terça-feira, 6 de outubro de 2009

10 Perguntas aos Candidatos a Presidente da Juta de Freguesia do Ladoeiro 2009


Hoje trazemos o João Nunes Marques, 33 anos e solteiro . Candidato pelo Partido Social Democrata.

Agradecemos a todos a disponibilidade para responder a este questionário

1) O que levou a candidatar-se a presidente da Junta de Freguesia do Ladoeiro?

A ambição, a vontade e o sonho que comanda a vida de ver o nosso Ladoeiro voltar a crescer, sair do “pântano” de ideias em que se encontra, pois estou cansado de ver os jovens partir, o desemprego a aumentar, os idosos cada vez mais isolados, as ruas sujas e desertas, a inexistência de uma estratégia para combater esta forma lenta em que o Ladoeiro vai morrendo. A minha candidatura é um grito de revolta contra esta situação, é querer devolver ao Ladoeiro prosperidade, segurança, empregabilidade, em suma, uma vida condigna para todos os ladoeirenses. Fazer do poder político um instrumento para por o Ladoeiro em movimento e voltar a ver alegria no rosto de um povo que sempre lutou de sol a sol para ter a seriedade que o caracteriza.

2) Se for eleito qual a primeira medida que vai tomar?

Delinear o orçamento da Junta de Freguesia com base nas necessidades de todas as entidades empregadoras da freguesia, nomeadamente agricultura, construção, comércio, restauração, associações de índole diversas, já existentes, com as quais mantenho um contacto permanente e outras que possam vir a ser criadas.

3) Qual a grande diferença entre si e os outros dois candidatos ?

A pretensão de ver o Ladoeiro no caminho do desenvolvimento, com a proposta de um projecto sustentado, credibilizado por uma equipa dinâmica e disponível para o concretizar.

4) A piscina era um investimento prioritário para a nossa aldeia? Qual a sua opinião?

Sim, desde que pudesse ser utilizada o ano inteiro, porque só há uma piscina coberta em todo o concelho. Existindo no Ladoeiro, um Centro de dia e Lar de Idosos, um Jardim de Infância, Creche e Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, associações desportivas e uma população numerosa, entendo que a Piscina, a funcionar todo o ano poderia ter mais-valias, nomeadamente a criação de postos de trabalho e mais valências com a possibilidade de se realizarem para todas as idades, aulas de natação, hidroginástica, hidroterapia, entre outras.

5) Sabendo que a relação com o executivo camarário é fundamental, como avalia o mandato que agora termina?

Na condição de futuro Presidente da junta de Freguesia do Ladoeiro, o meu primeiro e principal compromisso é o de representar os interesses do Povo, estando inteiramente disponível para trabalhar com qualquer executivo camarário e com todas as instituições, reforçando deste modo uma posição neutra e cordial com todos os centros de decisão.

6) Tendo em consideração que a nossa terra é uma região agrícola e que estamos nessa área atravessar uma grande crise. O que propõe para mudar o estado de coisas?

O Ladoeiro é detentor de uma população com força de trabalho notável e respeitável ao longo da nossa História. Fico triste por ver o estado em que a nossa Agricultura se encontra, isto é, campos por cultivar e maquinaria agrícola parada, desemprego e como consequência um abrandamento de todos os outros sectores económicos.
Na minha opinião, é urgente voltar a cultivar, a criar emprego e a gerar riqueza, definindo estratégias para a implementação de medidas que visem o apoio ao associativismo e cooperativismo em articulação com a Câmara Municipal, Ministério da Agricultura e Comunidade Europeia.

7) O que acha de ver o Ladoeiro cada vez mais na Blogoesfera?

Desde que haja elevado sentido de responsabilidade na coordenação dos Blogues e a capacidade de opinar por parte dos bloguistas, respeitando todos os valores de quem vive em sociedade num estado Democrático de Direito, podem estes contribuir para o engrandecimento de uma freqguesia, pois transportam a sua realidade aos quatro cantos do mundo, através da Internet, podendo fazer desta forma, um trabalho jornalístico notável e simultaneamente proporcionar aos cidadãos a possibilidade de expressar a sua opinião sobre as mais variadas matérias.

8) Qual a critica mais injusta que lhe fizeram?

