sexta-feira, 10 de maio de 2013

Idanha-a-Nova recebe festival de música «Salva a Terra» em Junho




A Quercus de Castelo Branco, o projecto musical Velha Gaiteira e o município de Idanha-a-Nova estão a organizar um Eco Festival de Música, o «Salva a Terra», que se vai realizar de 7 a 10 de Junho em Salvaterra do Extremo (Idanha-a-Nova).


Com este evento pretende-se incrementar os valores da solidariedade, do compromisso, da cooperação e do voluntariado tendo sempre como pano de fundo a conservação e defesa da Natureza.

Além dos concertos em diversos espaços, os participantes poderão usufruir de conferências, percursos interpretativos na natureza, workshops temáticos nas áreas do ambiente, música e danças tradicionais.
Esta iniciativa pretende angariar fundos para que o CERAS - Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo, projecto que decorre há já mais de 10 anos, adquira mais e melhores meios para recuperar um número crescente de animais selvagens que chegam até nós a necessitar de cuidados medico-veterinários e continue com a eficácia e eficiência que lhe é reconhecida
«Salva a Terra» é um festival bianual que vai na 3ª edição e que acontecerá dentro do Parque Natural do Tejo Internacional. As receitas obtidas revertem a 100% para o CERAS.

O Ceras funciona exclusivamente com trabalho voluntário desde 1998 e já recebeu mais de 1700 animais selvagens, contando com uma taxa de recuperação positiva de 60% de animais devolvidos à natureza.
O «Salva a Terra» é um Eco Festival 100% «Pro-Bono», no qual toda a organização, artistas, formadores, guias, e restante equipa trabalham de forma voluntária em prol da preservação de algo que é de todos nós: a biodiversidade.

O festival assume uma especial importância para o CERAS, pois o principal mecenas que suportava o trabalho do Centro, reduziu substancialmente o seu apoio anual.

Das boas práticas ambientais aplicadas no festival destaque para:

Sustentabilidade:
- O cariz ambiental e pedagógico das actividades desenvolvidas;
- O consumo de produtos locais na cantina do festival, dando naturalmente prioridade aos de produção em modo biológico;
- A não utilização de plásticos; promovendo o uso de caneca do festival e pratos reutilizáveis na cantina;
- A utilização de casas de banho secas no campismo;
- O envolvimento real da população da aldeia nas actividades do festival, nomeadamente através de workshops por si desenvolvidos e também a realização de concertos intimistas nos quintais das casas de Salvaterra do Extremo;

Mobilidade:
- Fomento da partilha de boleia e uso de bicicleta para chegar ao Salva a Terra;
- Sorteio de uma bicicleta de 2 lugares (tandem-Orbita) edição especial Salva a Terra, para quem comprar bilhete geral;
- Compensação das emissões e da pegada ecológica da organização, artistas, formadores, guias e restante equipa, através da plantação de árvores autóctones pelo projecto «Criar Bosques» da Quercus ANCN.

Programação 2013

Nesta edição contam-se 30 projectos musicais num total de  mais de 100 artistas, inúmeras actividades tão distintas como fazer pão de bolota, garimpar no rio, yoga, worshops de dança, percussão, percursos pedestres, banhos no rio, cinema documental e curtas metragens, entre muitas outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário