quinta-feira, 26 de julho de 2012

Festival da Melancia ajuda negócios



A promoção dos produtos locais é uma das preocupações da autarquia de Idanha que no último fim-de-semana levou a cabo mais uma edição do Festival da Melancia numa das freguesias do concelho.

A oitava edição do Festival da Melancia que no último fim-de-semana teve lugar em Ladoeiro (Idanha-a-Nova) constituiu uma excelente oportunidade para melhorar os negócios naquela zona raiana. Não apenas o dos produtores daquele fruto de época estival, mas inclusivamente o dos 130 expositores de outros produtos regionais e artesanais que marcaram presença no certame.
De acordo com o que a organização do evento revelou ao Reconquista "marcaram presença neste festival cerca de 20 mil pessoas e ao longo do mesmo foram transacionadas aproximadamente 40 toneladas deste produto". Armindo Jacinto, vereador na Câmara de Idanha, enfatiza a questão das vendas: "desde que este festival foi criado que as vendas têm vindo a crescer e isso aconteceu de novo, apesar da conjuntura de crise que atravessamos... passou por aqui muita gente e efetuaram-se muitos negócios, tanto por parte dos produtores como dos expositores que estiveram presentes e isso vem dar ainda mais força a esta nossa aposta".
Já na abertura do mesmo o presidente da Câmara de Idanha tinha reforçado essa ideia. Álvaro Rocha referiu no final da tarde de sábado que "a autarquia tem apostado forte neste tipo de iniciativas um pouco por todo o concelho, porque fazemos isto com as pessoas e pelas pessoas. Neste caso concreto a melancia é um produto de alta qualidade e merece todo o esforço que temos efetuado". Gonçalo Costa, o presidente da Freguesia, seguiu na mesma linha e lembrou que "este ano a área coberta do festival para expositores e restauração aumentou".
Para além do produto em si, provas de sumo, compotas e outras iguarias de melancia estiveram à disposição dos visitantes. Foi também nessa tarde que se procedeu à atribuição do prémio da melancia mais pesada do certame, que este ano foi apresentada pela produtora local Ana Pires Almeida, com um fruto de 16,930 kg.
Ainda no sábado, o festival incluiu uma muito animada garraiada, integrada nas Festas de Santo Isidro e Santa Catarina de Sena, e uma noite de fados.
No domingo, um workshop sobre a cultura da melancia e a habitual animação de rua que já acontecera na véspera, deu continuidade a um programa recheado de muitos motivos de interesse, entre os quais música e folclore. 
Outro dos momentos altos desta iniciativa foi o também já habitual concurso de esculturas em melancia que este ano foi arrebatado pela albicastrense Dora Martins. Também de Castelo Branco foi o segundo classificado, Artur Salgueiro, tendo o terceiro lugar sido dividido por Francisco Francisco (Covilhã) e Rui Sequeira (Coimbra).

Fonte : José Júlio Cruz - Reconquista

Sem comentários:

Enviar um comentário