quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CDU destaca exemplos positivos no concelho de Idanha a Nova



Segundo o orgão oficial do PCP, o jornal do Avante de 29 de Outubro 2009 falam em " alguns exemplos positivos, como a eleição de um de candidato da CDU para a Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova e o aumento do número de eleitos em 11 assembleias de freguesia."

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Flashes - gente da nossa Terra


Maria José Galante quem a conhece sabe que é uma boa amiga e companheira.

Mãe de 2 filhos é uma "assídua leitora do nosso blogue "como nos disse recentemente.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Tomada de posse : Vai ser um dia especial



Vai ser um dia especial, eu e a minha equipa tomaremos posse na Junta e na Assembleia de Freguesia do Ladoeiro, este é um facto que nos enche de orgulho e satisfação, esta é também a concretização de um sonho já com alguns meses.

O caminho que aqui nos trouxe, não foi fácil, pois tivemos uma oposição forte e bastante motivada, mas sempre estivemos confiantes que a vitória seria nossa. O trabalho realizado nos últimos anos, a competência e experiência dos elementos da nossa lista deixaram pouca margem de manobra aos nossos adversários.

A População do Ladoeiro confiou em nós e no nosso projecto, não os podemos defraudar, não cometeremos esse pecado.

Os compromissos que temos para com o Povo do Ladoeiro são para cumprir, tudo faremos para os concretizar.

Muito Bem-haja a todos.

Gonçalo Costa

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Flashes - Casal Multicultural


O Ladoeiro é uma terra acolhedora.

Na foto temos o Caboverdiano Marco Joia com a sua mulher Romena Simona.

Sempre bem dispostos e prontos com um sorriso para o nosso flash.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Poupança, superstição ou desleixo?


É verdade que o festival da melancia foi um sucesso!
É verdade que há quem diga que foi um grande trunfo em ano de eleições!

Mas a faixa a anunciar o festival está pendurada há mais de três meses e já há quem faça apostas se aquilo está por lá para ser aproveitado para o próximo ano; por superstição pois os políticos da altura foram agora reeleitos; ou então o mais provável: é por desleixo.

“Temos Futuro e Fizemos” ….. e já agora que se corrija!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A qualidade dos nossos produtos



Ladoeiro uma terra de qualidade.
O bom queijo da Quinta do Capilé e o azeite de qualidade da COOPAGROL

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Os primeiros jogos do ACDL



Depois de eleições e campanhas partidarias a questão politica fica assim resolvida

Entramos agora num novo ciclo neste blogue com a divulgação das mais variadas actividades.

Hoje trazemos o calendário dos primeiros jogos do nosso ACDL.

Com os campeonatos a começar ao 31 de Outubro, a primeira jornada: Casa do Povo do Ferro – Carvalhal Formoso; Cariense – SCC, Sernache – Ladoeiro e Retaxo – Alcaria.

Na taça de honra, primeira eliminatória, a 14 de Novembro: Cariense – Carvalhal; Alcaria – Ladoeiro; SCC – Sernache e Ferro – Retaxo.

Cláudio Anaia

domingo, 11 de outubro de 2009

PS vence as eleições no Ladoeiro


Todos pormenores, clique aqui

Gonçalo Costa é o novo presidente da Junta de Freguesia do Ladoeiro.

O Partido Socialista obtém assim mais uma vez na nossa aldeia a maioria dos eleitos.

O PS elege 5 autarcas, o PSD elege 3 perdendo 1 em relação as últimas autárquicas.

A surpresa chama-se Pedro Rego ao conseguir-se eleger para Assembleia de Freguesia.

Em declarações ao nosso blogue Gonçalo Costa disse : " estou comovido com esta grande vitória" e logo que possível fará declarações em exclusivo.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Lista independente candidata a câmara de Idanha excluída das eleições autárquicas



A lista de independentes, não fez prova de recenseamento dos seus elementos, na área da autarquia de Idanha-a-Nova, para além de, segundo o Acórdão, não terem sido apresentados quaisquer documentos “que permitam verificar por amostragem a autenticidade das respectivas assinaturas e a identificação dos mesmos”, como expressa o documento.

