segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

“O dia em que o palco das estrelas foi a baixo”



O Blog do Ladoeiro, recebeu do nosso leitor João Gracio um email com o seguinte pedido de publicação.


Em 1994 o Ladoeiro foi presenteado com uma infra-estrutura sinónimo de cultura e de grande dimensão cultural. Foram vários os artistas que por ali passaram, desde os Delfins que foram a primeira grande banda a pisar aquele palco em 16/8/1994 no auge da sua carreira, seguiram-se Quinta do Bill, Roberto Leal, Íris, Xutos e Pontapés, GNR pela primeira vez no Concelho de Idanha-a-Nova… Fernando Mendes, Paulo Gonzo, Adelaide Ferreira penso que só faltou a grande artista Amália Rodrigues, palco este que serviu no inicio para vários eventos como bailes das várias comissões de festas, desfile de carnaval, passagens de ano entre outros, era um espaço central de cultura e lazer.

O Palco veio a baixo, a estrutura que tantos anos suportaram luzes, fogos de artifício, camarins das estrelas hoje está vergado perante a presença de um caixote do lixo, ao ver este triste cenário vêm me varias recordações uma delas o triste estado da Cultura do País, a crise que ultimamente afastaram os grandes artistas do Palco, as belas noites de verão que ali foram passadas, e estas recordações criam a curiosidade do que será o futuro do Palco, irá a baixo? Iremos ter o palco e volta? Pode-se construir um palco de novo actualizado, que se mantenha limpo e com mais utilidade anual com as novas exigências dos artistas?

É triste ver este cenário, ao olhar para a fotografia parece que a estrutura metálica tem a forma de um pano que cai sobre um palco que agora está esquecido sem a plateia sem as habituais luzes e a azáfama das festas que tradição já se perdeu no tempo.

Que se volte a fazer Luz, e o pano suba porque The Show Must Go On


14 comentários:

  1. Ainda gostava de saber como o Sr, Gonçalo Costa deixou isto acontecer. Grande presidentte da junta

    ResponderEliminar
  2. Será que é desta que terminam a obra??
    Irão aproveitar para terminar os camarins e casas de banho ou não.....
    Aguardemos pacientemente...

    ResponderEliminar
  3. Sr anónimo a queda do palco deveu-se ás condiçoes climatericas, felizmente nao aconteceu em dia de festa, a Junta será possivelmente com a camara os parceiros para que esta estrutura seja removida e o palco remodelado, junta não é de todo responsavel pelo facto de ter caido neve, ter havido ventos fortes e chuvas intensas.

    O mais importante agora é criar condiçoes para que as festas da páscoa sejam concretizadas já com o palco. O que os leitores acham melhor? criar uma estrutura totalmente nova, remodelar o palco ou deitar a baixo o palco e ano a ano alugar uma estrutura?

    ResponderEliminar
  4. em bom rigor a culpa não foi dele.....

    Vamos é ver quento tempo o palco vai demorar a arranjar

    ResponderEliminar
  5. "Ainda gostava de saber como o Sr, Gonçalo Costa deixou isto acontecer. Grande presidentte da junta"
    Em primeiro lugar, o PALCO é propriedade da CMIN.
    Em segundo lugar, já providenciei todas as diligências para que esteja em condições para as Festividades que se avizinham.
    Para terminar, não me lembro de andar a saltar encima do PALCO ou de ter feito uma reza a pedir NEVE!

    Gonçalo Costa

    ResponderEliminar
  6. A nostalgia que o texto transmite é algo que não me ocorreu até a data embora seja bem verdade que sem dúvida que é um dos palcos senão o palco com mais história do concelho de Idanha a Nova, e temos que ser optimistas e não ver só nas entrelinhas "faditas" de que o que passou deixa saudade e o que aí vem será terrível, quero acreditar que a natureza tenha pregado esta partida para que então tenhamos que erguer outra vez aquela estrutura e que por ali as gerações continuem a conviver muitos mais anos a fio...bem verdade é também que a estrutura danificada já deveria no mínimo ter sido removida ou algo deveria ter sido feito nesse sentido...e sem dúvida que se esta nova autarquia quer agradecer a confiança que o povo depositou neles não poderá deixar que este cenário se mantenha, mas aguardemos todos serenamente por no mínimo algumas palavras do que será solução por parte daqueles que lhes compete à resolução deste problema, e não quero nem por a hipótese que isto se prologará até à próxima festa da nossa terra, que pensado bem até nem está assim tão longe!

    ResponderEliminar
  7. Ai esta uma boa hipotese desta lista que ganhou a junta provar o seu valor se é k o tem, recontruindo o palco a tempo da festa de santa catarina.

    ResponderEliminar
  8. O topico que amavelmente os responsaveis deste blog fizeram chegar até vós tinham com intuito de todos nós recordarmos os belos momentos que ali se passaram ao longo de mais uma década, mas infelizmente e já se torna massador uvir criticas em vez de palavras de apoio e incentivo.

    A campanha politica já passou e o Ladoeiro mas sobretudo os ladoeirenses têm mais a ganhar se em vez de criticas dessem ideias e nostrassem por vós vontade de trabalhar e cooperar assim o Ladoeiro sai a ganhar, pelo que vejo e pelo que leio nos pseudo blogues por aí vejo que qualquer dia uma dor de cabeça passa a ser da competencia da junta.

    era bom que os anonimos saissem da toca da cobardia e desem a cara aí sim podem criticar, o anonimato é sinonimo de cobardia, pessoa inegume e analfabeta pois nem o nome sabe escrever por baixo.