Ser pouco comunicativo com a população idosa. Situação que considero injusta, pois recordo com saudosismo as minhas vivências com os idosos nos Jogos Tradicionais, entre estes destaco a Sueca, o Jogo das Damas e o Jogo da Malha…A sabedoria popular que faz parte da minha formação de vida, facto que devo aos idosos do Ladoeiro e que permite compreender a sua forma de pensar e de sentir a vida. O Fado, tão enraizado pela minha família no Ladoeiro, de uma forma respeitosa pela simplicidade que nos caracteriza e me identifica com toda a população.

9) O que acha da Regionalização?

Sou a favor da Regionalização, desde que geograficamente, esta seja feita do Litoral para o Interior. Desta forma, podemos aproximar do Interior, os centros de decisão e consequentemente captar investimento, fomentar emprego, atrair e fixar os jovens, gerar riqueza, diminuir a burocracia nos serviços estatais por forma a que este processo da Regionalização promova a igualdade de oportunidades.

10) O que nunca faria para conquistar um voto?

Prometer aquilo que não posso cumprir, pois no final do mandato quero ter dignidade para olhar os Ladoeirenses de cabeça erguida e com o sentido de dever cumprido.

11 comentários:

  1. Parabéns João Marques! Sempre lhe reconheci os valores nobres de um ser humano, aproveito para publicamente o felicitar pela forma séria como aborda as questões, mostrando possuir profundo conhecimento das mesmas. Aos demais candidatos desejo trabalho, pois a sorte é fruto de trabalho e o João Marques é uma pessoa que sempre honrou os seus compromissos com trabalho e seriedade. Caro João, faço votos de um bom resultado,pois tem consigo pessoas muito competentes e capacitadas para desenvolver o Ladoeiro, desde a Educação à Agricultura, da Saúde à Cultura. Excelente programa para uma excelente equipa!
    Força Ladoeirenses, não desperdicem esta oportunidade!

    Respeitosos Cumprimentos!

    J.L. Silva

    ResponderEliminar
  2. Ola venho hoje aqui manifestar o meu apoio e apresso por esta lista, não só por ter conhecidos e amigos la como também e principalmente pelas propostas e ideias apresentadas.
    Acho que esta lista sim pode trazer algo de novo ao Ladoeiro, pois o que é preciso e gente com vontade de fazer algo por esta terra e esta lista tem esse tipo de pessoas.

    ResponderEliminar
  3. Depois de ler as repostas às 10 perguntas de todos os candidatos à Junta de Freguesia do Ladoeiro, independentemente das amizades que possam existir entre as pessoas, porque será que só uma é que não tem ideias, não tem visão e muito menos ambição, para o bem estar dos Ladoeirenses?
    Definitivamente agora já sei em quem não vou votar.

    ResponderEliminar
  4. Cantas bem mas não me alegras.
    E assim que se devia chamar esta candidatura.
    O PSD , agora pela voz do João Nunes vem falar de ideias e propostas que recusou em apresentar aquando eleito há 4 anos e recusou negando o mandato para qual foi eleito pelo o povo.
    Todos sabemos que o João Nunes não tem nada a ver com o nosso povo é uma pessoa antimpatica que não dialoga e conversa com poucas pessoas.
    Muitas vezes me questiono por onda está malta da sua lista durante o resto dos 4 anos.
    O Gonçalo e a sua equipa são pessoas que vivem a nossa aldeia e a sua vitória é certa.
    Domingo façam como eu, voto PS.

    ResponderEliminar
  5. Após a leirtura atenta das respostas dadas pelos candidatos á junta de freguesia do Ladoeiro, faço a seguinte leitura:

    Gonçalo Costa, jovem muito crú no que diz respeito a politica, 4 anos como vice presidente na junta do Ladoeiro mas que, não se vui nada que tenha feito durante estes anos a não ser, receber os honorários no final do mês. A ausencia de idéias mantem-se e, as decisões que eventualmente irá tomar, serão tomadas em consonância com o seio familiar.

    Se vganhar estas eleições, será porque mais de metade dos eleitores da nossa terra, são pessoas idosas e algumas nem sabem ao certo em quem votam. (no boletim de voto não vem a fotografia dos candidatos)

    Pedro Rego, Jovem que gosta de se mostrar mas que, gosta muito de lavar roupa velha em público. O que não lhe fica nada bém. Tem algumas ideias mas duvido muito que as consiga por em prática.

    Não acho que tenha perfil para ser nosso presidente.

    Nas eleições, não deve chegar muito longe.

    João Marques, Jovem dinâmico, com ideias e boas propostas para a nossa terra, será possível concretizar algumas, ouras nem tanto. Com alguma experiencia no que toca a política, tem fomentado a boa educação e o companheirismo nos jovens que treina, no clube da nossa terra, a ACDL.

    Penso que será o João, o candidato mais indicado para ser o nosso presidente.
    Mas como já frisei anteriormente, o João só não ganha porque os boletins de voto não teem as fotografias dos candidatos.

    Parabens pelo trabalho prestado neste blog. O que fazem aquí, chama-se serviço público.

    Continuem assim.

    ResponderEliminar
  6. Caro João de 4 de Outubro de 2009 9:30: Onde está a equipa do PSD nos ultimos 4 anos?! Basta ir às assembleias de freguesia que até são abertas a quem quiser assistir, para saber.
    Quanto à antipatia o meu amigo tem que se decidir; então primeiro acusam as pessoas de fazer politicas nos cafes e depois acusam as pessoas de falarem pouco e nao serem simpaticas e agora eu pergunto: como se pode fazer politica em cafes se nao se for uma pessoa simpatica e comunicativa?! Bem decida-se meu amigo! Outra barbaridade o Gonçalo vive na nossa aldeia e vai-se a ver se calhar os outros candidatos nao vivem ca! Pela conversa quem ler ate parece que sim! Sim e nisso doulhe a razão enquanto as pessoas continuarem com medo de levarem porrada da mao fechada e continuar a votar em simbolos e nao em propostas e pessoas competentes aí, nesse caso, o PS nunca deixará de ganhar mesmo que o candidato fosse o nosso coveiro Mário com o distinto respeito que merece da minha pessoa.

    ResponderEliminar
  7. João Marques revela pela sua postura,quer pela forma como responde a este quetionário, quer pelo seu Manifesto Eleitoral, que está com os pés assentes na terra.
    Nunca votei na direita, mas desta vez o meu voto para a Junta vai ser no João e na sua equipa, porque penso que seja qual for o próximo presidente da câmara, eles vão saber como pressionar para fazer o Ladoeiro sair desta sombra negra que se abate sobre todos os que cá vivemos!
    Chega de medos e de ameaças de quem diz que se vai embora. Só se vai embora do Ladoeiro quem precisa ou quem cá não faz falta, por isso faço um apelo a todos os meus amigos PS, VOTEM PSD para a Junta nas próximas eleições do dia 11.

    Cumprimentos a todos os conterrâneos

    ResponderEliminar
  8. Parabéns a esta equipa e às pessoas que nela acreditam. Apesar de estar à distância, sei que a dinâmica que as pessoas estão a colocar nesta campanha é deveras positiva. Julgo nunca haver tanto empenhamento e vontade de alguém para lutar pela nossa freguesia. A minha familia está surpreendida com a forma com estas pessoas estão a trabalhar em prol do Ladoeiro. Domingo, eu juntamente com a minha familia vamos votar pela primeira vez no PSD, por acreditarmos que a lista do PSD é a mais capaz, mais esclarecedora e mais dinâmica para lutar pelo Ladoeiro.

    Parabéns à lista do PSD

    Cumprimentos a todos os amigos e conterrâneos do LADOEIRO

    ResponderEliminar
  9. Votem Pedro Rego no dia 11.
    Podem meter os outros dois candidatos no mesmo palanque, pois não chegam aos calcanhares do candidato do CDS.

    ResponderEliminar
  10. Só se por serem mais baixos(em altura ) que o Pedro Rego , afinal quem o que é que este Sr. fez pelo Ladoeiro .
    Tenha tino.....

    ResponderEliminar
  11. Quero expressar o meu apoio à lista do PSD. Acredito que é a melhor equipa para servir o Ladoeiro. Se me permitem, deixo uma palvra de apreço à Enf. Paula pela forma enérgica e empenhada como luta pelos ideais e acima de tudo pelo futuro dos seus filhos. É uma excelente profissional, que não mistura a sua profissão como forma de arranjar votos, nem condiciona quem quer que seja para obter votos. O João Marques, a Enf. Paula Batista e o Nuno Lameiras são neste momento as melhores pessoas para dirigir de forma competente a Junta de Freguesia. Parabéns à juventude que acompanha esta lista e à força demonstrada nesta campanha.

    Dia 11, vou votar PSD.

    Eu acredito num Ladoeiro em Movimento.

    ResponderEliminar