Já se encontra em rescaldo e vigilância o incêndio que deflagrou ao início da tarde, desta terça-feira, dia 28, em Carvalhal, no concelho de Idanha-a-Nova. O fogo foi dado como dominado cerca das 18H00, como refere o comandante distrital operacional (Codis), do Comando Distrital de Operações de Socorro, de Castelo Branco.
Combateram o incêndio 188 elementos, apoiados por 60 veículos e sete meios aéreos (quatro aviões anfíbios, um helicóptero pesado, um outro médio, vindo de Espanha e um ligeiro, da Afocelca.
Rui Esteves afirma ao Reconquista que o incêndio se desenvolveu numa zona com grandes dificuldades para o combate, num declive acentuado, num vale encaixado. O incêndio consumiu uma área de pinhal adulto e eucaliptal, com muita manda morta.
Recorde-se que o alerta para o fogo foi dado pelas 13H00 e uma hora depois apresentava uma frente ativa. Para o teatro de operações foi mobilizado o Veiculo de Planeamento, Comando e Comunicações (VPCC), e o posto de comando ficou instalado em Fonte Fria.
Pouco depois das 15H00, o fogo apresentava duas frentes ativas e foi necessário chamar um Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) da Guarda, para auxílio ao combate.
Fonte : Jornal Reconquista
Sem comentários:
Enviar um comentário