Foi, ainda, apresentado recurso desta decisão, que também não foi aceite pois, como se expressa, “o presente recurso vem interposto da decisão de não admissão de candidaturas a eleições para os titulares dos órgãos das autarquias locais, verificando-se que não houve reclamação prévia”.
Jorge Azinheiro vem, agora, agradecer “o entusiasmo e a participação de todos”, prometendo continuar a trabalhar em prol do concelho.

Sondagem :PS ganha, mas existe quem proteste….


Esta foi de longe a sondagem com mais participação com 816 votos.

O PS ficou 52 %, PSD com 35 % e finalmente o CDS com 11 %.

Lamentos que possa ter existido batota ou má fé neste resultado, um leitor nosso fez-nos chegar esta mensagem:

“ 1º - Num local onde os computadores estejam ligados em wireless dá para votar as vezes que se queira no mesmo computador, basta para isso desligar e ligar após o voto. O IP é automaticamente renovado.
2º - Existe um programa que nos permite ocultar o IP, podendo assim votar as vezes que quisermos.”

Verdade ? Mentira ? o resultado real será Domingo.

Cláudio Anaia

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Propostas PS






(Para ler o contéudo, clique nas imagens)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

10 Perguntas aos Candidatos a Presidente da Juta de Freguesia do Ladoeiro 2009


Hoje trazemos o João Nunes Marques, 33 anos e solteiro . Candidato pelo Partido Social Democrata.

Agradecemos a todos a disponibilidade para responder a este questionário

1) O que levou a candidatar-se a presidente da Junta de Freguesia do Ladoeiro?

A ambição, a vontade e o sonho que comanda a vida de ver o nosso Ladoeiro voltar a crescer, sair do “pântano” de ideias em que se encontra, pois estou cansado de ver os jovens partir, o desemprego a aumentar, os idosos cada vez mais isolados, as ruas sujas e desertas, a inexistência de uma estratégia para combater esta forma lenta em que o Ladoeiro vai morrendo. A minha candidatura é um grito de revolta contra esta situação, é querer devolver ao Ladoeiro prosperidade, segurança, empregabilidade, em suma, uma vida condigna para todos os ladoeirenses. Fazer do poder político um instrumento para por o Ladoeiro em movimento e voltar a ver alegria no rosto de um povo que sempre lutou de sol a sol para ter a seriedade que o caracteriza.

2) Se for eleito qual a primeira medida que vai tomar?

Delinear o orçamento da Junta de Freguesia com base nas necessidades de todas as entidades empregadoras da freguesia, nomeadamente agricultura, construção, comércio, restauração, associações de índole diversas, já existentes, com as quais mantenho um contacto permanente e outras que possam vir a ser criadas.

3) Qual a grande diferença entre si e os outros dois candidatos ?

A pretensão de ver o Ladoeiro no caminho do desenvolvimento, com a proposta de um projecto sustentado, credibilizado por uma equipa dinâmica e disponível para o concretizar.

4) A piscina era um investimento prioritário para a nossa aldeia? Qual a sua opinião?

Sim, desde que pudesse ser utilizada o ano inteiro, porque só há uma piscina coberta em todo o concelho. Existindo no Ladoeiro, um Centro de dia e Lar de Idosos, um Jardim de Infância, Creche e Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, associações desportivas e uma população numerosa, entendo que a Piscina, a funcionar todo o ano poderia ter mais-valias, nomeadamente a criação de postos de trabalho e mais valências com a possibilidade de se realizarem para todas as idades, aulas de natação, hidroginástica, hidroterapia, entre outras.

5) Sabendo que a relação com o executivo camarário é fundamental, como avalia o mandato que agora termina?

Na condição de futuro Presidente da junta de Freguesia do Ladoeiro, o meu primeiro e principal compromisso é o de representar os interesses do Povo, estando inteiramente disponível para trabalhar com qualquer executivo camarário e com todas as instituições, reforçando deste modo uma posição neutra e cordial com todos os centros de decisão.

6) Tendo em consideração que a nossa terra é uma região agrícola e que estamos nessa área atravessar uma grande crise. O que propõe para mudar o estado de coisas?

O Ladoeiro é detentor de uma população com força de trabalho notável e respeitável ao longo da nossa História. Fico triste por ver o estado em que a nossa Agricultura se encontra, isto é, campos por cultivar e maquinaria agrícola parada, desemprego e como consequência um abrandamento de todos os outros sectores económicos.
Na minha opinião, é urgente voltar a cultivar, a criar emprego e a gerar riqueza, definindo estratégias para a implementação de medidas que visem o apoio ao associativismo e cooperativismo em articulação com a Câmara Municipal, Ministério da Agricultura e Comunidade Europeia.

7) O que acha de ver o Ladoeiro cada vez mais na Blogoesfera?

Desde que haja elevado sentido de responsabilidade na coordenação dos Blogues e a capacidade de opinar por parte dos bloguistas, respeitando todos os valores de quem vive em sociedade num estado Democrático de Direito, podem estes contribuir para o engrandecimento de uma freqguesia, pois transportam a sua realidade aos quatro cantos do mundo, através da Internet, podendo fazer desta forma, um trabalho jornalístico notável e simultaneamente proporcionar aos cidadãos a possibilidade de expressar a sua opinião sobre as mais variadas matérias.

8) Qual a critica mais injusta que lhe fizeram?

Ser pouco comunicativo com a população idosa. Situação que considero injusta, pois recordo com saudosismo as minhas vivências com os idosos nos Jogos Tradicionais, entre estes destaco a Sueca, o Jogo das Damas e o Jogo da Malha…A sabedoria popular que faz parte da minha formação de vida, facto que devo aos idosos do Ladoeiro e que permite compreender a sua forma de pensar e de sentir a vida. O Fado, tão enraizado pela minha família no Ladoeiro, de uma forma respeitosa pela simplicidade que nos caracteriza e me identifica com toda a população.

9) O que acha da Regionalização?

Sou a favor da Regionalização, desde que geograficamente, esta seja feita do Litoral para o Interior. Desta forma, podemos aproximar do Interior, os centros de decisão e consequentemente captar investimento, fomentar emprego, atrair e fixar os jovens, gerar riqueza, diminuir a burocracia nos serviços estatais por forma a que este processo da Regionalização promova a igualdade de oportunidades.

10) O que nunca faria para conquistar um voto?

Prometer aquilo que não posso cumprir, pois no final do mandato quero ter dignidade para olhar os Ladoeirenses de cabeça erguida e com o sentido de dever cumprido.

10 Perguntas aos Candidatos a Presidente da Juta de Freguesia do Ladoeiro 2009



Hoje é a vez do Pedro Rego, 32 anos, solteiro e pai de dois rapazes, o António Pedro com 7 anos e o Jaime lopo com 20 meses. Candidato Independente nas listas dos CDS.

1) O que levou a candidatar-se a presidente da Junta de Freguesia do Ladoeiro?

A profunda convicção de que contribuirei para devolver ao Ladoeiro o desenvolvimento e a prosperidade que merece.

2) Se for eleito qual a primeira medida que vai tomar?

Agradecer aos ladoeirenses o voto de confiança que em mim depositaram e trabalhar, trabalhar, trabalhar muito para construir um Ladoeiro melhor. Já apresentei publicamente as minhas prioridades para a freguesia, mas não será demais sublinhar a minha aposta na juventude e na sua formação escolar e humana.

3) Qual a grande diferença entre si e os outros dois candidatos ?

Ignoro quais sejam as posições dos meus adversários em matérias importantes para a freguesia, como o desenvolvimento económico e agrícola, o desemprego, o combate à pobreza e à criminalidade, o apoio à educação e à cultura, o apoio ao idoso, entre outras. Como tal, julgo não ser possível responder cabalmente a esta questão. Agora, uma coisa é certa, não sou refém de políticas partidárias e de dependências de emprego face à autarquia, como são ambos os outros candidatos.

4) A piscina era um investimento prioritário para a nossa aldeia? Qual a sua opinião?

