sexta-feira, 3 de maio de 2013

Monsanto está em festa até domingo




A Festa da Divina Santa Cruz decorre este fim-de-semana em Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova. De 3 a 5 de maio, a localidade regressa aos tempos de vila templária e veste-se a rigor, para receber inúmeros forasteiros.
A noite de 3 de maio abre os festejos com o tradicional jantar medieval, seguido de espetáculo de malabares de fogo e simulando um serão no palácio do emir.


A cerimónia de abertura oficial das festas da Vila Templária de Monsanto acontece no dia 4 de maio, a partir das 14H30, com concentração no Largo da Igreja Matriz. Depois disto e a partir das 15H00 abre o mercado, com a leitura da Carta de Privilégios, para logo de seguida se realizar a romaria Cruz Divina.

A partir das 16H00 está agendada a cerimónia ritual capitular da Comenda das Idanha, da Ordem o Templo, com concentração junto à Igreja da Misericórdia. Uma hora depois está marcada a palestra sobre os forais outorgados a Monsanto, por D. Afonso Henriques e D. Manuel I, a cargo de Elias Vaz, autor do livro "Monsanto nas Fragas do Tempo, de baluarte concelhio a aldeia histórica". A iniciativa decorre na Misericórdia.
Às 18H30 acontece um Concerto Medieval, com o Coro do Tribunal da Relação de Lisboa, Corelis. A partir daqui instala-se a folia, com merendas e petiscos nas tabernas do burgo para ‘amesendamento dos viandantes', terminando pela noite dento com bailias e folguedos nas ruas e ruelas de Monsanto.
Está ainda programada a arrematação de escravos e cativos de guerra para aparelhamento do fossado e o pregão dos cavaleiros e vilões, escudeiros e peões. Tudo termina com um espetáculo de malabares de fogo, com o milagre das rosas.


O domingo começa cedo, com encantos e recantos de Monsanto, estando a abertura da feira marcada para as 11H00. Ao meio dia atua o Orfeão de Arouca e o Quarteto de Metais da Banda Musical de Arouca. Pelas 12H30 o Rancho Folclórico de Monsanto faz a saudação à Senhora do Castelo e depois da eucaristia, marcada para as 13H00, decorre o cortejo dos cavaleiros templários e toca a rebate para recrutamento de homens de armas para defesa do castelo.
Depois da atuação do Rancho de Monsanto, procede-se ao lançamento do pote, pelas 16H00. O castelo será invadido e assaltado por uma mesnada de castelhanos, decorrendo a batalha campal para rechaçamento dos invasores e posterior julgamento dos prisioneiros, com sentença e castigo.


Será mais um dia cheio de tradição em Monsanto, uma festa que abre o mês de maio, recheado de diversas romarias no concelho raiano.


Sem comentários:

Enviar um comentário