sábado, 1 de setembro de 2012

Nuno Balhau um jovem empresário de Sucesso





São empadas portuguesas, com certeza, e feitas em Idanha-a-Nova. A Beira Salgados, instalada no Parque Industrial da vila raiana, é uma empresa familiar, que tem vindo a crescer sustentadamente, apesar das dificuldades iniciais, já lá vão dez anos.
O produto está já em grandes superfícies, como o Lidl e o Pingo Doce e em muitas áreas de serviço do país. Um sucesso que leva a que, diariamente, saiam 14 mil empadas de Idanha-a-Nova, para todo o Portugal. A seguir vem a internacionalização...
Nuno Balhau é o jovem empresário que começou com o negócio na sua terra natal, Ladoeiro, freguesia de Idanha-a-Nova. Era muito jovem e com a sua falta de experiência e conhecimento da realidade, no início foi muito difícil. "Fiz este investimento quase como curiosidade. Trabalhava na Guarda e queria muito regressar às origens. De repente surge uma hipótese de alugar um pequeno espaço no Ladoeiro, já dedicado a este produto e apostei", conta.
Aprendeu os segredos dos salgados tradicionais, com a anterior proprietária do espaço e arrancou com a sua empresa. Tinha então 22 anos. Inicialmente os produtos comercializados iam mais além que as empadas e constavam, ainda, de rissóis, croquetes, coxinhas de frango e pastéis de carne. Este último produto ainda é produzido na Beira Salgados, mas em pequena escala (sete a dez mil por semana), só mesmo para o mercado da zona.
Quanto às empadas, chegam a ser produzidas 14 mil por dia com tendência a aumentar este número, para mais do dobro e chegar às 40 mil, diárias, assim que se faça a mudança para as novas instalações, lá para finais de setembro. "A ideia é chegar à produção contínua, ou seja, produzir em dois turnos, o que só será viável na nova casa. A partir daí vamos apostar fortemente na internacionalização. Nessa altura conto aumentar o número de funcionários para os 20 e posteriormente chegar aos 25. Há um ano eramos seis", frisa, destacando que todos os colaboradores são da sua terra e com uma média de idades muito baixa.
O sócio gerente da Beira Salgados garante que o sucesso das empadas de Idanha-a-Nova está na apresentação do produto feito de forma tradicional e no aspeto, ambas as características acima da média de outros produtos idênticos vendidos no mercado.
A matéria-prima é fornecida por diversos parceiros que trabalham para a Beira Salgados. Por exemplo, só em frango são consumidas dez toneladas por mês.
O investimento inicial foi de 200 mil euros e posteriormente foi de 500 mil, que contou já com a aquisição de equipamentos. Aqui só mesmo a massa não é feita pela mão humana. A máquina resolve. A partir daí, a massa é introduzida numa outra máquina que a estende e lamina, esticando-a à espessura ideal para fazer a empada. Tudo dentro dos parâmetros de qualidade exigidos e controlados pelas diversas instituições do ramo alimentar.
Nuno Balhau não se esquece de destacar o enorme apoio dado pela autarquia, que acabará por ficar com o velho edifício. A não ser assim não teria sido possível avançar com o novo espaço.
Realça, igualmente, a parceria com o Inovcluster, que lhe tem prestado grande apoio na divulgação, no conhecimento e saber fazer, abrindo as portas à participação em feiras nacionais e internacionais.
Novas ideias
As empadas apresentadas hoje em dia pela Beira Salgados são: a vegetariana, de pato e de frango.
Em estudo estão novas apostas, como a de marisco, a beirã, confecionada com enchido e a gourmet. "As ideias estão lançadas e estamos agora a desenvolvê-las, com a realização de testes e a colaboração de um cozinheiro profissional. Estas experiências vão ter o seu auge nas novas instalações onde passaremos, também, a contar com uma engenheira alimentar", explica Nuno Balhau.
As novas instalações
A mudança era para já ter sido feita. Mas os problemas subsistiram e até o empreiteiro responsável acabou por abandonar a obra e deixá-lo a cargo com a reposição dos dinheiros do fundo comunitário que tinha conseguido.
Agora tudo correu de forma diferente. A obra está avançada e será concluída em finais de setembro. O Proder - Programa de Desenvolvimento Rural vai apoiar este projeto a 60 por cento, traduzidos em 127 mil euros.
A nova casa já responde a todas as normas exigidas, cumprindo o lay out exigido, com entradas e saídas específicas para cada etapa da produção.
Empadas no Boom
A Beira Salgados teve, igualmente, uma forte participação do seu produto no Festival Boom. Foram cerca de 30 mil unidades vendidas para a Herdade da Granja.
"Foi uma semana de muito trabalho para responder a esta encomenda, mas valeu a pena", refere Nuno Balhau.
O fabrico tradicional destas empadas dá-lhes um sabor diferente especial e também a apresentação se mantém como faziam as nossas avós: os biquinhos que fecham a tampa da empada... são únicos.
  Cristina Mota Saraiva

2 comentários:

  1. Parabéns pelo rigor!!!
    Felizmente a haver méritocracia, com este prémio de sabor 2013!!!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo rigor!!!
    Felizmente a haver méritocracia, com este prémio de sabor 2013!!!

    ResponderEliminar