segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Analise Política


Há cerca de 3 anos que venho ao Ladoeiro com alguma regularidade. Tenho pessoas amigas nesta aldeia que aprendi a gostar e a apaixonar-me pela sua cultura e tradições.

Por coincidência com o desenvolvimento deste blog ocorreu o ano das próximas eleições autárquicas previstas para o dia 11 de Outubro 2009.

Fui avisado que não o devia fazer. Para ter cuidado, pois poderia ter problemas. E como “quem tem medo compra um cão” e eu não tenho animais de companhia, sem medos fui escrevendo aquilo que penso mas sempre dentro do respeito. Consequência disso, foi algo que já esperava , gente cobarde e malformada fez-me ameaças de forma anónima neste e noutro blog, como forma de intimidar. Houve até quem me tentasse atingir através de pessoas das minhas relações próximas como forma de me difamar. Mas pronto, “dos fracos não reza a história….”

Mesmo assim, pensei em consciência, poder trazer a este blog os vários protagonistas políticos ou partidários com projectos não só para o Ladoeiro como também para o Concelho de Idanha-a-Nova.

A minha opinião mantém-se: A mediocridade política, falta de estratégia e falar em ideologia com a maior parte dos políticos da região é como falar de clubes de futebol. A facilidade com que as pessoas mudam de partido é bem prova evidente daquilo que digo, entre outros ….

Este espaço esteve sempre disponível para todos os que de forma credível se quisessem pronunciar. E vejo com tristeza que foram poucos os textos (apesar de eu insistir com alguns candidatos) de relevo, para propor mudanças e transformações para o Ladoeiro: Esperava mais, bem mais.

PS- Família Costa, Álvaro Rocha e a estratégia para manter o poder.

A escolha do candidato do PS não foi pacífica apesar de os socialistas tentarem muitas vezes passar essa imagem.

É sabido que Álvaro Rocha tinha preferência por Joana Rossa para ser candidata, enquanto que por outro lado, a família Costa apostava num dos seus membros, o Gonçalo. Segundo pessoas bem colocadas dentro do PS, informaram que o resultado das Europeias como não foi famoso, com receio de qualquer coisa, a Família Costa conseguiu impor o nome do actual vice-presidente da Junta de Freguesia. Será que foi assim?

O facto é que Gonçalo Costa, apesar de “desgastado” por ter sido o vice-presidente do executivo que agora termina o seu mandato, é o candidato e apresenta uma lista diversificada com o slogan “Experiência, juventude e ambição” com pessoas de varias áreas e, parece-me a mim, disposto, caso ganhe, a fazer mais que o ultimo executivo, que também diga-se de passagem não é difícil.

PSD – Lista de repetentes?

O PSD apresenta mais uma vez como cabeça de lista João Marques que no último mandato se demitiu do seu lugar de membro da assembleia de freguesia, o que não deixa de ser uma desvantagem.

Uma lista “bem arrumadinha” com uma estratégia, mas que peca por só há poucos meses das eleições terem começado a trabalhar. Um trabalho de dinâmica e vitória é feito durante os quatro anos de mandato e não à pressa, digamos de passagem, que é uma realidade do PSD não só na nossa aldeia como no concelho.

Quanto à lista, os protagonistas tem pessoas reconhecidas na aldeia, mas existem repetentes das últimas eleições a começar pelo candidato a presidente da Junta de Freguesia.

Em” equipa que se ganha não se mexe” e se for o contrário?

O Slogan da Candidatura é “ Ladoeiro em movimento”, e que na minha opinião, bem precisa!!

CDS / Independentes – Pedro Rego

O Pedro Rego é na minha opinião no que diz respeito a formação política, o melhor dos três candidatos.

Mas isso não basta. A “guerra” que tem com Álvaro Rocha (para mim excessiva nalgumas situações, tendo ele razão ou não (?) ) ou então com o seu blog a permitir que em “roda viva” cada um escreva o que bem entende, descredibiliza a sua candidatura.

Por outro lado, nesse blog, tem apresentado algumas sugestões interessantes que poderiam trazer mais actividade ao Ladoeiro.

A sua lista não é tão popular na aldeia como as outras duas anteriores, mas como o Pedro Rego me disse da última vez que estive com ele: “ o voto é secreto e tudo é possível”.

Cláudio Anaia

Nota:
Hoje começa mais uma sondagem. Os nossos leitores podem escolher on line quem é o melhor candidato para liderar a Junta de freguesia do Ladoeiro.

14 comentários:

  1. Sublime !
    Sou do Ladoeiro, mas vivo em Lisboa como muitos ladoeirenses de fora, acompanho este espaço na net.
    Este analise, sem medos, não esconde nada e com grande lucidez fala as verdades das politica da nossa aldeia .
    Gostei !

    ResponderEliminar
  2. Todos têm grandes ideias e projectos mas, estão a esquecer um ponto muito importante!
    A SEGURANÇA.
    Isso mesmo a "Seguraça" meus amigos.
    Acho que a reactivação do posto da GNR do Ladoeiro, é de grande importancia visto que, o Ladoeiro está muito proximo de Espanha e é um dos principais se não mesmo o principaL ponto de passagem para o país vizinho.
    Como sabem, têm havido alguns furtos na zona e os larápios abem que aquí estão a vontade.
    Quando a GNR é chamada para intervir, perde demasiado tempo da Idanha até ao Ladoeiro, as operações de fiscalização não são suficientes e por vezes não são feitas na melhor altura.

