sexta-feira, 17 de julho de 2009

Festival da Melancia na imprensa Nacional



A localidade de Ladoeiro, no concelho de Idanha-a-Nova, vai ser palco, no próximo fim-de-semana, do V Festival da Melancia, que contará com a participação de três dezenas de expositores.

Melancia, sumos, compotas, esculturas em melancia, desportos radicais, produtos regionais, exposições, concursos, animação cultural e tasquinhas são alguns dos ingredientes do certame, que já se tornou uma referência na região.

Segundo Armindo Jacinto, vereador da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova,o festival pretende "fazer a promoção da melancia enquanto produto hortícola de excelência na campina de Idanha", onde a produção deste fruto tem sido incrementada nos últimos anos, esperando-se que este ano se produzam localmente 2.500 toneladas na Campina de Idanha.

O festival visa também "atrair a atenção de fornecedores nacionais, grandes armazenistas que vêm ver o produto, atestar a sua qualidade e, logicamente, fazer negócios", acrescentou o autarca.

O evento, no entanto, tem uma matriz marcadamente popular, reunindo milhares de visitantes, atraídos pelo concurso de esculturas em melancia, mas também pelos espectáculos de música popular, fado, pela garraiada na tarde de sábado e pelo passeio de cavalos e de charretes de todo o país agendado para domingo.

O Festival é organizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, com os apoios da Junta de Freguesia do Ladoeiro, comissões de festas de Santo Isidro e Santa Catarina de Sena, contando ainda com a colaboração dos produtores de melancia do concelho e coleccionadores de tractores antigos.
A inauguração está marcada para as 15:00 de sábado.
Fonte : JN

16 comentários:

  1. Ai esta mais uns dinheiros do erario publico para a divulgação de mais uma festa festa de pré campanha ja houve outros festivais e divulgação só no Concelho e Distrito.
    Já agora quando vem as melancias certificadas como produto da Região como aconteceu com os diospiros?
    Eu aqui por Lisboa ainda não as vi e sim isso era uma boa divulgação na imprenssa Nacional.
    Um Abraço a todos os meus amigos ladoeirenses

    João Casimiro

    ResponderEliminar
  2. Eu acho o armindo jacinto igual ou pior que o paulo portas, onde ha uma feira ele ta la, aqui é igual, arranjou a naturtejo para passear de feira em feira e resultados? o turismo da regiao desceu drasticamente.

    O festival da melancia é um bom festival, mas devia ter uma organização melhor e com mais variedade, ao ver a tenda que estao a montar disse, bem la vou eu ver o tó camacho de novo, os alunos da eprin e um agricultor do ladoeiro a expor as melancias visto que UNS FORAM CONVIDADOS E OUTROS NAO!!! quem vai para castelo branco ve uma qualidade do melancial e quem vai p idanha nota a diferença no verde, pois entre o verde e o amarelo das melancias queimadas... e isto só para dizer que aquele que planta ha mais tempo nao sabe nem de metade de plantaçao de melancias e depois metem a vender melancia assim no festival.

    Luiz alpragatas

    ResponderEliminar
  3. Tenho recebido por aqui comentários demasiado graves que envolvem dinheiros e instituições da nossa região. Nao os publico pelo o simples facto de não saber se é verdade e as pessoas se esconderem na capa do anonimato. Comentar sim, mas se tem algumas coisas a dizer dêem a cara.

    Um bem haja a todos.

    Cláudio Anaia

    ResponderEliminar
  4. Senhor Luis Alpragatas com todo o respeito deixe que lhe diga que é de muito mau feitio dizer que desde o Armindo Jacinto entrou para a Naturtejo que o turismo no Concelho desceu drásticamente!!! Haja paxorra para tais ignorâncias, NUNCA SE FEZ TANTO PELO TURISMO como agora, d~e uma volta pelo concelho de vez enquando não fique em casa no sfá a ver a TV e verificará que esta redondamente enganadao.
    Agora até o UNICO evento que dá algum relevo à freguesia a nivel Nacional e Internacional criticam, os velhos do restelo estão sempre a cuspir para o ar.

    ResponderEliminar
  5. Quero dar os parabéns a todos aqueles que com o seu trabalho contribuiram para que o festival da melancia fosse um sucesso

    ResponderEliminar
  6. Não falem do que não sabem. O vereador Armindo Jacinto ainda é uma rara excepção no meio de toda aquela trapalhada, é alguém que realmente faz alguma coisa de jeito, são os unicos tipos que trabalham é ele e o Tó Camacho que esteve em grande na organização do festival da melancia sim senhor, até teve a humildade para dizer que não sabia discursar e que isso era para os vereadores e presidente ...ou seja, trocado por miudos ele disse:Eu vim aqui para trabalhar! Os outros que vieram para aparecer que falem! Muito bom

    ResponderEliminar
  7. E digo mais , sem o Armindo Jacinto , o Tò Camacho e o Nuno Geraldes o festival da melancia não seria aquilo que foi.
    Parabens a todos.

    ResponderEliminar
  8. O Blog do Ladoeiro acompanhou de perto os dois dias do Festival da Melancia.
    Parabéns a organização pois tudo correu da melhor forma.
    Destacamos o Vereador Armindo sempre disponivel para trocar ideias e o agradecimento por ter dito que o nosso blogue "ja era uma referência na região".

    São pessoas assim que a nossa terra precisa.

    Entretanto informamos os nossos leitores que a partir de amanhã ja estará on line a reportagem fotografica deste evento.

    Um bem haja a todos

    Cláudio Anaia

    ResponderEliminar
  9. É só por eu nao estar só em casa a ver tv que sei que a vossa realidade está longe de ser a mais correcta, eu nao critico o festival da melancia porque me passa ao lado até porque para o ano o ladoeiro deixa de receber este festival e é na idanha que ele será feito, agora nao venham dizer que o armindo jacinto nao é o rei das festas por que ele é pior que o paulo portas

    ResponderEliminar
  10. Falando em turismo o que é feito da Barragem da Idanha? A última vez que lá fui estava cheia de poluição, será que ela não merece um tratamento condigno afim de divulgar o concelho ao nível do turismo!!

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos!

    Eu que não sou do concelho, estive presente nesses 2 dias que aconteceu a feira da melancia, pois a minha mullher esteve lá com expositor, e digo-vos uma coisa, a este senhores que vem dizer mal, isso deve ser "DOR DE CORNO", pois o festival foi muito bom.Pensem bem o que andam a fazer, pois com pessoas destas que dizem mal deste certame o Ladoeiro não vai a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  12. realmente estes comentarios vao de mal a pior...
    enfim se fazem alguma coisa no ladoeiro criticam se nao fazem criticam ...so vai kem ker...e ir pa criticar e dzr mal mais vale nem levantar o caceiro do sofa...
    e para o ano mais um festival ... e k nao falte a boa da imperial...
    e viva o ladoeiro....

    ResponderEliminar
  13. esta gente so sabe criticar fazer melhor nunca dar uma palvra de apoio e conforto nunca esta gente nao presta...

    ResponderEliminar
  14. Sr. Luís Alpragatas, a inveja é coisa feia.
    Porque não fez melhor??

    ResponderEliminar
  15. Pois é verdade que o festival da melancia foi um sucesso. Não tarda ganha uma dimensão nacional, o que é muito bom para o Ladoeiro e não só.Parabéns ao vereador Armindo Jacinto e ao Tó Camacho que muito trabalhou.É deste tipo de pessoas que o concelho, pessoas que trabalham e não "tachistas" como há por aqui muitos.

    ResponderEliminar
  16. Eu cá, gostava que me informassem quando é que a gestão do parque de campismo de Idanha-a-Nova ( junto á barragem M. Carmona ), passa novamente para a Camara Municipal.
    O referido parque tem cada vez menos campistas e os que lá vão, são estrangeiros.
    Ainda me lembro quando aquele parque se encontrava cheio de gente, nos meses de Verão.
    Os preços eram convidativos e até mesmo quem residia no concelho, se deslocavam á barragem para pasar os fims-de-semana no parque e até mesmo as férias.
    Acho que as pessoas do concelho deveriam ter um preço especial na utilização do parque para que o mesmo voltasse a ser como antes.

    ResponderEliminar