terça-feira, 19 de março de 2013

Medelim celebra “Páscoas Judaica e Cristã”



A aldeia de Medelim, concelho de Idanha-a-Nova, acolheu no passado fim de semana um encontro inédito entre as culturas cristã e judaica. As tradições pascais das duas religiões foram o mote para promover a riqueza do património local.


Afirmar a autenticidade do património cristão e judaico de Medelim, freguesia onde é evidente o encontro das duas culturas, é o intuito da Câmara de Idanha-a-Nova que, no fim de semana, promoveu uma festa dedicadas às tradições pascais.
Embora os traços da presença judaica e cristã sejam comuns a todo o concelho de Idanha-a-Nova e vários pontos da Beira Interior, Medelim, a ‘aldeia dos balcões’, destaca-se por “manter preservado todo um património que é exemplar da convivência entre ambas as culturas”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, durante o evento.

Armindo Jacinto realçou que a Rua da Judiaria, que evoca a memória da colônia judaica que habitou Medelim – e onde hoje são vendidos produtos Kosher – é um dos motivos de interesse da aldeia, que quer atrair parte das cerca de “75 mil pessoas da comunidade judaica que vêm à Beira Interior conhecer o seu patrimônio cultural”. O objetivo é que estes turistas, oriundos de diferentes pontos do mundo, “descubram Medelim, percebam que aqui há uma oferta integrada, que é não só o patrimônio edificado, mas também o alimentar e cultural”, acrescenta o autarca.
Armindo Jacinto adiantou ainda que a Câmara de Idanha-a-Nova tem realizado um “profundo trabalho de investigação”, com arqueólogos e historiadores, que irá permitir “produzir conhecimento útil para a promoção turística do concelho”.

Fonte : Diário Digital Castelo Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário