terça-feira, 15 de setembro de 2009

Fósseis de Penha Garcia servem de tela para estreia de festival em busca da sustentabilidade



Penha Garcia, Idanha-a-Nova, 15 Set (Lusa) - Fósseis com 600 milhões de anos nas escarpas de Penha Garcia serviram de tela para o arranque da primeira edição de um festival de cinema que pretende "tornar o mundo mais sustentável".


O Idanha Film and Internet Festival (IFIF) nasceu na noite de segunda-feira com a iniciativa Docs on the Rocks, à boleia da oitava Conferência Europeia de Geoparques, que reúne mais de 200 participantes até quarta-feira em Idanha-a-Nova.

Outros tantos residentes em Penha Garcia subiram ao castelo, formando a plateia com vista privilegiada para as vertentes que formam um dos sítios de interesse geológico e paleontológico (ciência dos fósseis), classificados no Geopark Naturtejo.

Noticia : RTP

1 comentário:

  1. Paulo Frias, Geologo e Professor22 de setembro de 2009 às 08:54

    Estimado amigo Rui Alves, vim visitar o teu blog já cá não vinha desdde a fundação, quando tive conhecimento dele por parte da minha esposa.
    Gostei do que vi, pese embora não gostar de blogues pois os comentários feitos por anónimos caem quase sempre na maldicencia....
    Permitam-me duas correcções à notícia da RTP e ao "comentário" abaixo da mesma.
    1º não há nas escarpas de Penha Garcia fósseis, nas sim icnofósseis, ou seja marcas (neste caso rastos) de seres que viveram na altura da formação da rocha que compõe a escarpa.
    Neste caso os seres foram as trilobites e ao seu rasto (icnofóssil)chama-se bilobite.
    2ºA Paleontologia não é uma Ciência é um ramo de várias Ciências, neste caso da Geologia, pois se fosse Paleontologia Humana seria um ramo da Biologia.
    Paulo Frias, Geologo e Professor

    ResponderEliminar