sexta-feira, 19 de março de 2021

Unanimidade da Assembleia Municipal exige que Governo aumente efetivo da GNR

 

A última Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova aprovou por unanimidade duas Moções, da bancada do PS e da bancada do PSD/CDS-PP, que contestam o encerramento temporário dos Postos Territoriais da GNR do concelho e defendem o aumento do número de efetivos e melhores condições para as forças de segurança. "Embora se esteja a efetivar a reabertura dos Postos Territoriais da GNR do concelho de Idanha-a-Nova, suspensos temporariamente por causa da pandemia (Ladoeiro, Rosmaninhal e Monsanto), o aumento do número elementos será essencial para evitar que situações destas voltem a acontecer", lê-se na nota de imprensa enviada a comunicação social.

O Presidente da Câmara Municipal, afirma que “a nossa discordância em relação ao encerramento temporário dos Postos da GNR foi total e já manifestámos a nossa posição ao Governo. Estaremos sempre atentos à situação e continuaremos a pedir mais elementos da GNR para o concelho de Idanha e a disponibilizar condições para que os postos estejam abertos”, refere Armindo Jacinto. As Moções foram aprovadas na Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova, serão enviadas para o Comando Geral da GNR, para o Comando Distrital da GNR de Castelo Branco e para o Ministro da Administração Interna. 
Já o Presidente de Junta de Freguesia do Ladoeiro, Gonçalo Costa, declara na nota de imprensa que "o encerramento dos Postos da GNR provoca grande descontentamento na população e aumenta o sentimento de insegurança.

Apesar de vivermos tempos excecionais, devido à existência de uma pandemia, não pode o Estado abandonar o seu território e deixar as populações ao sabor da sua sorte, principalmente em territórios de baixa densidade e com população envelhecida”, refere o autarca ao apresentar a Moção do Grupo Municipal do PS. 

A Moção defende a reabertura urgente dos Postos Territoriais da GNR encerrados no concelho de Idanha-a-Nova, bem como o aumento do número de efetivos e o alargamento do horário de funcionamento para que esta situação não se volte a repetir. Também a Moção apresentada pelo Grupo Municipal do PSD/CDS-PP, através de Paulo Rodrigues, reuniu unanimidade. O documento insta “o Ministério da Administração Interna e o Comando Distrital da GNR a dotar todos os postos de territoriais dos meios humanos, infraestruturas e equipamento necessários ao seu funcionamento e ao exercício condigno das suas funções junto das populações do concelho de Idanha-a-Nova”.

Sem comentários:

Enviar um comentário