflexão a todos políticos, empresários e pessoas que querem o melhor para a nossa aldeia.

Se é verdade que o Ladoeirense por norma são um povo de critica fácil (assim como um pouco por todos pais) , defendo que todos, sem excepção, deveriam estar mais unidos para um Ladoeiro mais desenvolvido e com mais progresso.

Cláudio Anaia