segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Porque no Ladoeiro não há chafarizes ?


Algo que nunca percebi, é porque não existe chafarizes com água na nossa Aldeia.

O Ladoeiro é uma terra quente, temperaturas nalguns casos acima dos 40 graus e se uma pessoa se tiver sede, azar (!) ou entra num café ou pede a uma pessoa numa casa particular.

Mais grave ainda quando se sabe que vivemos numa terra de regadio.

Esta situação não existe noutras freguesias do nosso Concelho, como podemos verificar na foto deste post tirada na freguesia de Idanha a Velha . Sorte a deles que podem beber, o pessoal do Ladoeiro se quiserem , (….) olha, que mandem um mergulho da nova piscina.

Cláudio Anaia

8 comentários:

  1. Sem duvida que a questão que levanta é pertinente, pois é uma falta de visão estratégica não colocar fontanários de água da rede pela freguesia, mas porque não pergunta ao Gonçalo Costa que esteve na junta estes quatro anos a governar, o porque de não existirem fontanarios publicos na freguesia e coloca aqui a resposta dele para todos sabermos?!

    ResponderEliminar
  2. No largo da Igreja onde se encontra um tanque o qual antigamente era abastecido pela água do regadio, para dar de beber aos animais , e que actualmente não serve para nada,seria um bom local para colocar um fontanário com água da rede .

    ResponderEliminar
  3. E já agora porque não uns WC públicos na zona das estradas ou nas proximidades do Adro.

    ResponderEliminar
  4. Também se estão a esquecer que o ladoeiro é uma aldeia! Bem vamos ver as coisas, o ladoeiro tem 3 chafarizes, activos salvo erro, estão é todos perto uns dos outros, porque perto do centro de saúde estão 2, e depois á mais um ao pé de um café, e estavam concentrados antigamente nestas zonas porque passava um curso de água. Deve-se contar pelos dedos das mãos as pessoas que durante semanas normais (do quotidiano) se servem dos WC, e denota-se isso pelo mau estado de conservação por dentro. Acho k s devia preservar o que se têm e se realmente se justificar, construam um repuxo para dizer que há no ladoeiro e depois ninguém liga nem é conservado!

    ResponderEliminar
  5. Antigamente e antes de haver água canalizada na freguesia do Ladoeiro, existiam se a memória não me falha, cinco fontes:- a fonte Pequena, a fonte Grande, a fonte das Lajes, a fonte que hoje se situa no recinto das festas e a fonte das Pias.Todas estas fontes forneciam água ao povo.
    No entanto a fonte que maior destaque merece é
    sem dúvida a Fonte das Pias. Distante poucos Km
    da freguesia é ainda procurada pela sua afamada água.
    Quanto ás outras fontes deixaram de ter utilidade e portanto pouco ou nenhum uso.
    Do mesmo modo as fontes que por esses campos davam de beber a quem passava e a quem por esses Montes morava tiveram a mesma sorte que quem se delas servia:- Foram deixadas ao abandono e...morreram.

    ResponderEliminar
  6. Aqui "tiro o meu chapéu" ao Cláudio Anaia e sua equipa ao fazer este blogue que tanto aprecio e acompanho.

    Desta vez fala dos chafarizes ou fontes como quiserem, pois é algo que me preocupa bastante o facto de terem deixado de existir.
    Espero que seja assunto a discutir nas próximas eleições para bem de todos. Gostava de mostrar e contar aos meus filhos as minhas memorias do passado.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Na realidade, este blog tem abordado aqui alguns assuntos que devem despertar as mentes dos Ladoeirenses. Porque o povo do Ladoeiro tem demonstrado pouco interesse na defesa da sua/nossa identidade. Sendo o tema chafarizes, o que nos transporta para as fontes que ainda existem, nos campos e montes circundantes à freguesia, que a pouco e pouco, foram encerrando os acessos, com aramadas, portões e muros. Quando muitos desses acessos são caminhos públicos. Deixo aqui o meu alerta e denúncia. A artarquia terá que tomar as medidas adequadas, no sentido da população ter livre acesso a esses locais e provavelmente, terá até que fazer a sua manutenção.

    ResponderEliminar
  8. Meu caro Zé.
    A maioria das fontes que existiam nos montes, não eram pedradas e só os cuidados que lhes dispensavam a mantinha limpa de silvas e lodo.
    As pedradas ainda existem como por exemplo a Fonte dos Peixes,na estrada N240, mas os viandantes hoje passam demasiado depressa e não param.
    Quanto ás fontes dos montes, foram substituidas por furos artesianos e nem se dá por elas.
    De bens preciosos que eram no passado, passaram a
    coisas sem importancia que já ninguem sabe sequer onde ficam.Que é feito de vós fonte do Caixote, fonte dos Rolheiros, fonte do Codeço, fonte do Piolho, fonte do Urso, fonte do Pote, etc..etc!!?? Já ninguem sabe.
    Quanto a entrar pelo Monte de qualquer um á procura de uma fonte, falta-te para fazeres isso, um ingridiente que abunda pouco cá pelo Ladoeiro. Civismo.Vou-te dar um exemplo.
    A Fonte das Pias é um bem do Povo e como tal deveria ser tratado e conservado. Pois bem, a Fonte das Pias, não sei se chegaste a ver, foi arranjada, pintada, e decorada com dois vasos com flores.Bonito.
    Não interessa quem mandou fazer ou quem fez.Estava feito. Mas já não está. Os craveiros foram partidos e as flores e a terra foram usados para esfregar a tinta.Para emporcalhar a tinta e a fonte e o povo que tem no seu seio gente capaz de fazer estas habilidades.
    É por isso que as pessoas que moram nos Montes poem barreiras e entraves nos caminhos dos seus
    lares,com aramadas portões e muros como dizes.
    Mas isso, como compreendes não é para evitar que
    quem mora nos Montes assalte o respeitável bandalho que passa.

    ResponderEliminar