quarta-feira, 2 de abril de 2014

Workshop História, Monumentos e Tradições do Ladoeiro, 19 Abril 2014



"História, Monumentos e Tradições do Ladoeiro" é o tema que serve de base a um workshop que decorre na tarde de 19 de abril, animado pelo investigador António Maria Romeiro Carvalho e agendado para o salão da Junta de Freguesia da localidade, pelas 14H00.
O preletor, natural do Ladoeiro, é simultaneamente autor de várias obras relacionadas com a temática e a actividade quer dar a conhecer diversos aspectos da povoação, através da divulgação e análise do seu património histórico e cultural.

A análise da toponímia das ruas do Saco e da Porta, é o arranque para este encontro e os participantes deslocam-se, depois à casa onde morou José Tomé, famoso ladrão que terá vivido no final do XIX e início do século XX. No local será contada a história deste personagem.
O workshop prossegue, segundo nota enviada à redação, com uma visita à Fonte Grande, o "centro" do Ladoeiro desde há milhares de anos até às últimas décadas do século XX. Aqui serão analisados vários dados históricos sobre o Ladoeiro e sobre o monumento que é hoje ex-libris da freguesia, encontrando-se representado no seu brasão.

Às 16H00 os participantes vão de autocarro até à Capela do Espírito Santo, uma das quatro que demarcam o Ladoeiro, local de paragem obrigatória dos tradicionais madeiros e de outros rituais. A viagem segue até à fonte das Pias, umas principais zonas de pastos comuns e campos abertos no concelho de Idanha-a-Nova, até inícios do século XX, segundo a mesma nota.

Segue-se depois até ao cemitério velho, local que ainda hoje conserva grande importância histórica para a população de Ladoeiro, continuando até à Igreja Matriz da aldeia, onde serão examinados vários elementos históricos sobre esta obra e as procissões locais, terminando o workshop no salão da Junta.
A Iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Ladoeiro e Clube de Praticantes de Actividades Outdoor, com apoio do Município de Idanha-a-Nova.

Sem comentários:

Enviar um comentário