domingo, 25 de janeiro de 2009

Figura Típica


O Nuno Geraldes é das pessoas mais conhecidas da nossa aldeia.

Este jovem de 31 anos transporta sempre consigo a boa disposição e os valores da amizade e companheirismo.

Festas e copos é com ele, para quem mora no Ladoeiro, é uma referência para todos.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Reis da Noite



Aqui está os reis da Noite da nossa terrinha.
A Rainha a"nossa "Odete com o Palpita-me Bar e o Rei Acácio com o Tachinho.
As imperiais e as minis lá são com um sabor especial.
(.... informanos que a publicidade a estes dois locais será pago com bar aberto aos proprietários deste blog.... :))

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Flashes



Um casal bonito de irmãos da nossa aldeia : O Cristiano e a Laureana

sábado, 10 de janeiro de 2009

Talentos musicais



Rui Marques, mais conhecido por Ruca , não precisa de apresentações.
Um grande talento que se tivesse oportunidades poderia ser um músico conhecido em termos nacionais.
Para o ouvires, clica aqui .

Lenda do Cabeço da Artimanha


Conta-se no Ladoeiro, que existiu um casal que quando se dirigia para a sua quinta numa tarde com bastante sol, viram uma luz onde lhes pareceu ver também a Nossa Senhora. Então, dirigiram-se rapidamente para a povoação para contar o sucedido. Passado pouco tempo, o local começou a ser muito frequentado não só pelos habitantes desta localidade, como também por pessoas de outras regiões, com o intuito de ver a Nossa Senhora. Isso acontecia todos os dias à mesma hora. Sendo a afluência ao local já bastante grande, as autoridades proibiram as pessoas de se deslocarem ao cabeço. No entanto, isto não conseguiu demover a população e, como tal, as autoridades mandaram as pessoas deslocar-se ao local a uma hora diferente da actual. Entretanto, dois guardas viraram dois espelhos para o sol e fizeram aparecer a mesma luz. Isto aconteceu devido à posição dos raios solares a reflectir no espelho. Sendo este povo muito religioso disse então para a autoridade: "Vocês fizeram isto com arte e manha, mas nós vimos mesmo a Nossa Senhora". Desde então, o cabeço deixou de se chamar Cabeço do Azinhal para se começar a denominar Cabeço da Arte e Manha, que na voz do povo se chama Cabeço da Artimanha.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Eventos de uma terra do Interior Raiano


No sentido de promover um dos melhores produtos da agricultura local, realiza-se desde 2005 no mês de Agosto, o já famoso "Festival da Melancia".

Exposição e venda de melancias, bem como de sumos e de compotas do mesmo fruto, espectáculos de música e jogos tradicionais, constam do programa do original certame que decorre no recinto de festas do Ladoeiro. e que em Agosto de 2008, teve a sua quarta edição.

Este certame inclui uma corrida com melancias e o Campeonato de Escultura em Melancia, iniciativa que se tem revelado um êxito e que tem acontecido em todas as edições do festival, onde se podem admirar veradeiras obras de arte.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Um pouco de história....


Povoação detentora de alguns vestígios Romanos e que, segundo José Hormigo, até 1505 se chamava Esporão. Foi rebaptizada por Ladoeiro devido aos inúmeros charcos e lodeiros que abundavam na região.

O repovoamento conhecido por Ladoeiro faz-se à volta do ano de 1541 (no Reinado D.João III), onde foi sede de concelho com Câmara e Justiça próprias e entrou em decadência, a partir do séc. XVIII, devido aos ataques ferozes do exército durante a Guerra da Restauração, agudizado pelo facto de não possuir nem castelo nem muralhas.

Actualmente, é das freguesias mais prósperas do concelho, caracterizada por um considerável dinamismo económico que se deve sobretudo, da actividade agro-pecuária e da Indústria transformadora. São particularmente conhecidas as suas plantações de tabaco e tomate, fontes de rendimento e trabalho para as gentes locais e terras vizinhas.Ao percorrermos as ruas, são várias as habitações com portadas Manuelinas e outras de adobe com janelas caiadas.

O cruzeiro, a Igreja Matriz e a Fonte Grande (com as armas de D. Sebastião de 1571) são locais de encontro para uma amena conversa ao cair do dia.Nas sextas-feiras de quaresma até Domingo de passos, realiza-se a tradicional Procissão dos Homens, onde apenas estes podem participar e a 15 de Agosto uma grande festa em homenagem a Santo Isidoro e Santíssimo Sacramento que atrai inúmeros visitantes de outros concelhos e da vizinha Espanha.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Notas e Apontamentos



O Ladoeiro é uma freguesia portuguesa do concelho de Idanha-a-Nova, com 63,11 km² de área e 1 386 habitantes (2001).
Tem uma densidade demográfica de 22,0 hab/km². A origem do nome atribui-se ao facto de no passado ser uma zona de "lodeiros" e charcos abundantes. O seu nome original terá sido Esporão. No reinado de D.João III (1541) chegou a ser sede de concelho. A Fonte Grande tem as armas de D.Sebastião de 1571.
Fonte : Wikipédia

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Do Ladoeiro .... para o mundo !

Amigos Ladoeirenses e visitantes,

Com o ínicio do ano decidimos criar este blog com o intuito de dar a conhecer as maravilhas que se vai fazendo neste linda aldeia.

Queremos dar a conhecer as actividades e eventos que por aqui se passa.

Este é um espaço aberto a todos que queiram contribuir.

Do Ladoeiro para o mundo, não esquecendo também os nossos irmãos emigrantes.

Apareça e divulgue !