terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Viver o Natal em Ano da Fé



Mensagem Natalícia de D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco

Celebrar o Natal em Ano da Fé é centrá-lo verdadeiramente na Pessoa de Jesus Cristo e purificar as motivações e modos de o viver tornando-o mais verdadeiro e mais rico de sentido. O Santo Padre Bento XVI, neste Ano da Fé, convida a Igreja a conduzir os homens para a amizade com Jesus Cristo e lembra-lhe que “sucede, não poucas vezes, que os cristãos sintam maior preocupação com as consequências sociais, culturais e políticas da fé do que com a própria fé, considerando esta como um pressuposto óbvio da sua vida diária. Ora esse pressuposto não só deixou de existir como, frequentemente, acaba até negado” (Porta Fidei, 2). No Natal celebramos o nascimento de Jesus Cristo “autor e consumador da fé”; n’Ele, celebramos o encontro de Deus com os homens e dos homens com Deus; celebramos a Incarnação do Verbo, o primeiro e único acontecimento à escala do Universo capaz de fomentar a verdadeira globalização da humanidade com respeito pela autonomia e cultura dos povos e interessada pelo seu desenvolvimento e bem-estar. Este dinamismo imparável rumo à comunhão universal iniciada por Cristo, mesmo que o possamos julgar lento, vai acontecendo progressivamente porque está alicerçado na lei do Amor e na economia da Graça que enriquece e compromete na promoção da pessoa e na transformação do mundo. Na verdade, os construtores deste mundo novo em que Ele, o Menino do presépio, será tudo em todos, são, com a força do Espírito, todos e cada um dos cristãos já espalhados pelo mundo e também aqueles homens e mulheres de boa vontade que têm consciência da sua dignidade, do valor transcendente da pessoa, do sentido da sua existência e creem que esta vida não é realidade “última”, mas “penúltima”, como afirmava João Paulo II.
Celebrar o Natal no silêncio do presépio, e fora do buzinar consumista, ajuda a reavivar a fé, a penetrar um pouco mais no mistério do amor de Deus que vem para nos salvar e se revela em Cristo e por Cristo. Nas suas palavras e atos, nos seus silêncios e sofrimentos, na sua maneira de ser e de falar, tudo, tudo em Cristo é revelação do Pai. Por isso, Ele pôde dizer: “Quem me vê, vê o Pai”, e o Pai quis testemunhar: “Este é o meu Filho, o meu eleito: escutai-O” (cf. Catecismo da Igreja Católica, 516).

Com a luz que brota do presépio, congratulamo-nos com todas as pessoas de boa vontade que lutam pelos direitos humanos, pela verdade, pelo bem e pela justiça: são valores evangélicos; esperamos que cada cristão e cada família cristã se deixem conduzir e fortalecer pela pessoa de Jesus Cristo, o Filho de Deus, para que possam, com mais determinação ainda, prosseguir nesta alegria de O escutar, seguir e anunciar, sendo testemunhas credíveis da fé e da esperança.
Lembrando a crise que nos envolve, queremos estar próximos e solidários com todos aqueles que a sofrem e sentem mais dolorosamente. Porque somos cristãos, somos pessoas de esperança, daquela esperança que tem como fundamento e garante a pessoa de Jesus Cristo. Nas presentes circunstâncias, porém, pedimos a todos os diocesanos a solidariedade pessoal, familiar e de vizinhança, a partir da fé, para que a ninguém falte a beleza e a ternura do Natal, “Páscoa escondida”, e todos possam celebrar a vida, a família, a solidariedade e a fraternidade universal, alicerçada no amor do Deus Menino.
Feliz Natal para todos.

Antonino Dias
Bispo de Portalegre - Castelo Branco

sábado, 22 de dezembro de 2012

Concerto de Natal




Foto do Concerto de Natal  de ontem na Igreja Matriz do Ladoeiro com Orquestra Típica Albicastrense .

Estiveram presentes cerca de 90 pessoas.

Para mais informações sobre este evento e outros clique AQUI

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Líder do PS em Idanha a Nova na candidatura de Armindo Jacinto




O secretário-geral do PS, António José Seguro, classifica como um "atropelo criminoso" a reorganização administrativa das freguesias proposta pelo Governo.


O líder socialista falava em Idanha-a-Nova, num jantar de apresentação da candidatura de Armindo Jacinto, atual vice-presidente da autarquia, à presidência do município nas eleições autárquicas de 2013.
Para Seguro, a reorganização está a ser feita sem ouvir a população e acaba com freguesias do interior, classificando-a como um "atropelo criminoso" que deixa "milhares de portugueses ao abandono".
António José Seguro discursou perante cerca de 1.300 pessoas, segundo números da organização, num jantar realizado no interior do país, no qual, simbolicamente, as crianças foram colocadas na primeira fila como sinal de esperança no combate ao despovoamento.

O PS apresentou o candidato às autárquicas de 2013 em Idanha-a-Nova no mesmo dia em que o parlamento aprovou, na generalidade, o projeto de lei da maioria PSD/CDS-PP para a reorganização administrativa das freguesias, com os votos contra de toda a oposição.
O novo mapa prevê a redução de 1.165 freguesias, das 4.259 existentes, sendo esta alteração a face mais polémica da reforma administrativa que o Governo iniciou em Setembro do ano passado.
"Não é uma lei de reorganização administrativa", é "apenas uma extinção de freguesias", reafirmou Seguro, criticando uma "pretensa reforma" feita "a régua e esquadro".
Para Seguro, só um primeiro-ministro que "não conhece o país" é que pode levar por diante a "extinção" de freguesias, garantindo que nunca vai esquecer o interior, seja qual for o cargo que ocupe.

Fonte : Diário digital de Castelo Branco

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Canções da Beira





A Filarmónica Idanhense prepara já o seu próximo espectáculo  que será apresentado em dia de aniversário (8 de Dezembro).

Integrado no programa "Canções..." esta versão surge como tributo à música da Beira Baixa.
Filarmónica Idanhense, Adufeiras Idanha A Nova, Grupo Coral da Paroquia, Moços do Adro entre outros, farão parte dos cerca de 100 músicos que subirão ao palco do Centro Cultural Raiano no dia 8 de Dezembro.

Marque ja na sua agenda !

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Passatempo Terras de Idanha

 Continua a decorrer o PASSATEMPO “TERRAS DE IDANHA”: Inspire um portefólio 

Quer ganhar 1 Colecção de 17 Garrafas “TERRAS DE IDANHA”? 

Publique no mural do facebook  da COOPAGROL ( www.facebook.com/coopagrol.ladoeiro?fref=ts ) uma fotografia com qualquer uma das garrafas da colecção. A fotografia vencedora será a que obtiver um maior número de “gosto” / “like”. 

A iniciativa decorrerá do dia 15 de Novembro ao dia 14 de Dezembro do corrente ano. O prémio será entregue no dia 15 de Dezembro.




domingo, 2 de dezembro de 2012

Mascal envolve pais nas atividades do jardim-de-infância



O Jardim-de-infância Mascal, no Ladoeiro, realizou dia 23 de Novembro um almoço especial, confeccionado pelo pai e chef de cozinha Mário Ramos. 

O objectivo deste almoço foi proporcionar uma manhã diferente às crianças que assistiram e observaram com atenção toda a confecção dos alimentos. 
Esta Actividade é uma das muitas estratégias que se pretendem desenvolver ao longo do ano para um maior envolvimento dos pais na vida quotidiana no contexto jardim-de-infância dos seus filhos.
O almoço decorreu de forma agradável e a sobremesa teve um sabor ainda mais especial pois foi preparada pela mãe e também pasteleira Raquel Ramos.