sábado, 4 de julho de 2009

" Doença de Crohn "


Hoje decidi postar aquí algo que inelizmente me afecta pessoalmente.

Decidi falar sobre este assunto porque acho que se deve falar abertamente sobre determinadas doenças que ainda não foram devidamente divulgadas e esclarecidas. Apercebi-me que as pessoas não sabem ao certo do que se trata.

Então aqui vai:

O que é a Doença de Crohn ?


Como sabeis, precisamos de nos alimentar para ingerir nutrientes, como proteínas e hidratos de carbono, que dão energia ao nosso corpo. O nosso tracto gastrointestinal, que começa na boca e acaba no ânus — incluindo o esófago, o estômago e os intestinos —, processa a comida, absorvendo os nutrientes essenciais e livrando-se do que não for necessário.


Se tivermos a Doença de Crohn, o nosso sistema imunitário irá começar a atacar as células saudáveis do tracto gastrointestinal, causando inflamação, isto é, o nosso corpo produz anticorpos contra o próprio organismo. É por isso que a Doença de Crohn é classificada como auto-imune (tem origem no próprio sistema imunitário).


Colite Ulcerosa, Artrite Reumatóide, Psoríase, Artrite Psoriática e Espondilite Anquilosante são exemplos de outras doenças auto-imunes.


A Doença de Crohn é, especificamente, uma doença inflamatória do intestino (DII). Manifesta-se geralmente na porção mais baixa do intestino delgado, chamada íleo, mas pode ocorrer em qualquer parte do tracto gastrointestinal, desde a boca até ao ânus. posso-vos dizer que a mim, afecta-me todo o tracto gastrointestinal.


A colite ulcerosa também é uma DII, mas, neste caso, a inflamação restringe-se ao cólon.


O que causa a Doença de Crohn?


Ninguém sabe ao certo o que causa a Doença de Crohn, mas está provado que é algo no nosso corpo que provoca a reacção do sistema imunitário. Diversos estímulos podem estar na origem da Doença de Crohn, como, por exemplo, um tipo de bactéria, alguma anomalia nos próprios intestinos ou predisposição / alteração genética.


De facto, os cientistas acreditam actualmente que a Doença de Crohn resulta de uma combinação de vários factores. Se é doente de Crohn, pode ter herdado um gene especial que altere o seu sistema imunitário, cuja reacção anormal foi despoletada por uma situação específica desconhecida, causando a inflamação dos intestinos.


Quem tem a Doença de Crohn?


A Doença de Crohn pode afectar qualquer pessoa em qualquer faixa etária; porém, o primeiro diagnóstico ocorre geralmente em jovens entre os 20 e os 30 anos e em igual proporção nos dois sexos, embora alguns grupos, como os de raça negra, caucasianos e judeus de ascendência europeia, sejam diagnosticados em maior número do que os asiáticos e os latino-americanos.


Pessoas com presença da doença na história familiar parecem ter maior probabilidade de desenvolvê-la.


A Doença de Crohn tem cura?


A Doença de Crohn é crónica, o que significa que iremos conviver com ela durante toda a vida. No entanto, haverá períodos de remissão, nos quais não teremos quaisquer sintomas.
Os ataques agudos podem ser causados pela alimentação, pelo consumo de tabaco, por stress, mas também podem surgir sem causa aparente.


Até agora, não foi encontrada a cura para a Doença de Crohn, embora os avanços científicos nesta área sejam significativos. Assim, os doentes precisam de tratamento para controlar os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.


Por outras palavras, a Doença de Crohn pode afectar a nossa vida de forma significativa – desde as dietas às relações e desde os objectivos futuros aos sonhos. Não obstante tudo isto, é importante salientar que a maioria das pessoas com a Doença de Crohn consegue usufruir de uma vida longa e saudável.


Todos os doentes de Crohn têm uma história diferente para contar. Para ouvir alguns testemunhos de doentes com Crohn, clique no link a seguir:




Actualmente já existem asociações de doentes com Crohn. Eu próprio sou sócio da Asociação Portuguesa da doença Inflamatória do Intestino (APDI).


Por Rui Alves em 2009-07-14

1 comentário:

  1. achei muito interessante,pois faço faculdade na area de ciencias biologicas ,a qual estudamos biologia celular e ainda nao tinha ouvido falar dessa doença ...valeu

    ResponderEliminar