sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Tradição Oral debatida amanhã na Idanha


A vila de Idanha-a-Nova recebe este sábado o encontro “Cidades de Tradição Oral”. Esta é uma iniciativa no âmbito do projecto Oralidades e que decorre a partir das 9H30, no Fórum Cultural.

O projecto Oralidades surge ao abrigo do Programa Europeu Cultura 2007 / 2011 e envolve os municípios de Évora, Idanha e Mértola, em Portugal, Ourense, em Espanha, Ravenna, na Itália, Birgu, em Malta e Sliven, na Bulgária. Este programa consubstancia a união de todas estas localidades num vasto programa de cooperação e intercâmbio cultural.

Os objectivos primordiais passam pela promoção do diálogo intercultural e pela circulação de manifestações culturais entre os parceiros envolvidos, tendo por base a dimensão e o papel das oralidades nos territórios do sul da Europa.

De resto, Idanha-a-Nova tem participado em diversas iniciativas deste programa, conjuntamente com todos os outros municípios. Recorde-se que, por exemplo, o Grupo Saca-Sons, da Zebreira, deslocou-se a Orense, para apresentar o seu trabalho e foi também já lançado o livro “Antologia de Contos Populares”.

Neste encontro vão estar em cima da mesa temas da tradição oral, sendo apresentado o Centro de Recursos da Tradição Oral, de Évora, que é a líder do projecto e conta-se com a presença de diversos especialistas de todos os municípios envolvidos, para cada um dar um aporte a este projecto. De Portugal participam Rui Guita, de Mértola, Rui Arimateia, de Évora, e Paulo Longo, de Idanha.

Luis Carmelo e José Alberto Sardinha são outras das presenças a contribuir para este debate, onde serão abordados, ainda, temas como os contos populares, histórias da vida, música tradicional, poesia popular, entre outros.

Fonte : Jornal Reconquista

Sem comentários:

Enviar um comentário