sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ponte da Monheca (video, fotos e histórias)







(Informação retirada do site oficial do geocaching!):
"Esta ponte, conhecida por Ponte da Monheca, tem a sua denominação oficial como A Ponte de Ponsul, em referência ao rio que atravessa. Situa-se na estrada N240 que liga Castelo Branco às Termas de Monfortinho e está "encravada" num belíssimo vale.
A flora local é dominada por oliveiras, mas a inclinação do terreno dificulta o uso que quaisquer instrumentos que facilitem a apanha da azeitona.
Este pequeno troço, que atravessa o vale, foi durante décadas famoso pelas suas 64 curvas (várias discussões se mantiveram sobre este número) e local de grande atracção, quando por ali passava o Rally TAP, nos seus tempos áureos.
Esta estrada, aquando da EXPO98, sofreu profundas obras que vieram tirar a piada toda ao trajecto, claro que a segurança aumentou. Ainda é possível encontrar vestígios da antiga e saudosa estrada, na orla da actual.O Rio Ponsul tem a sua nascente em Penha Garcia, corre em direcção a sudoeste, numa extensão de 82Km e desagua na margem direita do Rio Tejo, na localidade de Lentiscais (Malpica do Tejo).

A ponte da Monheca foi construida no reinado do Rei D.Luiz I, quando era Ministro da Obras Públicas António Cardoso Avelino. Teve o seu início de construção a 4 de Setembro de 1872 e a conclusão a 12 de Agosto de 1875. O Projecto e a Direcção da obra foram da responsabilidade do Capitão de Engenheiros A.M.d'A.C. Fidie.
A ponte foi despojada de algumas peças, como uns bancos de granito que existiam no tabuleiro e que alguns amigos do alheio entenderam levar para o "seu" jardim.
Recentemente a ponte sofreu obras de restauração donde resultou o alargamento do tabuleiro permitindo que actualmente seja possível o cruzamento de duas viaturas."

2 comentários:

  1. A criação deste blog é uma mais valia para a nossa terra.
    Aqui da França acompnho-o todos os dias.
    Um bem-haja para o Cláudio Anaia e o Rui, apesar de não conhecer nenhumm deles

    ResponderEliminar
  2. Duma maneira geral, as pessoas, incluindo as do Ladoeiro não sabem explicar porque (erradamente)
    se chama a ponte de Monheca.Não sabem porque de facto não é esse o seu nome. A ponte chama-se ponte da(s) Moinheca(s) nome que advem do(s) pequenos moinhos para moer o pão, que se situavam em seu redor e dos quais ainda restam vestigios,e que na época se chamavam de moinhecas.

    ResponderEliminar