segunda-feira, 21 de setembro de 2009

(Des)Cultura



Caros Leitores

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Cláudio Anaia, coordenador do Ladoeiro Blogspot, o convite que me dirigiu para participar neste espaço que promove a divulgação da nossa aldeia dentro e fora de portas.

Para quem não me conhece, o meu nome é Rui Jorge Aziago Marques e resido no Ladoeiro há 29 anos. Completei o Ensino Básico e Secundário na Escola José Silvestre Ribeiro, situada em Idanha-a-Nova. Ingressei na Escola Superior de Educação da cidade da Guarda, onde concluí a licenciatura no curso de Professores do Ensino Básico – Variante Educação Musical. Actualmente, exerço a função de Técnico Profissional de RVC (Reconhecimento e Validação de Competências) - Centro Novas Oportunidades da Escola José Silvestre Ribeiro - nos concelhos de Idanha-a-Nova, Penamacor e Castelo Branco, onde acompanho adultos que pretendam valorizar as suas competências, podendo lutar para alcançar o 4º,6º,9º e 12º anos de escolaridade.

Acompanho também alguns jovens da nossa aldeia, transmitindo os conhecimentos que possuo na arte de tocar guitarra. Sou membro fundador do antigo Grupo de Fados da Associação Académica da Guarda, intitulado “ Capas, Copos & Guitarradas”, que ainda hoje preserva as baladas coimbrãs e o espírito académico inesgotavelmente romântico.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(Des)Cultura

Sou do tempo em que assistia aos espectáculos de rua, junto ao café “Ponsul” ou no largo da Avenida… singelos espectáculos com artistas de circo que animavam estas gentes do Ladoeiro.

Sou do tempo em que de vez em quando assistia a uma peça de teatro, apresentada por uma qualquer companhia que aqui vinha representar.

Mas, sobretudo, sou do tempo em que convivia com dezenas de jovens da minha idade e uns mais novos e outros mais velhos. Sou do tempo em que fazia parte de um grupo de teatro, o GTL (Grupo de Teatro do Ladoeiro). Quem não se lembra das inúmeras comédias que fizemos? Quem não recorda com saudade a altura do Natal… as peças lindíssimas que se representaram, os presépios ao vivo, a “Missa do Galo”; o vistoso “Desfile de Carnaval” em cada ano, onde todos se uniam para fazer deste o maior desfile de carnaval do concelho; a “Páscoa” e seu simbolismo religioso…

Quem não recorda com saudade as idas ao lares de terceira idade cantar e representar para as gentes mais idosas… quem não recorda com saudade a quantidade de jovens unidos por um sentimento de amizade e espírito dinâmico… as gentes que vinham visitar-nos; o carinho com que sempre fomos recebidos por quem nos convidava; o orgulho da nossa terra em cada olhar, em cada peça, em cada dança, em cada canção…!

Olho para trás e o que resta é saudade! Hoje, os circos já não vêm, não vêm as companhias de teatro, mas sobretudo não vêm as iniciativas que promovem o desenvolvimento cultural da nossa terra.

Fere-me esta passividade que se acomodou! Fere-me saber que continuamos a ser a aldeia com mais jovens e o que têm são 13 cafés para visitar, salvo as aulas de guitarra que vão acontecendo todas as semanas, bem como os ensaios do Rancho da nossa terra.

Incomoda-me a passividade dos órgãos políticos locais. Porque não estabelecem parcerias com instituições? Porque não incentivam os jovens à prática de actividades culturais? Porque não temos um espaço cultural no Ladoeiro?

Por falar em espaços, faço uma pequena abordagem ao designado “Salão Cultural”.

Sou músico há mais de 14 anos, tenho conhecimentos de acústica e posso garantir que aquele espaço é tudo menos uma sala para a realização de espectáculos e vou dizer porquê:

Possui um tecto falso (inimigo da acústica); possui 3 pilares no meio da sala (inimigos da acústica); um tecto altíssimo sobre o palco (inimigo da acústica); janelas e mais janelas envidraçadas (inimigos da acústica); não tem camarins (amigos dos artistas);

Por estas e outras razões não chamem àquilo uma sala de espectáculos! Muito menos um campo de actividades desportivas!

O Ladoeiro parou no tempo e no espaço. Não há movimento! Há gente cansada por não ter nada que fazer… existem outros que se afogam nas ideias, porque não têm como vê-las postas em prática…

O que peço é que se combata esta inércia. É preciso ouvir as ideias que surgem a todo o instante, mas mais do que isso, é urgente transformá-las em actividades, em acontecimentos que se traduzam na valorização do potencial humano que aqui existe.

Que o nosso futuro seja uma saudade constante!

9 comentários:

  1. Concordo e assino por baixo.

    O Ladoeiro está mais que parado, no Ladoeiro a unica coisa que há é excurssões para a terceira idade que os jovens esses não merecem nada.

    ResponderEliminar
  2. Grande Rui, relembro-me com saudade dos tempos dos LSD, Freedom, Tem que Ser... muitos nomes uma só voz a tua e talento de todos os que te acompanhavam.

    Tenho pena que o teu talento e o teu conhecimento musical nunca tenha educado politicos como me educaste a mim musicalmente, faço votos para que a Musica entre nos ouvidos de quem tem o poder de mudar uma sala que parecem uns headphones comprados no chines e transforme aquele espaço numa sala onde possamos ouvir musica de qualidade e tambem assistir a espectaculos culturais

    ResponderEliminar
  3. Grande Rui, sem duvida que tens razao em tudo o que escreve, recordo me com saudade dos tempos LSD, Freedom, Tem que Ser, sempre admirei o teu e o que escreveste nao é só de artista mas sim de alguem com talento e audacia.

    Faço votos para que os politicos mexam naquele espaço e trasnformem uns headphones do chines numa sala onde se possa ouvir e aistir a espectaculos culturais que em muito sao tradição na nossa aldeia, tambem faço votos para que o palco do Ladoeiro seja remodelado

    ResponderEliminar
  4. A questão que o Ruca levanta é sem duvida importante.

    O Ladoeiro têm vindo ano após ano a cair no esquecimento e as actividades culturais são cada vez mais raras na nossa aldeia.

    Partilho na totalidade da falta de qualidade do "salão cultural" que mais parece um armazém do que outra coisa qualquer.

    Esperemos que com novos protagonistas políticos que vêm com as eleições que se avizinham o Ladoeiro possa trazer um espaço digno desse nome.

    Obrigado pela tua participação .

    Bem haja !

    Cláudio Anaia

    ResponderEliminar
  5. Ruca, é certo o Ladoeiro já foi bem mais motivador. O que é que não motiva os olhos de um adolescente com toda uma vida pela frente? Mas, o que faz o Ladoeiro ser mais ou menos motivador não são os espaços em si, são as pessoas que lhe conferem, ou não, magia. As associações culturais são na grande maioria e devem ser independentes dos órgãos partidários. O texto estava bem até embocar aí! Não consigo entender um país que se restringe ao poder político! Menos consigo perceber jovens que nada fazem no âmbito da cultura e que constantemente desculpam a sua inercia com o poder político.

    ResponderEliminar
  6. Eu concordo inteiramente com o texto. As palavras de um artista costumam traduzir um estado de espírito geral de uma população e a história ja o mostrou pelas mais diversas vezes. Relembro Zeca Afonso e as suas canções, no 25 de abril a grando-la vila morena que nos deu a liberdade. Por isso os artistas fazem o cantar de um povo, e normalmente quando eles se revelam contra algo é pk não está bem, mais recentemente os grandes Xutos e Pontapés com o seu novo álbum que para mim tem duas musicas que nos fazem reflitir acerca do estado a que chegamos como nação, e claro as pessoas é que fazem o meio, mas umas pessoas são coordenadas por outras e quando os "chefes" não comandam bem as obras não saem bem feitas é como meter um servente a construir uma casa sem engenheiro civil, por isso a grande mudança tem que começar onde ela é mais precisa! Obrigado Ruka por contribuires para a dinamica da nossa terra e para a boa saúde dos nossos ouvidos.

    Um abraço de um filho da terra

    ResponderEliminar
  7. Caro Rui Marques (ou como eu o conheço melhor Ruca) como Técnico de Animação Sócio-cultural e acima de tudo como jovem residente nesta bela terra, o Ladoeiro, apoio-te em tudo o que dizes sobre o "salão cultural". Como é sabido, foi me proposto no ano lectivo 2008/2009, ano final do curso profissional de técnico de Animação Sócio-cultural, leccionado na escola José Silvestre Ribeiro, que realizasse uma P.A.P (Prova de Aptidão Profissional),onde tive que dinamizar uma actividade de animação. Para realizar essa actividade escolhi o "salão cultural", e a minha actividade, apesar de ter corrido bem, poderia ter corrido melhor se não existissem os enumerados problemas de acústica...
    Quanto às actividades sociais e culturais que se podem vir a realizar no Ladoeiro, deixo aqui a minha ajuda para o que for preciso no âmbito da organização, preparação, divulgação e dinamização dessas mesmo actividades.

    Um abraço do teu aluno-guitarrista/baixista
    David Antunes

    ResponderEliminar
  8. Olá Ruca, quero cumprimentar-te e dar-te os parabéns pelo músico e pelo "escritor". Bonito texto, repleto de saudosismo.
    Concordo plenamente com o que dizes. A nossa terra precisa de aproveitar o potencial humano, artístico, ideológico de quem cá vive. Há por cá muita gente inteligente desaproveitada e não é por falta de iniciativa, mas sim de oportunidades, pois estas só se proporcionam a alguns.
    Mas, como diz o povo: Colhemos o que semeamos.
    Brevemente todos teremos a chance de expressar nas urnas a intenção de quem achamos que pode mudar a inércia, a inoperância e o desalento que se vive no LADOEIRO!

    Força Ruca! Força Ladoeiro!

    ResponderEliminar
  9. ah grande RUCA...És o Maior...

    ResponderEliminar