domingo, 15 de julho de 2012

Idanha a Nova recebe o maior acampamento história do CNE.


Sob o tema “Escuteirar – Educar para a vida”, o CNE – Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português, reunirá cerca de 17.000 escuteiros, de 04 a 10 de Agosto  2012.

Este evento de grande dimensão terá lugar em Idanha-a-Nova, e será o maior acampamento da história do CNE.

Neste ACANAC (ACA de acampamento e NAC de nacional), que ocorre num tempo em que o grande desígnio do CNE é implementar o novo Programa Educativo, o que se pretende é que os participantes vivam uma semana de verdadeiro Escutismo, com propostas de atividades, uma metodologia de organização e participação e uma vivência de campo conformes com a metodologia proposta por Baden-Powell, fundador do movimento.
Em campo, os jovens terão de desempenhar uma série de tarefas, preparadas e planeadas por eles próprios. Irão construir o seu alojamento para esses dias, irão cozinhar, limpar e manter as instalações, participar em inúmeras atividades propostas pela equipa de organização, que passam por caminhadas, jogos, ateliês, que visam potenciar o crescimento da criança e do jovem em todos os aspetos do seu desenvolvimento individual: físico, afetivo, de carácter, espiritual, intelectual e social.
“Educar para a Vida” é o lema recentemente adotado pela OMME (Organização Mundial do Movimento Escutista – www.scout.org) e que bem responde à questão «que pretende/faz o Escutismo?», tendo sido adotado pelo CNE, que adicionou uma nova palavra – ESCUTEIRAR – que pretende transmitir a alegria e o empenho que são características comuns a todos os escuteiros.
A actividade têm como base estas linhas orientadoras:
• Permitir aos participantes uma vivência da mística e simbologia proposta para a sua faixa etária
• Oferecer uma experiência real de vivência na Natureza
• Ter um quadro de valores de referência baseados na Lei e Promessa escutistas
• Proporcionar aos participantes oportunidades de "aprender fazendo"
• Basear a vivência em campo no Sistema de Patrulhas, o trabalho em pequenos grupos organizados de jovens, divididos por faixas etárias
• Aplicar o Método do Projecto

No total de 17 mil escuteiros presentes em campo, cerca de 1000 são adultos voluntários que já trabalham com estes jovens durante o ano e que estarão lá para auxiliar na realização das atividades e proporcionar toda a logística necessária a um evento desta dimensão.

Os Acampamentos Nacionais iniciaram-se em 1926, em Leiria e, habitualmente, realizam-se de 4 em 4 anos, devido a toda a preparação pedagógica dos escuteiros e à preparação a nível de infraestruturas necessárias para a realização de uma actividade desta dimensão.

O Corpo Nacional de Escutas é a maior associação juvenil portuguesa, inserida e enquadrada no maior movimento juvenil mundial. Em Portugal conta com um efetivo de cerca de 60 mil jovens e 13 mil adultos. É uma associação de juventude sem fins lucrativos, não política e não-governamental, destinada à formação integral de jovens dos 6 aos 22 anos de idade, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade. Está implantado através de mais de 1100 agrupamentos locais e estruturas intermédias espalhados por todo o continente e regiões autónomas.

Rui Nobre

Sem comentários:

Enviar um comentário