No âmbito das políticas de juventude, julgo que deveria ser prioritária a educação, a formação profissional e humana e a implementação de uma política cultural na freguesia, no sentido de preparar os nossos jovens para os verdadeiros desafios que a idade adulta lhes apresentará. Gostaria de ver, no futuro, alguns dos nossos jovens em lugares de destaque na vida política, académica, empresarial. Não sei em que medida este equipamento poderá contribuir para que tal aconteça. Eu teria optado por uma biblioteca, uma sala de estudo acompanhado, um auditório e uma sala de cinema. Tudo pelo preço daquela pequena piscina.

5) Sabendo que a relação com o executivo camarário é fundamental, como avalia o mandato que agora termina?

Julgo que o Ladoeiro e Idanha-a-Nova merecem mais e melhor daquilo que foi feito neste mandato. De zero a dez, dou 4 a este executivo.

6) Tendo em consideração que a nossa terra é uma região agrícola e que estamos nessa área atravessar uma grande crise. O que propõe para mudar o estado de coisas?

Propus, no início do ano, um grande projecto agrícola para a Herdade do Couto da Várzea, que vejo agora ser copiado e subvertido por Álvaro Rocha, o que revela, por um lado, o vazio de ideias deste executivo e, por outro, alguma falta de ética política. Reservo-me, assim, o direito de não adiantar mais medidas daquelas que estudei para a agricultura, não vão as mesmas ser novamente roubadas pelo PS. Uma coisa posso adiantar; a agricultura será uma das nossas prioridades, e tudo farei para devolver a este sector a prosperidade que conheceu em tempos.

7) O que acha de ver o Ladoeiro cada vez mais na Blogoesfera?

Vejo com bons olhos que o Ladoeiro acompanha com sucesso esta tendência mediática, muito à frente daquilo que se poderia, à primeira vista, imaginar, por se tratar de uma pequena aldeia do interior esquecido de Portugal. É um passo muito importante para a afirmação da nossa identidade, e revela que também aqui, longe dos grandes centros de decisão, há gente que pensa e há gente que faz.

8) Qual a critica mais injusta que lhe fizeram?

As críticas ajudam-nos a superar algumas das nossas fraquezas. Não sei se existe justiça ou injustiça nas críticas, mas eu cresço sempre com elas. Por vezes, as pessoas não fazem com fundamento determinadas afirmações e é isso com o que eu não lido bem.

9) O que acha da Regionalização?

A Regionalização é um passo do crescimento democrático e administrativo de Portugal constitucionalmente consagrado. Como tal, deverá ser implementado, ou caso contrário ser revista a Constituição.

10)O que nunca faria para conquistar um voto?

Não sei se concordo inteiramente com a ideia de que os votos se conquistam, pelo que de agressivo a expressão comporta. Simpatizaria mais com a palavra “merecer”. Entendo perfeitamente o fundamento da questão. De facto, nem toda a gente joga limpo na vida política. Talvez por isso os jovens se desencantem e a abstenção se traduza em números assustadores. Mentir, coagir, amedrontar, subornar ou comprar opiniões para ter mais votos causa-me repulsa. Infelizmente, há quem não olhe a meios para atingir certos fins.

As Propostas do PSD

Caros leitores,

Aqui ficam as propostas da lista do PSD, candidata á junta de freguesia do Ladoeiro.

sábado, 3 de outubro de 2009

Assembleia Municipal


Assembleia Municipal

A Assembleia Municipal é o órgão deliberativo do Município e tem por objectivo a salvaguarda dos interesses municipais e a promoção do bem-estar da população.

Competências

De entre as várias competências atribuídas, fazem parte o acompanhamento e a fiscalização da actividade da Câmara Municipal; a aprovação de importantes instrumentos normativos de planeamento e de gestão municipal; assim como a tomada de posição perante os órgãos da Administração Central sobre assuntos que sejam de interesse para o Município

Os munícipes podem assistir e participar nas sessões da Assembleia Municipal nos termos previstos no seu regimento.

A Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, estabelece o quadro de competências, assim como o regime jurídico de funcionamento, dos órgãos dos municípios e das freguesias. A Lei nº 5-A/2002, de 11 de Janeiro, altera a Lei 169/99.

O Estatuto do Direito de Oposição foi aprovado pela Lei nº 24/98, de 26 de Maio.

