sábado, 2 de março de 2013

Tradições Quaresmais são cartaz turístico




“As tradições Quaresmais do concelho de Idanha-a-Nova são um verdadeiro produto turístico” a afirmação é de Armindo Jacinto, vereador da cultura da autarquia Idanhense.
Nos últimos anos a autarquia tem apostado na preservação, recolha e promoção de todas as tradições da Quaresma, e tem lançado anualmente uma agenda, que ajuda os interessados a acompanhar as iniciativas.
“Tem sido realizado um trabalho de investigação, que tem incentivado as freguesias a preservar as suas tradições, e isso cria autoestima nas populações” afirma Álvaro Rocha , presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.
O período que vai de fevereiro a maio, é no concelho de Idanha-a-Nova, um período muito rico em tradições religiosas, é com o objetivo de preservar as tradições que nos últimos anos tem sido realizado um levantamento fotográfico e em filme das tradições, “muitas únicas em todo o país” diz António Catana investigador que tem dedicado os últimos anos a realizar este levantamento.

Catana destaca a “sensibilidade” que a autarquia de Idanha-a-Nova tem demostrado para esta questão, “é uma sensibilidade fora do comum, que tem permitido realizar este trabalho”.
O tema para a Agenda dos Mistérios da Páscoa deste ano é o “belo cântico ou canto penitencial da Senhora das Dores”. Um cântico entoado à capela, sem o acompanhamento de qualquer instrumento, e que ainda se canta em Monfortinho, Termas de Monfortinho, Alcafozes e Monsanto, embora com variação da melodia, do número e do teor das quadras de umas para outras povoações.

Fonte : Diario Castelo Branco Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário