sexta-feira, 2 de outubro de 2009

10 Perguntas aos Candidatos a Presidente da Juta de Freguesia do Ladoeiro 2009



Este Blog está a fazer um pequeno questionário aos candidatos á Junta de Freguesia.(Igual para todos)

Hoje trazemos o Gonçalo Gonçalves Afonso Costa, 32 anos, casado e pai de um menino, o Bernardo. Candidato do Partido Socialista.

1) O que levou a candidatar-se a presidente da Junta de Freguesia do Ladoeiro?

Sentir que posso ser útil ao Povo do Ladoeiro e que posso desenvolver estratégias conducentes ao progresso e bem-estar das pessoas.

2) Se for eleito qual a primeira medida que vai tomar?

Como Presidente da Junta será a colocação de internet sem fios para toda a população, gratuitamente.
Em colaboração com a Câmara será a ampliação do Lar e a colocação de estrutura amovível na piscina de modo a poder ser usada durante todo o ano.

3) Qual a grande diferença entre si e os outros dois candidatos ?

As diferenças são várias e importantes, mas esse é um assunto que terão que ser os eleitores a analisar.
Não é meu estilo colocar-me num pedestal e denegrir quem quer que seja.

4) A piscina era um investimento prioritário para a nossa aldeia? Qual a sua opinião?

Todos os investimentos são importantes. Este não deixa de o ser. É mais um equipamento que vem desenvolver o ladoeiro e outros se seguirão.

5) Sabendo que a relação com o executivo camarário é fundamental, como avalia o mandato que agora termina?

Todos os mandatos têm pontos altos e outros menos altos.
No computo geral foi um mandato bem conseguido e que correspondeu ás expectativas da população do concelho.
Senti que o ladoeiro foi uma freguesia acarinhada e tenho a certeza que comigo na Presidência podemos fazer ainda melhor.

6) Tendo em consideração que a nossa terra é uma região agrícola e que estamos nessa área atravessar uma grande crise. O que propõe para mudar o estado de coisas?

A resolução das crises não se decreta.
É um trabalho de todos, Autarquia, Sociedade Civil e Empresarial. Sei que a Câmara tem projectos nesta área que irão dinamizar todo o sector.
Vou estar atento e colaborante, e não deixarei de pressionar, para que as pessoa possam desenvolver projectos e para que haja mais e melhor oferta de trabalho nesta área.
Já temos o Festival da Melancia, quero levar a acabo outras iniciativas.

7) O que acha de ver o Ladoeiro cada vez mais na Blogoesfera?

Infelizmente a Blogoesfera não tem servido para o debate dos verdadeiros problemas do ladoeiro.
Tem servido quase exclusivamente para o ataque mais infame e sórdido de pessoas, algumas da minha área familiar.
Peço ás pessoas para apresentarem ideias e projectos e que parassem com a maledicência.

8) Qual a critica mais injusta que lhe fizeram?

Ainda não senti qualquer crítica injusta, na medida em que, apenas tenho sido alvo de injúrias, difamações e ataques reles e ordinários.
Em todo o caso estou disponível para aceitar criticas, debate-las, e caso esteja errado emendar a mão para o que for mais aconselhado.

9) O que acha da Regionalização?

O tema Regionalização não está neste momento na agenda politica da discussão. Em todo o caso, e quando foi tema de debate, senti que o meu ambiente familiar era adepto da Regionalização.
Desde novo que em minha casa não há assuntos tabu e que a minha formação politica, social e humana advêm desse ambiente.
Somos pela regionalização.

10)O que nunca faria para conquistar um voto?

Nada se faz para desperdiçar votos, mas para os conquistar nem tudo se faz.
O mais importante é a conduta de hoje mas também, a de ontem.
Não aceitar cargos para que se foi eleito não faz parte do meu pensamento.
Servir o Povo sem compensação económica é um habito e um orgulho, meu e da minha família.
A postura cívica tem que que ser igual á beira das eleições como quando as não há no horizonte.


PS: Foi um prazer colaborar neste questionário, felicidades para o Blog.



14 comentários:

  1. Eu li mal ou este candidato não tem nada de significante para apresentar ao povo do ladoeiro?
    E quando lhe foi questionado um tema(Agricultura) que muito interessa ao nosso povo e que mt ja nos foi tirado nessa area o que resp? e um problema de todos vou estar atento, mas o que é isto? o meu voto nao nem pensar com todo o respeito, será que nao há coisas melhores para a nossa aldeia do que a internet que acaba por nao englobar toda a nossa aldeia, mas nao vou só creticar o alargamento do lar seria sim uma bao obra. boa sorte a todos os candidatos e o que ganhe que se esforce e nao fique pelas promessas.

    Rui Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite! Acabei agora de ler a entrevista feita por este distinto blogue ao candidato Gonçalo Costa, e fico triste que as obras que anuncia são as de corrigir erros onde este tem responsabilidades directas, pois como secretario da Junta que foi estes quatro anos ja devia ter colocado uma rede wireless na freguesia ha muito tempo, e em relação hà piscina das duas uma ou a Câmara de idanha não passa cartão á junta do ladoeiro e fez a piscina como entendeu, ou então se a ideia do Gonçalo Costa era ter uma piscina coberta para o ladoeiro porque não defendeu esta ideia enquanto secretario da junta do ladoeiro. Caro Gonçalo com o devido respeito que me merece, enquanto ladoeirense eu não me vi representado pelo gonçalo ao longo destes quatro anos na junta em evento nenhum em actividade alguma. Tive um presidente que se chama Luis Guerra que deu a cara e o peito as balas quando o seu pai abandonou a junta e foi este que durante estes quatro anos trabalhou em prol do Ladoeiro, o senhor gonçalo a unica coisa que fez foi estar a receber o vencimento como secretario da junta e depois vêm dizer que esta nas causas sem qualquer compensação economica! Haja paciencia para tantas contradições naquilo que diz nesta entrevista! Parabens ao Claudio Anaia pela iniciativa e vou aguardar pelas respostas dos outros dois candidatos, para poder criticar ou elogiar de acordo com a minha perspectiva daquilo que é o Ladoeiro!

    ResponderEliminar
  3. Grande Gonçalo, não tenho duvidas que dia 11 serás tu o escolhido, o POVO NÃO DORME!

    ResponderEliminar
  4. Ladoeirense embaraçado29 de setembro de 2009 às 12:16

    Bom Dia. Após ler atentamente as respostas dadas a este questionário por parte do candidato pelo PS, é com enorme desilusão que me vai na calma. Sinceramente, não era que esperasse grande expectativa por este candidato, mas sinto-me enormemente defraudado com estas respostas. Em primeiro lugar, a instalação da rede wireless, uma óptima medida, é uma decisão do actual executivo da Junta de Freguesia. Ou o Gonçalo não sabe que a medida foi proposta, ou então está a tentar defraudar a instalação das antenas da rede wireless, para ser ele a implementá-las. O segundo ponto, relaciona-se com a piscina. Foi claramente um erro tremendo a construção das piscinas a céu aberto, pois só podem ser utilizadas 3 meses ao ano. É claramente uma obra pra Ladoeirense ver e segundo sei o projecto da referida piscina não tem condições para levar uma cobertura. Em relação, ao tema da agricultura, denota-se que este candidato não tem a mínima ideia do que se possa fazer e, mais grave ainda, nem sabe o quão é importante a agricultura para o Ladoeiro. É grave a um candidato a um poder excutivo, não ter opinião formada sobre a regionalização, embora não seja um tema pertinente para esta campanha, mas importante para o panorama nacional, é demasiado importante obter-se uma resposta e não referir-se à opinião do pais, pois subentede-se que será o ambiente familiar a tomar as decisões políticas e relevantes a para a comunidade. E sim, não se deve fazer tudo para se conquistar votos, mas prometer empregos que não são da sua responsabilidade, dar terrenos que nem sequer terá alguma tipo de decisão, ou colocar em causa a posição de algumas pessoas, que se não estão com esta candidatura, estão contra ele, são de factos maneiras "dignas" de conquistarem votos.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o comentador anterior. Também as minhas espectativas eram pouco elevadas para o Gonçalo, por isso nãi fiqeui surpreendido com estas respostas vagas e decoradas. E fiquei igualmente baralhado com algumas das suas afirmações.
    Não há um projecto concreto, não há uma ideia original. Apenas acrescentar o Lar e por uma cobertura numa piscina. É pouco, muito pouco.
    Quanto a internet sem fios para toda a população, julgo saber que o actual presidente da Junta já está a tratar desse assunto.
    Quanto ao facto de este senhor afirmar que a sua família serve o Povo sem compensação económica, esta é de mais. Então andam todos de graça. E o quem fazem ao dinheiro das senhas de presença, dos vencimentos, dos honorários, dos custos de representação, das despesas de telemóvel, das facturas dos restaurantes, ect, das facturas de combustível? Quando faz uma afirmação destas seria bom que o pudesse provar. Venha a público dizer para quem revertem os milhares de euros que o sr e a sua família recebem todos os meses do Orçamento de Estado.
    Não devemos ter vergonha de receber por servir o povo, pois é o povo, através dos seus representantes, que estabelece as compensações financeiras a quem se entrega á árdua e por vezes ingrata tarefa de estar à frente de uma instituição (já fui autarca e sei do que falo).
    Este seu pejo em assumir que o sr. e a sua família vivem à custa do érário público trará água no bico?

    L.Marques

    ResponderEliminar
  6. Caro Gonçalo, gosto desse seu jeito directo e claro. Vi atentamente a entrevista e considero que as suas respostas vão ao encontro do que o povo do Ladoeiro espera que seja feito. Sei que durante os quatro anos que esteve na Junta de Freguesia sempre fez o melhor, dentro do que eram as suas responsabilidades. Espero que dia 11 de Outubro seja vencedor e estou certo que defenderá o interesse do povo. É de pessoas honesta como o senhor que precisamos à frente da terra.
    Força Gonçalo, com Experiencia, Juventude e Ambição
    Felicidades

    ResponderEliminar
  7. aiai eu espero k o candidato esteja consciente daquilo que respondou,pk quem lê esta entrevista fica sabendo o mesmo sobre os planos ou os projectos k este candidato tem, pk axo k internet sem fios nao é de todo o principal ou a prioridade para a população e as piscina ja deve ter no projecto essa estrutura amovivel, so k como foi inaugorada á pressa nao s fez a tempo é triste.... nao sou apoiante de nenhum partido mas sim das ideis que s tem.... nao vi nenhuma ideia credivel....
    No meu ver a população necessita sim de um boa rede de águas para rega, apoios para a produçao de certas e determinadas culturas que desenvolvem bem nas terras do ladoeiro, procurar apoios, nao sei sao so ideias....

    ResponderEliminar
  8. Nao podia ser mais falso do que foi quando respondeu a este questionario. Quem conhece o gonçalo sabe que a sua maneira de escrever não é esta. Todos sabemos que a ampliação do lar não pode ser feita e daqui a uns dias saberão porquê. A cobertura da piscina não pode ser feita porque sei de fonte segura que a obra não foi feita nem foi preparada para isso. Como pode o gonçalo vir prometer estas duas medidas sendo ele VICE-PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DO LADOEIRO e as duas obras serem novas, uma delas tem 2 MESES e não te-las feito completas. Isto podemos tirar varias ilações, imcompetencia politica e profissional, mentir à população, ganhar votos, vazio de ideias e mostrar à população que não é mesmo a pessoa certa para ser o proximo presidente de junta. MUITO FRACO MESMO PARA QUEM É CANDIDATO PENSEM BEM E TIREM AS VOSSAS CONCLUSÕES.

    ResponderEliminar
  9. Relativamente à pergunta nº 2, estou verdadeiramente intrigado com a resposta.
    Colocar internet sem fios para toda a população, gratuitamente !! isto é o prioritário ?? meu Deus onde está o Povo do Ladoeiro ??
    Pois é isso seria a pergunta:
    A resposta seria : não está cá.. foi para fora, E porquê? porque no Ladoeiro não há meus de subsistência as pessoas estão sem trabalho.
    Ao gonçalo pergunto não acha mais prioritário ter um projecto onde pudesse inserir meios de subsistência para a população ? agora internet ??? sabe-se que é um canal de comunicação do futuro, mas não é assim tão importante numa população onde se bem calha 80 % dos jovens já têm internet. Não se esqueça que com a história do E-escola veio obrigar a isso mesmo, compra o PC mas tem de ter internet, obrigatóriamente (3 anos).
    Quanto à piscina deve estar a pensar sim no lucro que poderá ter e não no benificio para o povo, sempre quero ver se as pessoas aderem. Com as cargas horários que temos no trabalho onde se encaixam as horas para a piscina ?? O Sr. talvez tenha já que tem horário de funcionário publico !!
    Não seria mais importante a construção de um ATL para as crianças. Pois para si não, o seu filho com certeza tem onde ficar !!! mas pense bem onde vão as crianças depois da escola ?? para casa, para a rua... ou então irá dizer para a MASCAL (puxe a brasa à sardinha!!)

    Apelo sim ao seu bom senso e pense bem porque cativará concerteza o voto jovem mas onde estão as promessas para os mais idosos ??

    ResponderEliminar
  10. Estratégias conducentes ao desenvolvimento da terra. Muito bem! E a primeira medida que vai tomar é por a cobertura a uma piscina construída enquanto foi vice-presidente da Junta. Haja pachorra!
    `Não é assim que levas o voto da juventude, pá.

    Jovem revoltada com as propostas dete tipo

    ResponderEliminar
  11. Gostava de saber como é que o dr. Sebastião consegue aturar esta gente. È que a todos os níveis o sr. é superior a quem o acompanha.
    Na Assembleia Municipal, ainda vá que não vá, agora na Assembleia de Freguesia. Livre-se, doutor.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado ao Cláudio Anaia por mais esta iniciativa de colocar os candidatos desde ja a responder a perguntas.
    Algo nunca visto por estas bandas.

    Paulo

    ResponderEliminar
  13. Olá boa tarde a todos. Depois de alguns meses de interregno volto a comentar neste blogue e depois de ver as respostas do actual vice-presidente da junta Gonçalo Costa fiquei totalmente convencido de que desta vez, e para não fugir já a uma velha regra ladoeirense, temos um candidato à junta pelo Partido Socialista muito fraco, sem ideias próprias e um candidato que se desvia de questões fulcrais quando elas lhe são colocadas.


    Pergunta 1: O candidato como vice presidente da nossa junta deveria ter dito continuar a servir o povo, se calhar nao disse porque nem ele proprio sentiu que nao o fez nestes ultimos 4 anos.

    Pergunta 2: Construir uma estrutura amovivel para as piscinas?! Entao mas andam a gozar com aquilo que eu, e o resto da sociedade desconta de impostos para obras publicas?! Entao mas nao foi o PS que mandou construir as piscinas desta forma?! E ja querem gastar mais dinheiro a mudá-las?!

    Pergunta 3: Não sabe as diferenças, logo não sabe dizer quais são as ideias boas que tem que os outros candidatos não têm, logo não sabe dizer aos eleitores qual é a razão que estes têm para votar si e não nos outros...

    Pergunta 4: Porque é que a piscina era importante?! Não sabe mas diz que é importante assim como outros investimentos?! Quais sao eles?!

    Pergunta 5: Nem vou comentar...se houver alguém que considera que este mandato foi no minimo razoavel convido essa pessoa a vir aqui e explicar-me as razoes pk eu nao sei ...ou entao nao foi bom pk causa da crise...do sub-prime...etc

    Pergunta 6: A agricultura está em crise e as suas propostas concretas são?! ............

    Pergunta 7: Haha uma resposta na qual concordo com o candidato, já não era sem tempo foi preciso chegar ha questao 7, e no entanto não se trata de proposta para a freguesia mas sim de educar pessoas. Gonçalo nisso concordo contigo, há muita má educação nos blogues

    Pergunta 8: Não há criticas?! Eu faço uma...2 palavras para este executivo: Marasmo e Inércia

    Pergunta 9: Nem vou comentar ...mas deixo uma dica eu sou a favor da eutanasia porque a minha familia sempre foi a favor e por isso eu tambem sou mas nao tenho opinião formada, mas sou a favor

    Pergunta 10: "Servir o Povo sem compensação económica é um habito e um orgulho, meu e da minha família." Gostei da ideia e por isso convido o actual vice-presidente da junta a, caso seja eleito, doar o seu ordenado de presidente às instituições locais já que se quer tanto servir o povo sem compensações económicas então era uma boa ideia doar esssas compensações as quais sao suas por direito a instituições locais.


    Muito obrigado pelos esclarecimentos acho que depois disto já sei onde não vou votar!

    ResponderEliminar