Sessões

Os munícipes podem assistir e participar nas sessões da Assembleia Municipal nos termos previstos no seu regimento.

Das sessões são elaboradas actas de onde constam as deliberações tomadas.


Rui Alves

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

10 Perguntas aos Candidatos a Presidente da Juta de Freguesia do Ladoeiro 2009



Este Blog está a fazer um pequeno questionário aos candidatos á Junta de Freguesia.(Igual para todos)

Hoje trazemos o Gonçalo Gonçalves Afonso Costa, 32 anos, casado e pai de um menino, o Bernardo. Candidato do Partido Socialista.

1) O que levou a candidatar-se a presidente da Junta de Freguesia do Ladoeiro?

Sentir que posso ser útil ao Povo do Ladoeiro e que posso desenvolver estratégias conducentes ao progresso e bem-estar das pessoas.

2) Se for eleito qual a primeira medida que vai tomar?

Como Presidente da Junta será a colocação de internet sem fios para toda a população, gratuitamente.
Em colaboração com a Câmara será a ampliação do Lar e a colocação de estrutura amovível na piscina de modo a poder ser usada durante todo o ano.

3) Qual a grande diferença entre si e os outros dois candidatos ?

As diferenças são várias e importantes, mas esse é um assunto que terão que ser os eleitores a analisar.
Não é meu estilo colocar-me num pedestal e denegrir quem quer que seja.

4) A piscina era um investimento prioritário para a nossa aldeia? Qual a sua opinião?

Todos os investimentos são importantes. Este não deixa de o ser. É mais um equipamento que vem desenvolver o ladoeiro e outros se seguirão.

5) Sabendo que a relação com o executivo camarário é fundamental, como avalia o mandato que agora termina?

Todos os mandatos têm pontos altos e outros menos altos.
No computo geral foi um mandato bem conseguido e que correspondeu ás expectativas da população do concelho.
Senti que o ladoeiro foi uma freguesia acarinhada e tenho a certeza que comigo na Presidência podemos fazer ainda melhor.

6) Tendo em consideração que a nossa terra é uma região agrícola e que estamos nessa área atravessar uma grande crise. O que propõe para mudar o estado de coisas?

A resolução das crises não se decreta.
É um trabalho de todos, Autarquia, Sociedade Civil e Empresarial. Sei que a Câmara tem projectos nesta área que irão dinamizar todo o sector.
Vou estar atento e colaborante, e não deixarei de pressionar, para que as pessoa possam desenvolver projectos e para que haja mais e melhor oferta de trabalho nesta área.
Já temos o Festival da Melancia, quero levar a acabo outras iniciativas.

7) O que acha de ver o Ladoeiro cada vez mais na Blogoesfera?

Infelizmente a Blogoesfera não tem servido para o debate dos verdadeiros problemas do ladoeiro.
Tem servido quase exclusivamente para o ataque mais infame e sórdido de pessoas, algumas da minha área familiar.
Peço ás pessoas para apresentarem ideias e projectos e que parassem com a maledicência.

8) Qual a critica mais injusta que lhe fizeram?

Ainda não senti qualquer crítica injusta, na medida em que, apenas tenho sido alvo de injúrias, difamações e ataques reles e ordinários.
Em todo o caso estou disponível para aceitar criticas, debate-las, e caso esteja errado emendar a mão para o que for mais aconselhado.

9) O que acha da Regionalização?

O tema Regionalização não está neste momento na agenda politica da discussão. Em todo o caso, e quando foi tema de debate, senti que o meu ambiente familiar era adepto da Regionalização.
Desde novo que em minha casa não há assuntos tabu e que a minha formação politica, social e humana advêm desse ambiente.
Somos pela regionalização.

10)O que nunca faria para conquistar um voto?

Nada se faz para desperdiçar votos, mas para os conquistar nem tudo se faz.
O mais importante é a conduta de hoje mas também, a de ontem.
Não aceitar cargos para que se foi eleito não faz parte do meu pensamento.
Servir o Povo sem compensação económica é um habito e um orgulho, meu e da minha família.
A postura cívica tem que que ser igual á beira das eleições como quando as não há no horizonte.


PS: Foi um prazer colaborar neste questionário, felicidades para o Blog.