domingo, 31 de janeiro de 2010

4º Aniversário do Rancho Folclórico


A não perder !

2ª Resistência Sport Idanha Natura


Dia 6 Fevereiro 2010, vai se realizar mais uma Resistência Sport Idanha Natura

Já estão abertas as inscrições .

Mais pormenores aqui

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Carnaval 2010



Fonte : Blog ACDL

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

10 Janeiro 2010 - Dia de neve no Ladoeiro











Fomos brindados no passado domingo com a visita de neve na nossa aldeia.

Na nossa redacção começamos a receber fotos que aqui divulgamos, algumas.

Um dia para comemorar.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Geopark Naturtejo participa nas “7 MARAVILHAS NATURAIS”


O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, integrado nas Redes Europeia e Global da UNESCO, encontra-se a participar no concurso “ 7 MARAVILHAS NATURAIS”, na categoria de Grandes Relevos, candidatando todo este vasto e grandioso território da Meseta Meridional e parte da Cordilheira Central, que inclui Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Para além do Geopark Naturtejo, participaram neste concurso outras entidades do território candidatando locais específicos de interesse e rara beleza que existem na região, nomeadamente a Associação de Estudos do Alto Tejo, com o Monumento Natural das Portas de Ródão, a Câmara Municipal de Proença-a-Nova, com o Geomonumento Portas de Almourão e a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova com o Inselberg Granítico de Monsanto e o Parque Icnológico de Penha Garcia.

Refira-se que o projecto “ 7 MARAVILHAS NATURAIS” é promovido pela New 7 Wonders Portugal, fundada no âmbito da Declaração Oficial das “ Novas 7 Maravilhas do Mundo”, organizadora do evento de 07.07.07 em Lisboa. Os resultados da votação traduziram a participação de mais de 100 milhões de votantes e, em paralelo foi organizada a eleição das “7 Maravilhas de Portugal” que levou a uma votação com mais de 350 mil portugueses, conseguindo assim a maior divulgação de todos os tempos do património histórico e cultural português, resgatando a atenção dos portugueses pelos monumentos que marcam a nossa história.

Assim, New 7 Wonders Portugal® criou um projecto desta vez direccionado às maravilhas naturais que consiste no levantamento de locais de património natural a considerar no processo de votação, uma lista longa que inclui muitos locais de interesse natural do Geopark Naturtejo e que pode ser conhecida no site www.7maravilhas.sapo.pt.

Terminado o levantamento serão nomeados, por 77 especialistas representantes das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional, 77 locais naturais pré-finalistas. Posteriormente um quadro de 21 personalidades notáveis do nosso país irá escolher as 21 MARAVILHAS finalistas, as quais serão apresentadas a uma votação pública e no mês de Setembro serão reveladas as “ 7 Maravilhas Naturais de Portugal®”.

Destas 21 MARAVILHAS finalistas terá que estar presente, no mínimo, um finalista que represente cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira, assegurando assim a representatividade geográfica de Portugal.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Juventude Socialista com novos membros


Os novos corpos sociais da Juventude Socialista de Idanha-a-Nova tomaram posse no passado dia 27 de Dezembro

A lista é constituída por vários elementos: Nuno Paulo (coordenador), João Duarte, Sali Soares, Jorge Duarte, Paulo Moreira, Sandra Jesus, Pedro Ferreira, Filipe Costa, Luís Carvalho, Ricardo Reis, João Geraldes (Presidente de Mesa) João Rijo e Elsa Pires.

Foram referenciadas por João Geraldes algumas das iniciativas do último mandato, nomeadamente o colóquio sobre o Turismo, o Acampamento Distrital, a construção do blog “Nova Geração Novas Ideias” e o acréscimo substancial verificado no final deste mandato do número de militantes inscritos na JS, passando de 40 para 100 militantes.

Coube a Nuno Paulo destacar a importância e a revitalização que o Partido Socialista tem dado aos militantes da JS, com a aquisição e inserção de novos militantes da mesma na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia.

Foram também abordadas algumas das iniciativas previstas para este novo mandato, como por exemplo, a Convenção Distrital da Juventude Socialista (a realizar em Janeiro em Idanha-a-Nova), os colóquios sobre Agricultura e Urbanização, a intervenção na Assembleia Municipal e de Freguesias e o dar voz aos jovem do concelho para assim promover iniciativas que vão ao encontro dos seus asseios.

Fonte : Reconquista



terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Os Passatempos estão de volta : Uma noite Grátis (2 pessoas) com pequeno almoço no Hotrel Idanha Natura



Numa parceria deste blog com o Hotel Idanha Natura este espaço vai oferecer uma noite de hotel com pequeno almoço incluído, ao nosso leitor com mais imaginação.

Para ganhar este fantástico prémio só tens que construir uma frase com as três palavras “internet” , “Ladoeiro” e “Natura” e mandar até dia 28 de Fevereiro para o email : claudioanaia@gmail.com

Boa sorte e participa !!

Regras :
1 A participação nos passatempos está vedada aos colaboradores deste blogue
2 Apenas serão consideradas as respostas com nome completo, email, telefone e localidade do participante, de forma a que a sua identificação seja inequívoca
3 Se um concorrente responder ao mais do que uma vez, só a primeira resposta válida será aceite. Só aceitamos uma resposta válida por endereço de email. Todas as outras participações serão automaticamente anuladas
4 Os concorrentes apurados serão notificados por email ou por telefone. Poderão sempre contar com a nossa ajuda e colaboração no caso de haver alguma dúvida
5 Após o apuramento dos resultados, os vencedores são imediatamente notificados A publicação online do vencedor ocorre, em princípio, no máximo nos 2 dias após termino do passatempo. Estes prazos poderão, em casos excepcionais, ser dilatados.
6 A data de estadia será posteriormente combinada entre o contemplado e a gerência do hotel numa altura que mais convier a ambas partes.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Projectos no Ladoeiro e Termas são prioridade da autarquia

O Complexo Agro-alimentar do Ladoeiro e o Provere para as Termas de Monfortinho são os grades projectos em idanha, para 2010.

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova apresenta para o ano de 2010 um orçamento inferior, em cerca de dois milhões de euros, em relação a 2009. São cerca de vinte milhões de euros a aplicar no concelho, situação que não agradou ao PSD, que acabou por votar contra, enquanto o deputado da CDU se absteve.

Estiveram em análise o Orçamento e as Grandes Opções do Plano, na Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova, que decorreu no dia 28 de Dezembro, documentos que não granjearam a simpatia dos deputados da oposição, com a ausência da deputada do CDS/PP, Marta Falcão

Do lado do PSD, as explicações prendem-se com as apresentadas já pelo seu vereador Luís Filipe Rodrigues, que demos nota na passada semana. Falam em desinvestimento e apontam obras como o Complexo Agro-alimentar do Ladoeiro, recordando que já foi Mercado Abastecedor e Plataforma de Distribuição Alimentar, que se vem repetindo. O PSD questiona, ainda, onde está o Lar para a Terceira Idade de Oledo, que foi apresentado em campanha e que agora desapareceu.

O líder da bancada ‘laranja’ Paulo Batista esmiuçou os documentos apresentados, numa intervenção incisiva e desmistificando algumas opções na colocação de diversas rubricas. A título de exemplo, o deputado falou da inclusão na Cultura, por exemplo, do Núcleo Museológico do Complexo de Lagares de Proença-a-Velha, com reparações diversas e implementação do sistema de extracção de azeite. Tal como o pagamento de encargos decorrentes da aquisição da Casa Marrocos, em Idanha-a-Velha, também incluído na mesma rubrica. “Qual é o propósito da Casa Marrocos? Foi apresentado como um hotel de charme e aparece aqui? É bom que se perceba isto, porque a seguir os senhores vão votar”, avisou Paulo Batista.

António Gil, da CDU, disse não ter divergências substanciais em relação ao Orçamento, que apresenta uma “estrutura próxima da que seria ajustada a um concelho como o nosso”.

O mesmo não acontece relativamente às Grandes Opções do Plano, onde mostra a sua total discordância, porque, como afirmou, contém “omissões, prioridades que o não são, iniciativas que são mais despesa que investimento e abandono de promessas com poucos meses de validade.

E também António Gil se reporta ao Lar de Oledo, “que teve direito a anúncio afixado, em período eleitoral, é agora abandonado no Plano de 2010, tendo o referido painel publicitário desaparecido misteriosamente do local”.

O presidente da Câmara, por seu lado, fala de um “orçamento, equilibrado dentro do que consideramos a utilização do dinheiro público e das receitas que conseguimos obter”.

Quanto às criticas de ‘desinvestimento’, Álvaro Rocha diz que, de facto, é mais baixo que o de 2009, sendo a principal causa apontada o facto de, entender não endividar a Câmara. “É preciso notar que, no orçamento do ano anterior, vinha um endividamento de quatro milhões e meio de euros, que colocámos como receita, porque pedimos empréstimo. Podíamos ter feito o mesmo e este orçamento poderia ser superior. Mas não o fizemos”, esclarece.

O autarca fala na continuidade das obras já em andamento, apontando como os dois grandes investimentos para 2010 o Complexo Agro-alimentar do Ladoeiro, com uma verba de um milhão e duzentos mil euros e o Provere – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, para Termas de Monfortinho, com meio milhão de euros.

“O resto são obras que decorrem como o parque social, com grande importância, a parte viária e, no essencial, aquilo que importa é fazer um orçamento que apesar de ser mais baixo tenha concretização”, concluiu o autarca.

No decorrer da reunião, foram eleitos os representantes para a Comunidade Intermunicipal da Beira Interior: Francisco Costa, João Dionísio, Sebastião Quarenta, Paulo Batista e Maria Fernanda Soares foram os escolhidos.

Outra eleição que decorreu prendeu-se com a escolha dos nomes que irão constituir a Comissão de Revisão do Regimento da Assembleia. Por proposta do Partido Socialista, seriam suficientes três elementos, dois do PS e um do PSD. Ficaram então eleitos para essa comissão Francisco Costa, Sebastião Quarenta e Susana Martins.

Este último ponto originou uma contestação do deputado da CDU, António Gil, que lamentou não terem sido incluídas as outras forças políticas presentes na Assembleia. “Sempre foi prática deste órgão em comissões desta natureza, que envolvessem o interesse genérico da instituição, fossem constituídas por todos os partidos representados. É um mau princípio, que provém de maiorias absolutas exacerbadas”, disse.

Fonte : Jornal Reconquista

sábado, 2 de janeiro de 2010

As Boas festas da Junta de Freguesia


A equipa do ladoeiro.blogspot.com agradece e retribue os votos de um feliz 2010 aos senhores membros do Executivo da Junta de Freguesia.