quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ladoeiro: Fim-de-semana com melancia



A Câmara de Idanha-a-Nova realiza, a 21 e 22 de Julho, no Ladoeiro, mais uma edição do Festival da Melancia. A iniciativa reúne anualmente milhares de pessoas naquela freguesia do Concelho de Idanha-a-Nova e permite aos produtores apresentarem um dos frutos mais emblemáticos da zona raiana.

O Festival será inaugurado às 17 horas de sábado, com provas de sumo, compotas e outras iguarias de melancia. Será também nessa tarde que se procederá à pesagem para a atribuição do prémio da melancia mais pesada do certame, e animação de Rua com os grupos Velha Gaiteira e de Percussão Toc & Ródão.
Ainda no sábado, o Festival inclui uma garraiada, integrada nas Festas de Santo Isidro e Santa Catarina de Sena, e a atuação dos grupos Glória de Aveiro e Alafum. O sábado é encerrado com uma noite de fados, o qual tem a participação dos fadistas Rita Inácio, Valéria Gonçalves. A noite de fados terá ainda a participação do Grupo de Fados de Coimbra do ISEP (com as vozes de Alexandre Pereira, Rui Aziago Marques [Ruca], as guitarras de Luís Sereno e João Rocha Pinto, e as violas de José Roberto e André Alves).

No domingo, as atividades do Festival começam bem cedo, com o passeio pedestre "Pelos campos da Melancia" (8H30). Para as 12horas está agendado um workshop sobre a cultura da melancia, o qual contará com a presença de João Paulo Carneiro (ESACB), José Lavado (DRAPC), Fernanda Delgado e Diana Soares (ESACB), e João Pereira (Terraprojectos).

O festival abrirá ao público às 13 horas, com jogos tradicionais e medievais, jogos com melancia, exposição de máquinas agrícolas e as tradicionais tasquinhas. Durante a tarde haverá animação de rua, com o grupo Raia dos Sonhos. Será também na tarde de domingo (15H30) que atuarão os ranchos folclórico do Ladoeiro (sénior e infantil) e os grupos Tock'Avacalhar, Ecos de Libera (sevilhanas e fandango - 18H00) e Ciranda (19H30).

Um dos momentos altos do festival é o concurso de escultura em melancia, o qual tem início às 17H00.

Fonte: Jornal Reconquista

1 comentário: