João Antunes, presidente da cooperativa, contou à Lusa que «está a ser feito um esforço para comercializar o novo produto ainda neste Natal».
Cada caixa vai trazer uma dúzia de bombons que juntam chocolate negro e queijo de ovelha de cura prolongada.
O contraste de sabores «resulta num casamento que tem sido aprovado por especialistas em vários eventos», disse João Antunes.
O autor da «improvável união» foi o chefe Nélson Félix, na Escola de Hotelaria do Estoril, que desenvolveu o desafio lançado pela cooperativa aos estabelecimentos de ensino, de experimentarem o queijo em novos produtos.
Agora está na hora de passar dos testes à produção para o mercado: as instalações de Idanha-a-Nova vão receber equipamento onde os doces vão ser produzidos, enquanto se ultimam os registos necessários.
Numa primeira fase «pensou-se entregar a uma empresa exterior a produção e comercialização dos bombons, mas ficou decidido que será a cooperativa a fazê-lo, até porque, para além do equipamento a instalar, já tem um laboratório».
Seja qual for o resultado, o nascimento do novo produto «já é gratificante por duas razões: resulta de uma parceria com uma escola e sente-se a aceitação por parte de quem tem experimentado o produto».
Por outro lado, «é importante para a cooperativa mostrar que continua a ter capacidade para inovar».
Os bombons de queijo nascem numa altura em que arranca uma estratégia de internacionalização dirigida para o norte da Europa, Brasil e outros países de língua portuguesa.
Ao mesmo tempo, está a ser desenvolvida uma loja na Internet.
Como parte da estratégia, a Cooperativa de Produtores de Queijo de Idanha-a-Nova começou a participar em concursos internacionais e ganhou uma medalha de ouro à primeira tentativa.
A distinção foi para o Queijo Amarelo da Beira Baixa 'Sabores da Idanha', no concurso World Cheese Awards 2011 (Concurso Mundial de Queijos 2011), em Inglaterra.
Para João Antunes, a participação em concursos internacionais «é uma forma de a marca se sujeitar a uma avaliação externa e de ganhar credibilidade no mercado internacional».
Para além do queijo amarelo, o queijo de ovelha DOP de Castelo Branco é outro produto emblemático da cooperativa.
A estrutura reúne 20 associados do concelho de Idanha-a-Nova e de uma freguesia de Castelo Branco, Alcains, que produzem 300 toneladas de queijo por ano, numa unidade industrial com capacidade para processar o dobro.
Fonte : Lusa/ SOL
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