quinta-feira, 23 de março de 2017

"Idanha-a-Nova é o primeiro Bio Concelho de Portugal" - Armindo Jacinto


O Centro Documental Raiano (CDR), espaço de recursos ambientais e alternativos, acaba de nascer em Idanha-a-Nova, com um acervo composto por 11 mil livros, 230 coleções de revistas e milhares de documentos classificados em mais 600 temáticas. As portas do CDR, instalado no Centro Empresarial de Idanha-a-Nova, "estão agora abertas para estudantes, professores, investigadores, empresários e todos os demais interessados nas áreas do ambiente, ecologia, saúde natural, agricultura biológica e biodinâmica, botânica, nutrição, espiritualidade, entre outras".

 Refere o comunicado a que o DDCB teve acesso. Este espaço único na Europa foi inaugurado esta quarta-feira, dia 22, pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, na presença do presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, e dos fundadores do projeto, Jean-Claude Rodet e Francine Rodet. Durante a cerimónia, Armindo Jacinto anunciou "Idanha-a-Nova como primeiro Bio Concelho de Portugal, onde o CDR desempenhará um papel incontornável".

 O autarca explicou que “o conceito de Bio Concelho vai além da produção biológica, da economia verde e do turismo sustentável. É um compromisso que envolve toda a sociedade na promoção de valores que interessa transmitir às gerações futuras, com a ambição de oferecermos um mundo melhor aos nossos filhos”. O desafio foi prontamente aceite pelo Ministro do Ambiente. “Acredito que toda a economia tem de ser verde. E, nesse sentido, o Bio Concelho de Idanha lidera esse compromisso em Portugal, afirmou o governante, que aplaudiu, entre outros projetos com sede em Idanha, a aceleradora “verde” I-Danha Food Lab. Os fundadores do Centro Documental Raiano são o conceituado cientista francês Jean-Claude Rodet e a sua esposa, Francine Rodet, que integrados na estratégia Recomeçar, escolheram Idanha-a-Nova para centralizar os conhecimentos e recursos que reuniram no decurso de uma carreira profissional com mais de 30 anos.

 Na inauguração do CDR, os responsáveis divulgaram alguns dos objetivos do novo espaço: partilhar recursos e soluções para resolver problemas societais; promover e apoiar projetos de desenvolvimento sustentável; dinamizar ações de formação no campo da agricultura e da pecuária; promover uma alimentação saudável junto de escolas e coletividades; valorizar as tradições locais para construção de um futuro melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário