segunda-feira, 30 de julho de 2012

Video Oficial do Boom Festival




A decorrer desde o passado sábado e até ao dia 4 de Agosto o Boom Festival  trouxe milhares de pessoas de mais de uma centena de países.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

"Boom Festival" arranca amanhã em Idanha-a-Nova



O "Boom Festival" apresenta-se como um dos mais conceituados de cultura independente no mundo. Certo é que se esperam vinte e cinco mil visitantes de 102 países.

Veja o video da RTP,  AQUI

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Festival da Melancia ajuda negócios



A promoção dos produtos locais é uma das preocupações da autarquia de Idanha que no último fim-de-semana levou a cabo mais uma edição do Festival da Melancia numa das freguesias do concelho.

A oitava edição do Festival da Melancia que no último fim-de-semana teve lugar em Ladoeiro (Idanha-a-Nova) constituiu uma excelente oportunidade para melhorar os negócios naquela zona raiana. Não apenas o dos produtores daquele fruto de época estival, mas inclusivamente o dos 130 expositores de outros produtos regionais e artesanais que marcaram presença no certame.
De acordo com o que a organização do evento revelou ao Reconquista "marcaram presença neste festival cerca de 20 mil pessoas e ao longo do mesmo foram transacionadas aproximadamente 40 toneladas deste produto". Armindo Jacinto, vereador na Câmara de Idanha, enfatiza a questão das vendas: "desde que este festival foi criado que as vendas têm vindo a crescer e isso aconteceu de novo, apesar da conjuntura de crise que atravessamos... passou por aqui muita gente e efetuaram-se muitos negócios, tanto por parte dos produtores como dos expositores que estiveram presentes e isso vem dar ainda mais força a esta nossa aposta".
Já na abertura do mesmo o presidente da Câmara de Idanha tinha reforçado essa ideia. Álvaro Rocha referiu no final da tarde de sábado que "a autarquia tem apostado forte neste tipo de iniciativas um pouco por todo o concelho, porque fazemos isto com as pessoas e pelas pessoas. Neste caso concreto a melancia é um produto de alta qualidade e merece todo o esforço que temos efetuado". Gonçalo Costa, o presidente da Freguesia, seguiu na mesma linha e lembrou que "este ano a área coberta do festival para expositores e restauração aumentou".
Para além do produto em si, provas de sumo, compotas e outras iguarias de melancia estiveram à disposição dos visitantes. Foi também nessa tarde que se procedeu à atribuição do prémio da melancia mais pesada do certame, que este ano foi apresentada pela produtora local Ana Pires Almeida, com um fruto de 16,930 kg.
Ainda no sábado, o festival incluiu uma muito animada garraiada, integrada nas Festas de Santo Isidro e Santa Catarina de Sena, e uma noite de fados.
No domingo, um workshop sobre a cultura da melancia e a habitual animação de rua que já acontecera na véspera, deu continuidade a um programa recheado de muitos motivos de interesse, entre os quais música e folclore. 
Outro dos momentos altos desta iniciativa foi o também já habitual concurso de esculturas em melancia que este ano foi arrebatado pela albicastrense Dora Martins. Também de Castelo Branco foi o segundo classificado, Artur Salgueiro, tendo o terceiro lugar sido dividido por Francisco Francisco (Covilhã) e Rui Sequeira (Coimbra).

Fonte : José Júlio Cruz - Reconquista

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Reportagem do VIII festival da Melancia 2012



Fonte : Local Visão

Filarmónica Idanhense: Canções de Abril viajam pelo país



A aventura iniciou-se em 2011 mas a promessa de repetir ficou no ar... e será cumprida.
A Filarmónica Idanhense vai então apresentar de novo o concerto "Canções de Abril", em Setúbal e na mítica Vila de Grândola.

A 28 de julho, pelas 22H00, a Filarmónica Idanhense, acompanhada por Janita Salomé, Rui Aziago e Manuel Ascenção sobe ao palco principal da Feira de Sant'Iago, precisamente no dia em que a Feira evoca os 25 anos da morte de José Afonso, sendo o "Canções de Abril" o espetáculo principal da noite. No dia 4 de Agosto, no Jardim 1º de Maio, pelas 22H00, a Filarmónica Idanhense sobe ao palco em Grândola, a "Vila Morena" que José Afonso descreve numa das suas mais conhecidas melodias, e que deu o "mote" para a produção deste espetáculo, que assinalou em 2011 os 40 anos da sua composição. Novamente neste concerto, Janita Salomé, Rui Aziago e Manuel Ascenção acompanham vocalmente a Filarmónica Idanhense.

A Senhora do Almortão, Canção de Embalar, Vejam Bem, Maria Faia, Milho Verde, Moda do Entrudo, Traz Outro Amigo Também, À Proa, Verdes são os Campos, A Morte Saiu à Rua, Cantigas do Maio, Os Índios Da Meia-Praia, Os Vampiros terminando com Grândola Vila Morena integram o reportório a apresentar, com arranjos e orquestrações da autoria do maestro Carlos Monteiro.

Videos do Festival da Melancia

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Fotos do festival da Melancia



















Fotos : Manuel Beato dos Santos

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ladoeiro: Fim-de-semana com melancia



A Câmara de Idanha-a-Nova realiza, a 21 e 22 de Julho, no Ladoeiro, mais uma edição do Festival da Melancia. A iniciativa reúne anualmente milhares de pessoas naquela freguesia do Concelho de Idanha-a-Nova e permite aos produtores apresentarem um dos frutos mais emblemáticos da zona raiana.

O Festival será inaugurado às 17 horas de sábado, com provas de sumo, compotas e outras iguarias de melancia. Será também nessa tarde que se procederá à pesagem para a atribuição do prémio da melancia mais pesada do certame, e animação de Rua com os grupos Velha Gaiteira e de Percussão Toc & Ródão.
Ainda no sábado, o Festival inclui uma garraiada, integrada nas Festas de Santo Isidro e Santa Catarina de Sena, e a atuação dos grupos Glória de Aveiro e Alafum. O sábado é encerrado com uma noite de fados, o qual tem a participação dos fadistas Rita Inácio, Valéria Gonçalves. A noite de fados terá ainda a participação do Grupo de Fados de Coimbra do ISEP (com as vozes de Alexandre Pereira, Rui Aziago Marques [Ruca], as guitarras de Luís Sereno e João Rocha Pinto, e as violas de José Roberto e André Alves).

No domingo, as atividades do Festival começam bem cedo, com o passeio pedestre "Pelos campos da Melancia" (8H30). Para as 12horas está agendado um workshop sobre a cultura da melancia, o qual contará com a presença de João Paulo Carneiro (ESACB), José Lavado (DRAPC), Fernanda Delgado e Diana Soares (ESACB), e João Pereira (Terraprojectos).

O festival abrirá ao público às 13 horas, com jogos tradicionais e medievais, jogos com melancia, exposição de máquinas agrícolas e as tradicionais tasquinhas. Durante a tarde haverá animação de rua, com o grupo Raia dos Sonhos. Será também na tarde de domingo (15H30) que atuarão os ranchos folclórico do Ladoeiro (sénior e infantil) e os grupos Tock'Avacalhar, Ecos de Libera (sevilhanas e fandango - 18H00) e Ciranda (19H30).

Um dos momentos altos do festival é o concurso de escultura em melancia, o qual tem início às 17H00.

Fonte: Jornal Reconquista

domingo, 15 de julho de 2012

Idanha a Nova recebe o maior acampamento história do CNE.


Sob o tema “Escuteirar – Educar para a vida”, o CNE – Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português, reunirá cerca de 17.000 escuteiros, de 04 a 10 de Agosto  2012.

Este evento de grande dimensão terá lugar em Idanha-a-Nova, e será o maior acampamento da história do CNE.

Neste ACANAC (ACA de acampamento e NAC de nacional), que ocorre num tempo em que o grande desígnio do CNE é implementar o novo Programa Educativo, o que se pretende é que os participantes vivam uma semana de verdadeiro Escutismo, com propostas de atividades, uma metodologia de organização e participação e uma vivência de campo conformes com a metodologia proposta por Baden-Powell, fundador do movimento.
Em campo, os jovens terão de desempenhar uma série de tarefas, preparadas e planeadas por eles próprios. Irão construir o seu alojamento para esses dias, irão cozinhar, limpar e manter as instalações, participar em inúmeras atividades propostas pela equipa de organização, que passam por caminhadas, jogos, ateliês, que visam potenciar o crescimento da criança e do jovem em todos os aspetos do seu desenvolvimento individual: físico, afetivo, de carácter, espiritual, intelectual e social.
“Educar para a Vida” é o lema recentemente adotado pela OMME (Organização Mundial do Movimento Escutista – www.scout.org) e que bem responde à questão «que pretende/faz o Escutismo?», tendo sido adotado pelo CNE, que adicionou uma nova palavra – ESCUTEIRAR – que pretende transmitir a alegria e o empenho que são características comuns a todos os escuteiros.
A actividade têm como base estas linhas orientadoras:
• Permitir aos participantes uma vivência da mística e simbologia proposta para a sua faixa etária
• Oferecer uma experiência real de vivência na Natureza
• Ter um quadro de valores de referência baseados na Lei e Promessa escutistas
• Proporcionar aos participantes oportunidades de "aprender fazendo"
• Basear a vivência em campo no Sistema de Patrulhas, o trabalho em pequenos grupos organizados de jovens, divididos por faixas etárias
• Aplicar o Método do Projecto

No total de 17 mil escuteiros presentes em campo, cerca de 1000 são adultos voluntários que já trabalham com estes jovens durante o ano e que estarão lá para auxiliar na realização das atividades e proporcionar toda a logística necessária a um evento desta dimensão.

Os Acampamentos Nacionais iniciaram-se em 1926, em Leiria e, habitualmente, realizam-se de 4 em 4 anos, devido a toda a preparação pedagógica dos escuteiros e à preparação a nível de infraestruturas necessárias para a realização de uma actividade desta dimensão.

O Corpo Nacional de Escutas é a maior associação juvenil portuguesa, inserida e enquadrada no maior movimento juvenil mundial. Em Portugal conta com um efetivo de cerca de 60 mil jovens e 13 mil adultos. É uma associação de juventude sem fins lucrativos, não política e não-governamental, destinada à formação integral de jovens dos 6 aos 22 anos de idade, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade. Está implantado através de mais de 1100 agrupamentos locais e estruturas intermédias espalhados por todo o continente e regiões autónomas.

Rui Nobre

terça-feira, 10 de julho de 2012

Boom Festival regressa a Idanha-a-Nova




Data: 28 de Julho a 04 de Agosto

O Boom alia o seu conceito de evento multidisciplinar, transgeracional e intercultural, a uma visão autossustentável em prol da consciência ecológica. Este festival, de cultura e expressão artística independente, cruza diversas formas de arte tais como música, pintura, graffiti, multimédia, instalações, land art, teatro, cinema, performances, live painting e vídeo arte, sendo um dos eventos multidisciplinares mais genuínos do mundo, com mais de 800 artistas em simultâneo no recinto. Em 2008 e 2010 o Boom foi galardoado com o prémio Greener Festival Award Outstanding. Em 2010 foi também vencedor do galardão Green'n'Clean Festival of the Year, nos prémios European Festival Award. No mesmo ano foi convidado a integrar o grupo de trabalho United Nations Music & Environment Stakeholder Initiative Partner. 
Os bilhetes já se encontram-se à venda no site oficial do Boom, bem como juntos dos 115 embaixadores espalhados por todo o mundo. A lista de embaixadores, bem como todas as informações adicionais encontram-se disponíveis no portal do festival: www.boomfestival.org 
Para os visitantes estrangeiros o Boom Festival providenciou autocarros com diferentes percursos, para facilitar o acesso ao recinto. Há a possibilidade de partir do aeroporto de Lisboa, Madrid, Grenoble, ou Paris, consoante o país de origem. Os bilhetes são de ida-e-volta e os preços variam de acordo com a rota pretendida. 
Importa referir que o Boom vive exclusivamente das receitas provenientes da venda de bilhetes, sendo um Festival livre de patrocínios. O esforço feito pela organização em reduzir o preço das entradas não se irá refletir na qualidade e características do festival. Serão oferecidas as mesmas condições aos visitantes, aliando sempre o conceito de evento multidisciplinar transgeracional e intercultural, a uma visão autossustentável em prol da consciência ecológica. 
Para mais informações contacte:
Rita Barradas – PURE ativism
rita.barradas@pure.ativism.pt 
Tlm:  91 366 50 95 /  21 414 95 67

domingo, 8 de julho de 2012

BTT: IV Passeio BTT





Local: Oledo - Idanha-a-Nova
Data: 29 de Julho
Informações em: bttoledo.forummotion.com | Tel: 963093823 ou  962841586

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Meninas



Ladoeiro, terra de meninas bonitas.... !

segunda-feira, 2 de julho de 2012