    Falam mal do agente "Red Bull" mas uma coisa é certa, quando se sabe que ele anda por estas bandas, até os meninos que gostam de fazer chiar as rodas dos carros desaparecem do mapa sem deixar rasto.
    Penso que a reactivação do Posto da GNR é de extrema importancia para a nossa terra.
    E como já há alguns engraçadinhos a abusar, venham mais uns quaqntos "Red Bull" para cá.

    Cumprimentos e parabens á equipa que produz este espaço.

    ResponderEliminar
  3. Acho que o Anaia levanta aqui uma serie de questões importantes.
    Fala-se muito por aqui das campanhas , mas onde está os programas dos partidos que concorrem á junta de freguesia.
    Cito e confirmo :" A mediocridade política, falta de estratégia e falar em ideologia com a maior parte dos políticos da região é como falar de clubes de futebol."

    ResponderEliminar
  4. PSD vai ganhar a Junta Freguesia do Ladoeiro,

    Tenho andado a falar com as pessoas do Ladoeiro e parece e que desta vez o PSD vai ganhar a Junta.
    O Dominio da familia Costa está acabar,basta ver a sondagem on line deste site.
    Força João a vitória é nossa.

    ResponderEliminar
  5. A vitória é nossa.
    a malta nova da aldeia ja manisfestou o apoio ao joao nunes. Penso que esta reviravolta aqui no site é bem o sinal que tudo vai mudar. Na lista do joao cada pessoa ficou responsavel por conseguir o maior numero de votos junto da familia e vizinhos. O gançalo pensa que a vitória é certa, pois, pois quem pensa assim as vezes supreende-se mais tarde.

    ResponderEliminar
  6. Para o "apoiante do PSD"
    Cantas bem mas não me alegras!
    O Ladoeiro deve ser a aldeia de Portugal com mais PC´s PER CAPITA...tenho dito!

    ResponderEliminar
  7. Eu só gostava de saber quais sao as propostas do João a junta assim como quando é que ele vai ndar por aí, se calhar ele deve estara pensar calmaaaaaaaaaa mas o povo do Ladoeiro necessita de saber com o que pode contar. É verdade que o povo do Ladoeiro e a juventude estao descontentes com alguma coisa mas cada vez vejo mais mobilização do Gonçalo que do Joao, nao falo em termos de lanches mas sim passar a mensagem de confiança.

    ResponderEliminar
  8. Boas...
    Isto de virem para aqui atacarem-se uns aos outros não leva a lado nenhum com tanta coisa com que se devem preocupar!!!
    Há um ponto que eu tenho de mostrar desagrado aqui neste blogue, cada vez que necessito de utilizar os serviços da Junta de Freguesia qual é o meu espanto que bato sempre com o nariz na porta, ou porque a única empregada saiu sem deixar qualquer recado ou informação à população, ou mais ridículo ainda porque a bendita senhora se encontra de férias....
    Pergunto eu: têm falta de pessoal na junta????
    Por favor com a taxa de desemprego que se ouve falar todos os dias a varias horas por dia não era para darem dinheiro a ganhar a mais alguém???? E assim servirem melhor a população do Ladoeiro???? Senhores candidatos olhem para estes pormenores e para mais alguns que por aí andam que por mais pequenos que sejam fazem alguma diferença...

    ResponderEliminar
  9. "Um Homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado a fazer o errado noutra. A Vida é um todo indivisível.

    "Mahatma Gandhi"

    ResponderEliminar
  10. "Um partido é a loucura de muitos em benefício de uns poucos."

    Alexander Pope

    ResponderEliminar
  11. "Os miseráveis não têm outro Remédio a não ser a esperança."

    Willian Shakespeare

    ResponderEliminar
  12. "O Homem é a unica criatura que se recusa a ser o que é.

    Albert Camus

    ResponderEliminar
  13. Quero apenas lembrar os nossos "políticos" aspirantes a presidentes da junta de freguesia do Ladoeiro que, a "junta e o presidente da junta", existem para servir e não para serem serem servidos.
    Olhem para o povo do Ladoeiro como olham para um irmão vosso.
    Nunca se esqueçam que se não formos nós a puxar pelo Ladoeiro, de certeza que ninguém de fora o fará.
    Pensem nisto.

    ResponderEliminar
  14. espero que ganhe o melhor e mais que tudo, espero que o que perde tenha a coragem para assumir e fazer o papel de oposicao por forma a que o ladoeiro possa avançar.digo isto pois essa e a beleza da democracia ninguem ganha ou perde se o ladoeiro daqui a 4 anos estiver melhor nao pode ser so responsabilidade de quem esta no poder , mas, sim do conjunto politico e oposicao.
    nunca se esquecam disso.

    perdoem o facto de nao assinar mas dadas as circunstancias e melhor assim.

    desde ja o meu bem haja :)

    ResponderEliminar