domingo, 24 de outubro de 2010
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Idanha-a-Nova - Festival dos Vinhos e Licores
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Nacional desloca-se a Idanha-a-Nova
O sorteio da 2.º eliminatória da Taça de Portugal de futsal ditou que o Nacional, a única equipa madeirense em prova, vai deslocar-se a casa da Associação Cultural e Desportiva do Ladoeiro, uma formação que também milita na III Divisão Nacional, Série B.
Numa ronda que já contava com a participação das equipas da I Divisão Nacional de futsal, o sorteio acabou por ser positivo à formação alvinegra, pois vai jogar com uma equipa teoricamente do 'mesmo campeonato'.
O Ladoeiro, uma formação oriunda de Idanha-a-Nova, pertence à Associação de Futebol de Castelo Branco. A passagem à 2.ª eliminatória da Taça de Portugal aconteceu depois de ter derrotado o Aljustrense por 7-5. O Ladoeiro, conta com o mesmo nome do sítio de onde é oriundo, do interior do país, que iniciou o futsal em 1992, mas que na altura ainda se intitulava futebol de 5.
Instado a comentar o valor do adversário, o técnico nacionalista, Acácio Machado, considerou que esta é uma formação ao alcance dos alvinegros. "Eles subiram este ano e jogam na mesma divisão que nós. Penso que podem estar ao nosso alcance. Vamos tentar passar", referiu.domingo, 10 de outubro de 2010
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Ladoeiro contra o sobe e desce
É mais um ano no campeonato nacional da 3ª divisão de futsal. Neste com a firme convicção de que há argumentos para colocar cobro ao habitual sobe e desce. A Associação Cultural e Desportiva do Ladoeiro (ACDL) inicia já no próximo sábado o campeonato, com uma deslocação à quadra do Unidos do Cacém.
Do último fim-de-semana vem a eliminação do Aljustrelense, que também subiu esta época dos distritais, por 7-5. O Ladoeiro está na 2ª eliminatória e poderia muito bem ter evitado apertos (o resultado esteve em 4-3 e 5-4, perto do final) se não revelasse desconcentrações que empolgaram os mineiros, que se apresentaram na Beira com apenas sete unidades, duas das quais guarda-redes. Destaque para o hat-trick de Jorge Pina.
O treinador do Ladoeiro lembra que foi o primeiro jogo oficial da época, mas ainda assim registou pormenores interessantes, como “uma primeira parte do ponto de vista defensivo quase irrepreensível”. João Marques adianta que “chegou gente nova” e que não havia necessidade de “deixar ir longe demais o adversário, em função da qualidade que temos”. Desatenções.
O emblema desportivo ladoeirense tem um plantel mais equilibrado, de acordo com o acréscimo de exigências que o desafio nacional traz. Um equilíbrio bem recebido, naturalmente, pelo responsável técnico: “pode mexer-se na equipa e jogar com ritmos mais elevados. Essa competitividade, bem gerida, vai ser salutar”. Marques focaliza este aspecto: “tem de existir um esforço da parte dos jogadores no sentido de serem cada vez mais competitivos, entenderem essa mentalidade e serem unidos como um grupo. Porque essa competitividade permite-nos jogar com outro andamento”.
E bem que será necessário numa série complicada (3ª divisão C) como aquela em que o Ladoeiro calhou, com um significativo contingente de equipas de Lisboa e de Leiria, “zonas com muita tradição na modalidade e onde nunca se sabe qual é a verdadeira aposta que é feita para a competição”, evidencia João Marques. Que, contudo, não desarma: “temos os nossos argumentos. Acredito, plenamente, no valor dos jogadores que tenho aqui. Com rigor e muita concentração iremos ao encontro dos objectivos a que nos propomos”.
Evitar o sobe e desce dos últimos anos será prioritário. Depois, “o que vier a mais será bem vindo”. O técnico confessa que não se pode alargar muito nesta matéria, por não possuir um conhecimento profundo dos adversários: “desconhecemos a qualidade que a série vai evidenciar”. Mas está de sobreaviso e reitera: “se estivermos ao nosso nível e durarmos o tempo todo, cumprindo o que planeamos durante a semana, temos todas as condições para obter bons resultados”. A começar já no Cacém.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Idanha-a-Velha - Festival do Casqueiro
CASQUEIRO 2010 - FESTIVAL DO PÃO, BOLOS E TRADIÇÕES EM IDANHA-A-VELHA
Realiza-se na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha nos próximos dias 16 e 17 de Outubro, o Casqueiro 2010, a segunda edição do Festival do Pão, Bolos e Tradições. Animação de rua, teatro, música, magusto, jogos tradicionais, acompanhados de gastronomia... a condizer, numa das aldeias históricas do nosso país, são os condimentos que complementam a festa que queremos que seja o Casqueiro 2010!
A entrada é livre.