quarta-feira, 27 de março de 2013

“Mistérios da Semana Santa em terras de Idanha” em Sevilha



A exposição “Mistérios da Semana Santa em Terras de Idanha” está patente até 2 de abril no Consulado de Portugal em Sevilha. Este evento resultou de um acordo de cooperação entre a Progestur Associação para a promoção, gestão e desenvolvimento do turismo cultural português e a Fundação Luso-Espanhola.

Esta iniciativa em parceria com o Consulado de Portugal em Sevilha, permitiu reunir história, património cultura e promoção turístico-cultural entre os mais de 300 convidados, dos quais destacamos diversas entidades da esfera política, económica e social como o presidente da Fundação Luso-Espanhola, a vice-alcaldesa e vereadores do Ayuntamiento de Sevilha, associações empresariais da Andaluzia, dirigentes das Irmandades e Confrarias da Semana Santa, elementos de vários corpos diplomáticos, o Turismo de Albufeira, agências de viagem.

Na inauguração, a Progestur para além de divulgar o património imaterial desta região, promoveu ainda uma degustação de produtos portugueses à responsabilidade da premiada chef Diva do restaurante “ A Eira”, onde foram servidas mais de 24 “tapas” aos convidados.

Dos produtos destacam-se os beirãos, como os “borrachões”, típicos de Idanha-a-Nova, as papas de carolo e os queijos da Cooperativa de Idanha, para além das conservas Nero, do Sabor Serrano, dos vinhos da Adega Cooperativa da Granja Amareleja, do vinho do Porto, do ananás dos Açores ou do vinho verde e da broa de Amarante. A animação ficou a cargo da viola beirã por Miguel Carvalhinho.
Em Idanha, as festividades são de uma considerável originalidade em termos mundiais, diferentes nas 17 freguesias, todas elas únicas e de grande beleza, apresentando-se num ambiente não só de fé mas também com influências de rituais pagãos, judaicos ou mesmo Templários.

A exposição “Mistérios da Semana Santa em Terras de Idanha” ficará patente até dia 2 de Abril no Consulado de Portugal em Sevilha. O local de acolhimento da exposição está instalado no antigo pavilhão português da exposição de Sevilha de 1929, um espaço histórico e emblemático de uma das zonas mais importantes desta localidade andaluza.

Fonte : Diário Digital de Castelo Branco 

Sem comentários:

Enviar um comentário