quarta-feira, 4 de novembro de 2009

IDANHA A VELHA : Festival de Pão, Bolos e Tradições


A aldeia histórica de Idanha-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, vai ser palco para o Casqueiro 2009, o primeiro Festival de Pão, Bolos e Tradições, que vai decorrer nos dias 6, 7 e 8 de Novembro.

Esta iniciativa, que incluirá ainda animação musical, é promovida pela Liga dos Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha que tem como objectivo despertar memórias e reavivar tradições.
Segundo a organização, “o forno comunitário existe há décadas mas são já poucas as mulheres da nossa aldeia que o usam para fazer o pão e os bolos tradicionais”. Por esta razão, “convidámos algumas “padeiras” de Idanha-a-Velha e de outras aldeias do Concelho para que durante todo o fim-de-semana o forno funcione com várias cozeduras por dia”.

Ao longo de dois dias, os visitantes poderão acompanhar todo o processo, desde o amassar até á cozedura, saboreando no fim os deliciosos produtos regionais que sairão quentinhos do forno.
No Domingo de manhã é a vez de as crianças “meterem mãos à massa” e aprenderem de uma forma lúdica como se faz o pão.

Mas nem só de pão e bolos se faz o Casqueiro 2009. Nas noites de 6 e 7 de Novembro irão decorrer espectáculos culturais na Sé Visigótica de Idanha-a-Velha, um espaço de excelência para despertar emoções.

Durante o evento estarão também presentes nas ruas da aldeia artesãos e expositores, representações das aldeias do Concelho, que apresentarão o seu trabalho e o que de mais delicioso tem a charcutaria e doçaria da região.

Animação de rua, música, magusto, jogos tradicionais, brincadeiras para as crianças, acompanhadas de gastronomia, numa das aldeias históricas do nosso país, detentora de um extraordinário património arquitectónico e cultural, são os condimentos que complementam a festa da primeira edição do Casqueiro.

SEXTA-FEIRA:

21h30m – Teatro na Sé: “A minha família” de Carlos Liscano – Grupo Ajitar e Companhia Cães à Solta

SÁBADO:

10h30m – Bombos da Erada que percorrem as ruas no centro da aldeia
10h30m – Abertura do forno comunitário
10h30m – Abertura dos expositores do pão, bolos, artesanato e produtos regionais
14h00m – Animação de Rua
15h00m – Inauguração oficial do Festival com a presença do Sr Presidente da CMIN e Srs Presidentes de JF do Concelho
15h30m – Lançamento do projecto AUDIO-GUIA – Idanha-a-Velha (a confirmar)
16h00m – Bombos da Erada
16h30m - Magusto
21h30m – Comcordas – Sé

DOMINGO:

10h30m – Abertura do forno comunitário – Workshop para crianças
10h30m – Abertura dos expositores do pão, bolos, artesanato e produtos regionais
14h00m – Animação de Rua
15h00m – Insufláveis para as crianças/pintura de caras
15h00m – Jogos tradicionais (Jogo do Burro, Malha, etc)
18h30m – Encerramento do Festival

1 comentário:

  1. Eu estive lá!!!!!
    Muito bom, trouxe bom pão de Penha Garcia e bom chouriço de Penamacor e ainda comi umas belas castanhas assadas!!!!! E oferecidas pela organização. Faz falta este tipo de eventos para podermos usufruir mais vezes das delicias regionais!

    ResponderEliminar