quinta-feira, 12 de março de 2009

Igreja do Ladoeiro em festa

Visita pastoral, crisma e altares restaurados

O bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, encerrou domingo, dia 8 de Março, a sua visita pastoral à paróquia do Ladoeiro, no concelho de Idanha-a-Nova, numa eucaristia na qual 15 jovens receberam o sacramento do crisma e foram inauguradas as obras de restauro dos altares da Igreja Matriz, uma intervenção que rondou os 150 mil euros.Na sua homilia, D. Antonino Dias sublinhou que a visita pastoral a uma paróquia é feita “não para fiscalizar, mas para estar com as pessoas, porque o bispo também faz parte da comunidade, servindo ainda para confirmar na fé e motivar os que trabalham em prol da comunidade que se inserem”.

No final de quase dois dias de contacto com a população do Ladoeiro, a mensagem que o bispo quis deixar foi de que “por mais longa que seja a nossa vida, será sempre curta para agradecermos o dom da fé”, alertando que o grande mal da igreja hoje é “o ateísmo prático”, ou seja, “ver cristãos, que até vão à igreja, fomentar a morte, a destruição da família, vivendo como Deus não existisse”.

Aos jovens que receberam o crisma, D. Antonino Dias desejou uma vida feliz, mas lembrou-lhes que este sacramento “não é o fim do caminho, mas sim o princípio de mais uma etapa, é apenas o assumir desse compromisso”, deixando-lhes a interpelação: “Qual é o teu projecto futuro como cristão?”, reiterando que “faltam padres na igreja”.

Deixou ainda uma palavra de agradecimento ao padre José Afonso, pelo programa que preparou para esta visita, mas também pela sintonia em que vive com a comunidade.Antes do ofertório, teve lugar o rito da bênção do altar, em que o bispo o aspergiu e incensou, por ser esta a primeira vez que ia ser usado numa eucaristia depois das obras de restauro.“Durante esta visita percebi a beleza de todos os lugares de culto, pelo que também agradeço à Câmara Municipal pela colaboração que tem dado na conservação deste rico património que salpica as nossas aldeias”, acrescenta.

Também o padre José Afonso deixou os seus agradecimentos, recorrendo a uma passagem bíblica para explicar o seu sentimento. “A minha alma glorifica o senhor”, exalta, explicando que “primeiro pela visita pastoral”, a primeira que acompanha e “segundo pela recuperação dos altares, restauro que terminou esta semana”.

Quanto a esta intervenção explica o que foi feito, com destaque para a colocação nas laterais do altar-mor das imagens de São Pedro e Santa Catarina de Sena, e agradece os 85 mil euros da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e os 50 mil que o povo conseguiu reunir com as suas ofertas. Agradece ainda há Junta de Freguesia do Ladoeiro que, para que esta festa fosse possível e também para começarem a tratar da reposição do altar para a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que foi retirado por falta de condições de segurança, contribuiu com 1500 euros. Agradeceu ainda à paróquia de Monforte da Beira, que cedeu a casa paroquial para alojar os funcionários, que começaram por ficar numa habitação cedida por uma família do Ladoeiro.
Para todos, o padre José Afonso apenas pede: “Que Deus pai vos recompense”.

Por: Lídia Barata

2 comentários:

  1. o que gostei mesmo foi do Nosso Padre é pah ele é trabalhado ja nada na net cmo os tempos envoluem ah grnd PADRE GRAND AMIGO GRND COMPANHEIRO
    nk podera el sair da nossa paroquia ele é um heroi:=)

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de saber com poderei increver-me para expor na Festa da melancia.
    rosaleito@hotmail.com

    ResponderEliminar