quarta-feira, 4 de março de 2009

Um pouca da história do clube do nosso coração

A Associação Cultural e Desportiva do Ladoeiro, com sede no Ladoeiro, é uma colectividade sem fins lucrativos e tem por finalidade a promoção e a participação em actividades culturais, recreativas e desportivas de forma a ocupar os tempos livres de todas as faixas etárias, mas principalmente da Juventude, aliada à dignificação e ao desenvolvimento da freguesia do Ladoeiro.

Conta actualmente com três centenas de sócios, tem contabilidade organizada e encontra-se registada na Repartição de Finanças de Idanha-a-Nova, para efeitos fiscais. A data da sua fundação remonta ao dia 22 de Outubro do ano de 1976, podendo ser considerada fruto da época revolucionária ocorrida após o 25 de Abril de 1974. Como todas as Colectividades do Interior e principalmente dos pequenos meios rurais, têm-se debatido com enormes problemas para sobreviver. Aliás, a sua continuidade é fruto da teimosia dos seus sócios, já que sem qualquer património desportivo ou social, ou melhor, sem sede e sem parque de jogos, tem mantido ao longo dos anos uma postura de vanguarda, tanto na vertente social, como desportiva. Conta actualmente com uma viatura para apoio e transporte dos atletas, o que é deveras insuficiente.

A Junta de Freguesia do Ladoeiro e a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova têm sido fundamentais para o desenvolvimento desta Colectividade. A Câmara Municipal através de protocolo tem disponibilizando apoios para o desenvolvimento das actividades desportivas e culturais e transporte para os nossos atletas nas deslocações, quer no Distrito quer a nível Nacional.

Até ao ano de 1993 a actividade desportiva desenvolvida, notabilizou-se na componente popular, participando e promovendo regularmente provas, tanto na componente do Futebol como no atletismo. A nível do Futebol teve sempre um papel de charneira no Concelho de Idanha-a-Nova, com dezenas de vitórias na componente não federada.Fomentou o intercâmbio com outras culturas, designadamente, com os nossos vizinhos espanhóis.No atletismo foi célebre a nossa equipa comandada por um grande atleta chamado João Leal, que tanto a nível individual como colectivo conseguiu grandes vitórias para as nossas cores a nível nacional. De registar ainda a participação desta Colectividade, nas célebres provas a nível Nacional, designadas por D.N.Jovem.

No domínio do desporto federado, filiamo-nos na Associação de Futebol de Castelo Branco e iniciamos a actividade na época de 1992/93, na componente de Futsal (ex: Futebol de Cinco), alcançando bons resultados e dinamizando o associativismo. Para além da participação nos campeonatos em várias categorias, a ACDL tem também organizado, com bastante sucesso, o Torneio de Verão de Futsal do Ladoeiro, tendo sido realizada a Décima Primeira edição no mês de Julho do ano de 2006. Ainda a nível federado foram efectuadas demarches na época de 1998/1999 entre a ACDL e a Associação de Andebol de Castelo Branco, que culminou com a inscrição de trinta e cinco jovens nas categorias de Bambis e Escolas com o intuito de fomentar a modalidade na freguesia, de salientar que para esta movimentação muito contribuiu o protocolo assinado entre aquela Associação e a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

A nível recreativo tem a ACDL, organizado diversos passatempos e espectáculos, tais como: Provas de perícia de bicicleta abertos a todas as classes etárias; Saraus culturais, trazendo ao Ladoeiro, algumas das mais prestigiadas agremiações do nosso Distrito, designadamente a Orquestra Típica Albicastrense, aquando do Vigésimo aniversário da Colectividade. Ainda a nível recreativo realizamos conjuntamente, com o Grupo de Teatro do Ladoeiro, agora integrado na Secção Cultural do Clube, na última meia dúzia de anos, o Corso Carnavalesco, que já é bem conhecido no Distrito atraindo público de outras freguesias e o qual a Secção Cultural faz questão de manter e dar continuidade. Também as diversões, designadamente, a eleição do Rei e Rainha do Carnaval, o concurso do melhor disfarce da época carnavalesca e a do melhor carro alegórico do Corso, fazem parte do historial. Este grupo com actividades regulares durante o ano, tem realizado diversos espectáculos de teatro e teatro-musicais no Distrito, dos quais destacamos os realizados no Retaxo, Alcafozes, Oledo Idanha-a-Nova, Zebreira, Fundão e Alcains. Organiza também “jogos e brincadeiras” para as crianças e jovens, inseridas no Dia Mundial da Criança, o Dia de São Martinho.Colabora ainda com a Escola do Primeiro Ciclo e com a Catequese do Ladoeiro e movimenta a grande maioria dos jovens dos 12 aos 40 anos das mais diversas classes sociais.Quanto a projectos para o futuro, o objectivo principal é a construção da sede social e de instalações condignas para a prática do desporto e das actividades culturais e lúdicas, propiciando condições adequadas aos atletas, aos sócios e à população do Ladoeiro.E por último, não podemos esquecer a perda do Secretário da Direcção, que muito contribuiu para o engrandecimento desta Colectividade. Falecido num acidente de viação no dia 25 de Outubro de 1998, quando acompanhava a nossa equipa de Futsal Sénior, que se deslocava a Penacova para disputa do jogo da III Divisão Nacional, tendo a viatura onde seguia sofrido um despiste, resultando daí a sua morte e ferimentos vários em dirigentes e atletas que com ele seguiam.A existência da Associação Cultural e Desportiva do Ladoeiro deve-se ao contributo, empenho, dedicação e sacrifício de todos aqueles que a serviram ao longo dos seus trinta anos em todas as áreas. Também nós queremos agradecer-lhes e deixar o nosso contributo, apresentando esta pequena biografia que pouco valor terá a nível Nacional, mas com grande significado e apreço para os sócios e as gentes da freguesia do Ladoeiro, do concelho de Idanha-a-Nova e do Distrito de Castelo Branco.

Dirigentes actuais:

ASSEMBLEIA-GERAL:

Presidente - João Alberto Lopes Lobato Nunes
Vice-Presidente - Luís Manuel Marques Guerra
Secretário - Manuel António Romeiro Garrido

DIRECÇÃO:

Presidente - José Manuel Martins Salvado
Vice-Presidente - António Manuel Moreira Pinto Santos
Secretário-Geral - José Ribeiro Lopes
1º. Secretário - Pedro Miguel Moreira Ribeiro
Tesoureira - Helena Maria Lopes Trindade
2ª. Secretária - Rute Isabel Cabrito Gonçalves
1º. Vogal - Nuno Miguel Dias Balhau
2º. Vogal - Nuno Filipe Marques Rego Geraldes
3º. Vogal - Abilio Barruço da Silva
4º. Vogal - Rui José Ribeiro Alves

CONSELHO FISCAL:

Presidente - António Manuel Marques Castanho
Secretário - José Henrique Diogo Reis
Relator - Carlos Manuel Romeiro Marques


Fonte : Blog do ACDL

Sem comentários:

Enviar um comentário