domingo, 14 de agosto de 2011

Idanha-a-Nova mostra-se em Silves e Ílhavo


Joana Rossa mostra o azeite a a nova embalagem

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova está a participar na oitava edição da Feira Medieval de Silves, que decorre até 15 de Agosto. A participação da autarquia idanhense resulta num acampamento medieval templário, com a presença do artesanato e dos produtos regionais.
"A ideia é que os visitantes que vão a Silves possam conhecer também o nosso património, para além de todos os outros produtos", revela Armindo Jacinto, vice-presidente da autarquia.

Consumir produtos portugueses e revitalizar a agricultura é uma aposta que Idanha pretende levar avante, com o intuito de estreitar a relação litoral/interior. "Queremos apertar o fosso que existe, promovendo um desenvolvimento mais harmonioso entre o litoral e o interior", acrescenta.

A ideia é seguir uma estratégia promocional na sequência daquilo que foi discutido pelo Clube 560 - Consumir Produtos Portugueses (560 é o código de barras dos produtos portugueses), no decorrer da Feira Raiana.

"Queremos sensibilizar os portugueses e sectores para nós que são importantes como a hotelaria e restauração, para que consumam os nosso produtos", explica.
A Feira Medieval de Silves decorre no centro histórico da cidade, com horário de abertura às 18H00 e de encerramento à 1H00. A organização está a cargo da Câmara Municipal de Silves, através do seu Departamento Sociocultural e contará com o apoio do programa Allgarve.
No stand da autarquia idanhense está em destaque o azeite da Coopagrol, a cooperativa do Ladoeiro, com denominação de origem protegida e que foi recentemente apresentado na Feira Raiana.
Este mesmo azeite estará igualmente em destaque no Festival do Bacalhau, que decorre em Ílhavo, de 17 a 21 de Agosto, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, junto ao Navio-Museu Santo André.

"Pela primeira vez vamos marcar presença com o azeite de Idanha-a-Nova e a autarquia colabora com o município de Ílhavo e com a Confraria do Bacalhau e associações de desenvolvimento que organizam o festival", refere Armindo Jacinto, acrescentando que os dez restaurantes presentes no evento vão estar a cozinhar o bacalhau com o azeite da cooperativa e também da Apabi - Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior.
"Esta é uma forma de levarmos o nosso bom produto para junto de um outro produto de excelência que é o bacalhau. Este tipo de acção é possível pelo facto de estarmos no Turismo do Centro", frisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário