segunda-feira, 24 de abril de 2017

Rosa Albardeira: Flor dá cor a Toulões e abre portas a geminação na Alemanha



A 2ª Festa da Rosa Albardeira motivou muita animação à aldeia de Toulões (Idanha-a-Nova) no último fim de semana. A festa, organizada pelo município e a freguesia de Toulões, é inspirada na Rosa Albardeira (Paeonia broteroi), uma flor protegida que enche de cor os campos em redor da aldeia, em particular a Serra da Murracha, como destaca a própria Câmara Municipal em comunicado.

Armindo Jacinto, presidente da autarquia, anunciou por isso no decorrer da mesma a novidade deste ano: "está em preparação uma colaboração internacional entre Idanha-a-Nova e a cidade alemã de Lorsch, localidade com jardins dedicados a esta flor e que celebra em junho o Festival da Peónia". Este responsável político adiantou os termos da colaboração: “A Rosa Albardeira, que faz parte da cultura do nosso povo, é uma peónia, flor mundialmente famosa. A Alemanha, em particular, valoriza economicamente esta flor ornamental lindíssima, portanto em junho a Câmara de Idanha-a-Nova, em cooperação com a Freguesia de Toulões e o Geopark Naturtejo, irá deslocar-se à Alemanha no sentido de desenvolver um processo de geminação com Lorsch, a 30 km de Frankfurt, integrada no Geopark Bergstrasse-Odenwald”.

A Rosa Albardeira, que é ainda a flor oficial de Taiwan, deu o mote para um fim de semana de lazer, música ao vivo e animação nas ruas e campos de Toulões. “Este é apenas o segundo ano em que realizamos o evento, mas conseguimos superar o sucesso do anterior, com cada vez maior participação da nossa diáspora”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Toulões, José Torres, citado através da já referida informação municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário