domingo, 14 de junho de 2009

Analise Política


A menos de 4 meses das eleições (quase) tudo na mesma

Quem são os candidatos?

Faltam menos de 4 meses para as eleições autárquicas e oficialmente só conhecemos um candidato a presidente da Junta de freguesia do Ladoeiro, o Pedro Rego, que diz ir concorrer por uma lista de independentes e que criou um blog onde espelha as suas opiniões e discute on-line vários pontos de vista sobre a nossa aldeia
Não sabemos qual a estratégia a usar pelos partidos, mas a menos de 4 meses das eleições, tendo em consideração que vem ai os meses de verão e por este pais já sabemos quase todos o candidatos, não deixa de ser estranho no concelho de Idanha-a-Nova estar tudo (quase) na mesma.

Façamos então a nossa análise caso a caso.

PS – Álvaro Rocha vs Dr. Costa?

Depois da desilusão do actual presidente, Luís Guerra, com críticas quase constantes da população o poder socialista vai querer renovar e apostar forte para conquistar mais uma vez a junta de Freguesia do Ladoeiro. Mas por aquilo que se sabe a questão da escolha não esta a ser pacífica, por um lado a Joana Rossa (escolha do Álvaro Rocha e vereador Soares) e por outro lado o Gonçalo Costa ligado ao associativismo da nossa terra e filho do prestigiado medico Dr. Costa e vereadora Idalina.
Segundo sabemos de fonte fidedigna, a situação esta complicada e o presidente da Comissão Politica Concelhia do PS, que só por acaso e o Álvaro Rocha, ainda não marcou a reunião dos socialistas para a escolha dos candidatos.
O PS vai querer ganhar a Junta Freguesia do Ladoeiro é a prova evidente e as obras do último ano de mandato com a tão desejada piscina e resolução das barracas do povo cigano.

PSD – Apostar na Juventude?

Apesar de oficialmente não avançar com nomes assim como o PS, o PSD com o candidato a presidente da câmara Luis Filipe Silveira Rodrigues já está no terrenos. Vejamos como foi a discussão da escolha para as mesas eleitorais das últimas eleições em que teve de intervir a G.N.R. como divulgou o Jornal Reconquista. A verdade é que o PSD conseguiu a presidência da mesa 1 da nossa aldeia coisa nunca antes vista no passado e na mesa 2 ficou apenas a um voto do PS nas últimas eleições
Nomes para candidatos fala se da Margarida Moreira uma jovem muito querida por estas bandas e filha de uma figura já alguns anos ligada ao PSD Concelhio e ainda da Enfermeira Paula uma pessoa com provas dadas na terra.

Pedro Rêgo o “outsider” independente ou pelo CDS?

Poderemos dizer que o Pedro Rego é das pessoas mais conhecidas do Ladoeiro. Uma figura controversa e polémica esteve alguns anos ligado ao PS. Apresenta-se agora como candidato numa lista de independentes e já está no terreno a fazer campanha eleitoral alguns meses. A quem diga que em termos administrativos e burocráticos no que diz a recolha de assinaturas não irá conseguir apresentar a sua candidatura independente, mas que o CDS já o convidou, situação inclusive que Pedro Rego não descarta.
Já teve uma conversa com os administradores deste blogue e mostrou total disponibilidade em colaborar connosco e determinação nas propostas que vai apresentar em campanha.

Outras candidaturas

Até a data não se tem conhecimento de outras candidaturas, apesar de se falar na já natural e crónica candidatura da CDU.

Conclusão

Uma coisa é certa, a temperatura aquece e os preparativos das eleições não ficam atrás.

Os ladoeirenses terão este ano a maior e mais activa campanha eleitoral ate hoje na aldeia.

Este blog pretende contribuir para a discussão de ideias e propostas convidando todas as candidaturas a escreverem neste espaço.

Posteriormente pretende com todos os candidatos ter uma sessão pública no centro cultural com data a anunciar.

Cláudio Anaia

14 comentários:

  1. Esclarecimento necessário :
    Tem este blog recebido alguns comentários indesejados sobre o facto de acompanharmos alguns actos eleitorias e fazer comentários politicos.
    Como sempre dizemos este blog é um espaço ode se pretende discutir tudo que tenha a ver com a nossa aldeia, e em ano de eleições Autárquicas é completamente normal que falemos um pouco mais em politica.
    Mas na verdade, temos falado tb tem outros temas, vejam por exemplo a excelente reportagem sobre os pastores do João Geraldes entre outros.
    Um grande bem haja para todos.

    ResponderEliminar
  2. Só um reparo
    O candidato do PSD é Luis Filipe Silveira Rodrigues e não João Filipe

    ResponderEliminar
  3. Agradeçemos desde ja o reparo.
    Ja foi corrigido.
    Um bem haja.

    ResponderEliminar
  4. Não precisa de postar o comentario que fiz em relação ao blogue, eu irei pessoalmente falar com o Claudio Anaia para apurar as suas fontes em relação as afirmações que faz. Cumprimentos de alguem que não tem medo de dar a cara em prol da verdade!

    ResponderEliminar
  5. Sr. António Romeiro,
    Agradeço desde já o seu post, que por sinal foi até hoje o único que não recorreu a ofensa e a maledicência , por isso este foi publicado e os outros não.
    Sabe gosto muito do Ladoeiro, acredite, mas notei que existe uma grande falta de “cultura democrática” nesta aldeia e um certo receio em questionar-se os poderes instalados.
    Eu apenas, se calhar por se de fora , e numa analise politica da minha responsabilidade comentei a situação actual que se passa no Ladoeiro ouvindo varias pessoas e sensibilidades. Como deve calcular eu não inventei.
    E aproveito para lhe dizer, dentro do respeito, que não tenho medo de dizer o que penso e acho ,seja o que for. E essa ameaça de que vem ter comigo tem tanto de ridícula como de absurda que como deve calcular não irei revelar as informações que tenho e quem me as passou. Vai perder o seu tempo.
    Em prol da verdade também é essa a minha batuta, mas junto com a verdade vêm a expressão de liberdade e a possibilidade de poder questionar ou opiniar .
    Terminando este pequeno texto e arquivando desde já este assunto, desafiando-o para escrever um texto para este blog sobre a actual situação politica do ladoeiro que teremos o maior prazer em publicar, mas que peço que não se recorra a baixa politica e as ameaças de quem pensa diferente de si.

    Aceite um abraço de verdade

    Cláudio Anaia

    ResponderEliminar
  6. Peço ao leitores para memorizar esta duas frases do meu amigo Cláudio :

    "....mas notei que existe uma grande falta de “cultura democrática” nesta aldeia e um certo receio em questionar-se os poderes instalados."

    "Em prol da verdade também é essa a minha batuta, mas junto com a verdade vêm a expressão de liberdade e a possibilidade de poder questionar ou opiniar ".

    E amigos se fizermos uma analise real da situação sabemos que isto é a VERDADE.

    Lamento que tenha que ser alguém de fora a dize-lo.

    NUNO

    ResponderEliminar
  7. Idanha-a-Nova observa!16 de junho de 2009 às 15:51

    Não conheço pessoalmente os autores deste espaço mas não posso deixar de afirmar que fizeram um excelente trabalho em prol da vossa freguesia e das suas gentes!
    Sempre que posso acompanho o vosso trabalho impar e independente e observo que existe muito cuidado com as noticias e a forma que as expõem aos leitores, tentando na medida do possivel informar de uma maneira coerente e correcta!
    Como Idanhense congratulo-me de ver jovens do meu Concelho A DINAMIZAREM esta terra em particular e este Concelho em geral.
    Que nunca se cancem de continuar a elaborar este excelente trabalho e lembrem-se " Que vozes de burro não chegam ao Céu"!
    Cumprimentos de um humilde Idanhense!

    ResponderEliminar
  8. Essa frase proferida pelo claudio vem dar razao ao que se tem vindo a discutir aqui, existe nesta terra uma falta de educação democratica em que não se devem ir pelos partidos politicos mas sim nas pessoas peo menos nas eleições autarquicas, não é preciso ser da terra para saber o que se tem passado nao só no Ladoeiro mas ultimamente em Idanha a Nova, é uma terra que não atrai jovens a ficar, perdeu a mistica cultural, aos fins de semana Idanha esta deserta, e infelizmente as pessoas ligadas ao poder não fazem nada para demover essa situação.

    Numa conversa que tive com uma pessoa ligada á Camara de Castelo Branco... um bom professor ele proprio me disse (sendo ele do PS) que a vila de Idanha a Nova só volta ao que era numa possivel ida de Joaquim Morao em 2013 seria assim o terminar de uma carreira impar de um dos grandes Presidentes de Camara deste Pais, nunca ligado á corrupção e deu uma lição a muitos Pres. Camararios deste país que não é preciso nenhum curso para se saber gerir uma camara de Castelo Branco, esta será uma questao em aberto pois este será o ultimo mandato em Frente a Camara de Castelo Branco por parte de alguem que revolucuionou uma cidade em tempos de crise pantanosa.

    João Grácio

    PS. Queria pedir ao rui Alves sendo ele uma pessoa que conhece o meu hobbie que é colecionar Miniaturas se seria possivel colocar aqui uma fotografia da minha colecção obrigado

    ResponderEliminar
  9. Amigo João Gracio,

    Mande então essas fotos da miniaturas que faremos um post com destaque aqui neste nosso/vosso blogue.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Caro Anónimo, não concordo com a sua opinião em afirmar que Idanha-a-Nova está parada aos fins de semana, uma afirmação destas só pode ser feita por desconhecimento da realidade!
    Sou Idanhense e acompanho as actividades desportivas,musicais e culturais da minha terra e digo-lhe com toda a franqueza que é RARO em Idanha não haver um fim de semana sem actividades culturais, o bom exemplo é o que se tem feito neste ultimo ano com vários espactáculos musicais no nove Forum Cultura de Idanha!
    Sou um Idanhense ativo e não me queixo, por vezes tambem temos que ser nós população a animar a terra, não podemos estar sempre á espera que os outros o façam!
    Saudações!

    ResponderEliminar
  11. A Idanha neste momento esta parada, e o movimento que tem são os estudantes na espoca escolar e os emigrantes nas ferias. Basta ir um domingo a tarde á idanha para ver o deserto que aquilo está, mas é em todo o lado, tudo bem que gostamos da nossa terra, mas temos que ver se nao sao os cafes e bares a noite e á tarde, as pessoas ficam em casa porque se sabe que nao se vai passar nada, isto não é uma ofensa ao povo idanhense mas sim uma forma das pessoas serem mais activas e dar mais uso as capacidades e ás colectividades, locais, etc?

    ResponderEliminar
  12. Saudações a todas as pessoas que estão envolvidas neste blogue e também aos seus seguidores, sou um jovem do Ladoeiro e ainda muito verde nestas lides da política mas como todo a gente também tenho uma opinião para dar e gostava de partilhá-la convosco. Li atentamente alguns posts deste blogue e acho que o sr. Cláudio Anaia foca aspectos que realmente me parecem interessantes e que nunca vi serem abordados numas eleições para a junta e um deles é nomeadamdente por os candidatos a discutir as suas ideias e melhor seria se o povo pudesse assistir. Penso que há realmente uma falta de cultura democrática na terra e temos que ter em conta que isso acontece muito devido aos protagonistas da política do nosso meio. As pessoas que têm passado pela junta têm sido escolhidas maioritariamente pelo partido que representam e não pelas suas ideias e dinamismo o que é totalmente errado. Sabemos que as pessoas desta terra sempre votaram PS maioritariamente, não se importando muito com o cabeça de lista apresentado. Acho muito importante e volto a focar este ponto deveria haver um debate aberto entre os candidatos e as pessoas deviam assistir e penso que isso demonstrará bem quem está preparado para assumir responsabilidades. Quanto aos candidatos que já foram divulgados penso que em relação ao Gonçalo Costa penso que é uma má escolha por parte do PS porque se bem me lembro as criticas feitas a Luis Guerra no fundo abrangem também Gonçalo Costa já que ele era o segundo elemento da lista e se não fez parte da solução nos 4 anos que la esteve penso que não é agora que vai aplicar as ideias que não teve durante esse tempo de mandato e vai continuar a fazer parte do problema na minha opinião. Claramente uma aposta perdida quando comparado com Joana Rossa que seria muito mais apta para o cargo mas isso coube ao PS decidir. Por outro lado temos o candidato Pedro Rego que será um candidato interessante do ponto de vista de ideias e julgo que muito mais capaz que Gonçalo Costa já que é uma pessoa com uma certa "bagagem" cultural conhece o meio em que os Ladoeirenses vivem, é uma pessoa mais ligada à terra e às tradições e contacta mais com as pessoas. Seria interessante vê-lo à frente da junta, penso que poderia dinamizar muito a nossa agricultura já que tem alguma experiência no ramo e nesse sentido seria optimo ter alguem capaz de defender a maior fonte de emprego que esta terra ja teve para oferecer aos seus habitantes. Falta aqui uma eventual candidatura por parte do PSD que penso que mais tarde ou mais cedo irá aparecer e é bom lembrar que nas ultimas eleições o candidato João Marques saiu derrotado por uma margem não muito grande dos votos o que quer dizer que se podem prever umas eleições disputadas caso o PSD apresente uma solução forte. Espero que sejam umas eleições interessantes que realmente haja alguma oposição forte ao candidato Gonçalo Costa porque de todo não o vejo preparado para assumir as funções a que se candidata, sem querer aqui atingir pessoalmente o candidato como é obvio. Espero que vença o melhor pois é com alguma tristeza que venho a constatar que a minha terra está cada vez pior e que não há qualquer futuro aqui a não ser que o comecemos a construir depressa e com as pessoas certas! Cumprimentos ao Cláudio e ao Rui e parabéns pelo blogue acho que é uma fonte importante de discussão e divulgação do nosso LADOEIRO!

    ResponderEliminar
  13. Fala-se muito que este é um concelho parado.
    Uma coisa as pessoas têm que perceber, são elas que dão acção às coisas, ora se elas não se mexerem nunca podem ter terras movimentadas.
    Embora eu não esteja de acordo que este seja um concelho parado. Se tivermos em conta que a grande maioria da população são idosos e reformados e face à pouca densidade populacional do concelho não podemos querer o movimento que tem por exemplo Castelo Branco.
    Provavelmente quem diz que o concelho é parado, esses sim são os parados que não se movimentam e vêem com os seus olhos as actividades que se vão sucedendo pelas freguesias. Na sede do concelho , que muitos criticam por falta de actividades, desculpem mas não têm razão.
    Na semana passada teve dois eventos internacionais, o Rally Transibérico e o Torneio Internacional de Futebol Juvenil, com as melhores equipas do país e da vizinha Espanha.
    Em agosto terá mais uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta.
    No que toca à participação activa da população
    temos os torneios regulares de ténis, agora mais recentemente os torneios de jogos tradicionais diaria e semanalmente. Têm piscina, têm ginásio, têm barragem, têm cinema, têm regularmente espectáculos musicais, teatro, exposições, conferências, workshops, as actividades na natureza, o BTT.
    Se me disserem que as pessoas estão à espera que os outros façam as coisas por eles ou que as pessoas têm medo das altas temperaturas que abrasam, nisso podem ter alguma razão. Mas o que vos tenho a dizer é : MEXAM-SE que logo veêm movimento.
    No que se refere ao movimento que o turísmo gera, temos que observar os destinos mais conhecidos no concelho, como sejam Monsanto, Idanha-a-Velha, Penha Garcia e Termas. Devem dar por lá uma volta e ver ou perguntar às pessoas qual o movimento que os turístas geram.
    Uma coisa eu digo, num concelho de interior como o nosso e com a pouca população que tem, movimento é coisa que não falta. Por isso MEXAM-SE e deixem de se queixar que não têm nada.
    O hábito de dizer que "a horta da vizinha é melhor que a minha" deve acabar, temos é que valorizar e melhorar o que temos, com a nossa participação, claro!!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo 19 de Junho de 2009 18:46 diz:

    Boa tarde, gostava de comentar o post do cidadão do mundo e de facto dou-lhe razão ha muita gente a vitimizar-se mas isso é quanto a actividades extra-laborais ou hobies então e no que toca a emprego? Qual é o emprego que as pessoas do concelho podem procurar ca? E quando diz que para a quantidade de idosos que existe até é muito bom o movimento que há? É este tipo de conformismo que não pode haver, não nos podemos comparar aos piores temos é que nos comparar aos que são melhores para podermos evoluir! Por exemplo no caso da ACDL é uma associação que faz movimentar muita gente de várias partes do concelho e cria alguma expectativa nas pessoas do Ladoeiro, exemplo que devia seguir o clube de outdoor que realmente foi uma ideia muito boa inicialmente mas que acabou por se tornar um pouco restrita a um círculo de pessoas jovens apenas do Ladoeiro quando podia ser uma colectividade que muito mais divulgada de certo que traria os seus frutos tanto para o Ladoeiro como para os muitos jovens que procuram mais actividades e participar nelas porque não há nenhum clube do género no concelho e se há no distrito eu não tenho conhecimento (posso estar errado neste ponto). Mas realmente dou-lhe muita razão temos o que é preciso no concelho para criar várias actividades ao longo do ano muitas vezes as pessoas acomodam-se muito e não fazem mais porque não querem de facto. Outra questão que acho essencial e que o actual presidente da câmara deu alguma atenção mas seria preciso um projecto mais abrangente é a questão dos transportes no concelho já que não há praticamente transportes públicos uma pessoa que se queira deslocar para idanha tem que ir logo de manhã cedo e so volta ao final da tarde porque so ha um autocarro para ca e outro para la penso que a câmara podia dar uma vista de olhos nisso pelo menos ao nível do concelho já que muitas vezes as pessoas não participam nas iniciativas já que não têm meio de se deslocarem ou então porque não podem perder um dia de trabalho para fazer o que quer que tenham a fazer em idanha por exemplo. Fica a sugestão. Cumprimentos

    ResponderEliminar