    ResponderEliminar
  9. Ola venho dar aki uma sugestão, uma vez que o palco ruiu por causa da neve, e agora se falar em remodelação, ou de uma nova construção, acho que não só o palco devia ser reformado, mas tambem o formato das festas.
    A medida que os tempos mudam mudam tambem as mentalidades, e nos ultimos anos temos tido problemas em arranjar voluntarios que façam a grande festa do Ladoeiro, eu acho que deviamos fazer como algumas localidades do nosso país, nomeadamente Vilar Formoso, onde todos ajudam na festa, a vila divide se em "panhas", e essas panhas fazem os propios bares onde o consumo é gratuito. As panhas são grupos de amigos, que se juntam todo o ano para organizar jantares e eventos de modo a desenvolver o espirito de cada panha, e na semana da festa ha competição para ver qual foi a melhor panha.
    Não estou a querer dizer com isto que devemos fazer igual, mas devemos inovar. Por exemplo se a festa passar de 3 dias a uma semana, é bom mas não pode haver artistas todos os dias,nos dias em que não existixe uma grande atracção, a festa ficava ao cargo dos talentos da terra e do conxelho.
    Ou até se podia juntar o festival da melancia a festa tal como nas primeiras edições do festival.

    ResponderEliminar
  10. Em 1º lugar, se bem me lembro, o Palco foi construído com o suor e o trabalho de muitos festeiros que ao longo dos anos, deram o corpo ao manifesto ( uns mais que ouros ) para que o palco fosse uma realidade e para que, de uma vez por todas deixassem de ter que começar a trabalhar no palco semanas antes das festividades, fazendo o mesmo com a ajuda de andaimes (algumas vezes alugados) e madeira que, todos os anos tinha que ser comprada.
    Era um trabalho árduo e moroso, para se proporcionar conndições mínimas aos artistas que por cá passaram e que foram muitos e alguns até de renome internacional.

    A CMIN apenas disponibilizou o terreno.

    Em 2º lugar, se já foram providenciadas as diligências necessárias para ter o palco em condições para os festejos que se avizinham, fico bastante contente porque vejo que temos um presidente de junta que está atento.
    Mas, não faz a junta e a CMIN mais nada se não a sua obrigação. Afinal, é do POVO que levam os votos quando há eleições.
    Não pode ser só coçar para dentro como faz o macaco, também têem que mostrar boa vontade e mostrar que se preocupam com a nossa terra e com as gentes que cá vivem.

    Falei e disse.

    ResponderEliminar
  11. Senhor Presidente. Acho que o Sr. devia ser mais
    maduro e comedido na forma como presta esclarecimentos ao povo do Ladoeiro, independentemente do facto de o sr. ter ou não razão.Da mesma forma se espera que um cavalheiro com todas
    as habilitações que o sr. tem, não dê erros.Não é encima que se escreve.É em cima. Convem pedir a alguem que corrija o que escreve a fim de evitar estas barracadas.

    ResponderEliminar
  12. Concordo plenamente com o André, devemos inovar, e as festas têm perdido o fulgor de outros tempos é outra verdade, se calhar porque os tempos são outros e as pessoas já não dão o contributo que davam há 10 anos atrás, a minha sugestão seria fazer várias actividades ao longo do ano tendo em vista a angariação de fundos para a festa, em colaboração com as várias instituições que existem na nossa terra penso que se criaria uma verba bastante significativa para ajudar na organização das festas que sempre marcaram a história da nossa terra ... e falo por exemplo de torneios de futsal, de jogos tradicionais, entre outras actividades de lazer em que as pessoas estivessem entretidas e dessem o seu donativo para a festa, penso que não é assim tão difícil de concretizar e não ficar sempre ha espera que os fundos caiam do céu, é preciso é ter dinânima e apresentar ideias. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. O Francisco Marques tocou aquí num ponto muito interessante:
    Colaboração entre as várias instituições? Se podessem, comiam-se umas ás outras!
    Futsal? no futsal, aproveito para informar que:
    A prática do futsal acarreta custos. Custos esses que saem dos cofres da ACDL.( Dirigir um clube não é tarefa fácil e é de louvar quem dá o seu precioso tempo ao clube sem pedir nada em troca)
    Quando se realizam jogos no pavilhão, não é cobrada entrada ás pessoas que querem assistir mas, é colocado lá um cesto para que as pessoas possam contribuir com alguma ajuda para colmatar essas despesas e, grande parte das vezes, no final dos jogos nem um cêntimo lá se encontra.
    Vejamos então:
    Se as pessoas que vão assistir aos jogos(que não são muitas) no pavilhão, pouco ou nada dão, como é que vão contribuir para a festa?

    Mais, Jogos tradicionais ?

    Grande parte ( porque não podemos por tudo no mesmo saco)do povo do Ladoeiro só aparece quando há comes e bebes de borla!

    São é muito bons a criticar quem quer fazer e que faz alguma coisa por esta terra, isso sim.

    Falei e disse

    ResponderEliminar
  14. Boas, já há algum tempo que não vinha ao blogue até porque isto agora desde as eleições anda muito parado...De qualquer forma e mesmo sabendo que a resposta já vai tarde aqui para o senhor Teixugo D'olhão, uma pessoa que não dá a cara para falar não merece grande consideração, no entanto eu vou responder: Em primeiro lugar quando falei em futsal e jogos tradicionais foi a título de exemplo e não falei em ser A ou B a organizar agora diga-me quantas comissões de festas já viu a organizarem eventos deste tipo? Zero! Se partimos do pressuposto que as coisas não vão correr bem então mais vale irmos para uma gruta e não enfrentarmos os desafios do dia-a-dia, meu amigo dê a cara e apresente propostas!

    ResponderEliminar