sexta-feira, 25 de abril de 2014

Santa Catarina de Sena 2014




Se não teve oportunidade de participar na Romaria de Santa Catarina de Sena deste ano, não pode perder esta reportagem com 32 m e 34 s.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Armindo Jacinto quer manter Finanças e disponibiliza-se a pagar




O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova disse ontem  já ter comunicado à tutela a disponibilidade de assumir todos os encargos com a repartição de Finanças que funciona em instalações arrendadas à autarquia.

«Não vamos fazer nenhuma revolução, mas sim protestar por mais uma vez fecharem serviços em Idanha-a-Nova. A Câmara já se disponibilizou para assumir os encargos com as instalações», disse hoje à agência Lusa Armindo Jacinto.

O autarca reagiu assim à notícia de que o Governo se comprometeu a encerrar metade das repartições de Finanças do país até final de maio.

«O Estado vem contribuir com mais do mesmo para os territórios de baixa densidade, ou seja, fechar serviços, o que faz com que as pessoas abandonem estes territórios», adiantou.

Armindo Jacinto referiu que se fecharem mais estes serviços «está-se mais uma vez a penalizar 50% do território do país» e sublinhou que «para fixar populações e captar investimentos para estes territórios não é assim que se consegue».

«O Estado não fala com os municípios sobre estes assuntos. Só é possível contribuir para o desenvolvimento do país mantendo estes serviços nos territórios de baixa densidade. A manter e a concentrar tudo no litoral, o Estado está a empobrecer o país», disse o autarca.

De acordo com o memorando de políticas económicas e financeiras que acompanha o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a 11.ª avaliação do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF), o executivo escreve que pretende «estabelecer até ao final de 2014 um departamento dedicado aos serviços do contribuinte para unificar a maioria dos serviços» e «melhorar a relação [dos contribuintes] com a administração» fiscal.

«Como parte desta reorganização, 50% das repartições locais de finanças vão ser encerradas até ao final de maio de 2014», lê-se no mesmo documento.

sábado, 19 de abril de 2014

Workshop História, Monumentos e Tradições do Ladoeiro.



Cerimonia de hoje na apresentação doWorkshop História, Monumentos e Tradições do Ladoeiro. 

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Enterro do Senhor - Idanha-a-Nova




Esta sexta feira santa... A procissão do Senhor Morto


quinta-feira, 10 de abril de 2014

Romeiras de Santa Catarina 2014



                         ( Teresa Cruz, Francisca Moreira, Catarina Barros, Margarida Sousa )

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Workshop História, Monumentos e Tradições do Ladoeiro, 19 Abril 2014



"História, Monumentos e Tradições do Ladoeiro" é o tema que serve de base a um workshop que decorre na tarde de 19 de abril, animado pelo investigador António Maria Romeiro Carvalho e agendado para o salão da Junta de Freguesia da localidade, pelas 14H00.
O preletor, natural do Ladoeiro, é simultaneamente autor de várias obras relacionadas com a temática e a actividade quer dar a conhecer diversos aspectos da povoação, através da divulgação e análise do seu património histórico e cultural.

A análise da toponímia das ruas do Saco e da Porta, é o arranque para este encontro e os participantes deslocam-se, depois à casa onde morou José Tomé, famoso ladrão que terá vivido no final do XIX e início do século XX. No local será contada a história deste personagem.
O workshop prossegue, segundo nota enviada à redação, com uma visita à Fonte Grande, o "centro" do Ladoeiro desde há milhares de anos até às últimas décadas do século XX. Aqui serão analisados vários dados históricos sobre o Ladoeiro e sobre o monumento que é hoje ex-libris da freguesia, encontrando-se representado no seu brasão.

Às 16H00 os participantes vão de autocarro até à Capela do Espírito Santo, uma das quatro que demarcam o Ladoeiro, local de paragem obrigatória dos tradicionais madeiros e de outros rituais. A viagem segue até à fonte das Pias, umas principais zonas de pastos comuns e campos abertos no concelho de Idanha-a-Nova, até inícios do século XX, segundo a mesma nota.

Segue-se depois até ao cemitério velho, local que ainda hoje conserva grande importância histórica para a população de Ladoeiro, continuando até à Igreja Matriz da aldeia, onde serão examinados vários elementos históricos sobre esta obra e as procissões locais, terminando o workshop no salão da Junta.
A Iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Ladoeiro e Clube de Praticantes de Actividades Outdoor, com apoio do Município de Idanha-a-Nova.