quinta-feira, 9 de julho de 2009

Boas noticias : Idanha-a-Nova quer ser candidata a património da humanidade


"Cantos e tradições pascais de Idanha-a-Nova são únicos e foram conservados ao longo de muitas centenas de anos", defende presidente da autarquia"

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova está a estudar uma candidatura do concelho a património da humanidade, disse hoje à Agência Lusa o presidente da autarquia, Álvaro Rocha.

"A candidatura está em fase de estudo juntamente com a Universidade de Coimbra", explicou o autarca."Primeiro vamos orçamentar todo o trabalho, que vai ter por base as tradições pascais e abarcar o nosso património, em termos edificados e humanos", acrescentou.Segundo Álvaro Rocha, "os cantos e tradições pascais de Idanha-a-Nova são únicos e foram conservados ao longo de muitas centenas de anos". "São um património imaterial e genuíno, que passou de geração em geração", considerou.

Algumas das tradições pascais que perduram tiveram origem pré-romana, juntando-se com outras contemporâneas. O Terço dos Homens, as Procissões Corridas e dos Sete Passos são manifestações espontâneas da população nas freguesias raianas.Há ainda o Lava-pés pelo Provedor da Misericórdia, os Santos Passos e momentos marcantes da história da Páscoa cristã, como o Descimento da Cruz, o Santo Sepulcro, a Ceia dos Doze ou o Queimar das Cinzas em Sábado Santo."Somos um concelho muito grande em que as santas casas da Misericórdia tiveram um papel muito forte na preservação de todas estas tradições", realçou Álvaro Rocha.Para além da preservação das tradições mais genuínas, o autarca vê na possibilidade da candidatura "mais um trunfo turístico"

A nossa Opinião

Parabéns Sr. Presidente, mas .......

Esta é sem dúvida uma boa notícia.
Peca por tardia, mas como diz o povo “mais vale tarde do que nunca” e cheira muito a uma jogada eleitoralista…… mas não deixo aqui de saudar a atitude da nossa Autarquia por querer dar a conhecer as riquezas e tradições deste grande povo do Concelho de Idanha a Nova .
Esperemos que esta seja uma nova viragem e forma de fazer politica dos nossos eleitos e que se comece a potenciar e valorizar mais este lindo concelho.
Se assim for, este blog esta totalmente disponível para colaborar com a nossa Câmara e forças vivas da nossa região.

Cláudio Anaia

4 comentários:

  1. Sr. Cláudio é esta nova atitude de critica construtiva que esta terra precisava há muito tempo. Força ! Viva o Ladoeiro !

    ResponderEliminar
  2. As candidaturas às eleições autárquicas marcadas para 11 de Outubro terão de ser entregues ao juiz de comarca competente até ao dia 17 de Agosto, de acordo com mapa-calendário das operações eleitorais divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

    De acordo com a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, as candidaturas terão de ser entregues perante o juiz de comarca competente em matéria cível com jurisdição na sede do município respectivo até 55º dia anterior ao acto eleitoral.

    Assim, e conforme estabelece o mapa-calendário divulgado pela CNE, o prazo limite para a apresentação das candidaturas para as autarquias locais será o dia 17 de Agosto.

    Também até dia 17 de Agosto terão de ser apresentados os orçamentos de campanha junto da Entidade das Contas e Financiamentos dos Partidos Políticos.

    Ainda antes dessa data, a partir de 29 de Julho, e até 11 de Outubro, será suspensa a actualização do recenseamento eleitoral dos cidadãos portugueses.

    O período de suspensão inicia-se, assim, no 60º dia que antecede a realização das eleições legislativas – marcadas para 27 de Setembro – e termina no dia das eleições autárquicas.

    A campanha eleitoral para as eleições autárquicas irá decorrer entre 29 de Setembro, ou seja dois dias depois das eleições legislativas, e o dia 09 de Outubro.

    Ainda segundo o mapa-calendário divulgado pela CNE, a prestação de contas da campanha eleitoral perante a Entidade das Contas e Financiamentos dos Partidos Políticos terá que ser feita até 90 dias após a proclamação oficial dos resultados.

    ResponderEliminar
  3. Até que Idanha seja patrimonio da humanidade acho que mais de metade de Portugal já o é pois nunca vi patrimonio tao mal tratado como o nosso

    josé rapala

    ResponderEliminar
  4. Só quero alertar que não foi o Sr. Presidente da Câmara Municipal, mas sim o Sr. Dr. Catana, quem fêz a proposta. Aliás este tipo de notícia é maliciosa pela parte do cronista, pois sendo a notícia retirada do Jornal "Reconquista", a mesma não reproduz o seu teor.

    ResponderEliminar