terça-feira, 15 de setembro de 2009

Festival Docs on the Rocks projecta filme na rocha


Um novo festival de cinema nasce hoje em Idanha-a-Nova (Castelo Branco), com a exibição de um filme ao ar livre, junto a rochas que preservam fósseis com 600 milhões de anos, anunciou a organização. Intitulado Docs on the Rocks, é a primeira parte do programa do IFIF - Idanha Film and Internet Festival, este ano dedicado aos geoparques e preservação do meio ambiente.


O próprio local de projecção, o Parque Icnológico de Penha Garcia, é um dos geomonumentos do Geopark Naturtejo. A partir das 21h45, o cenário natural transforma-se numa tela para o filme Baraka, de Ron Fricke, que será exibido pela primeira vez em Portugal. Foi filmado em 152 localidades de 24 países, não tem diálogos, nem actores, nem enredo. É uma sequência de imagens com o melhor e o pior na natureza e da vida humana.

Amanhã e terça serão exibidos cerca de 50 filmes (quase todos curtas-metragens) no pólo de Idanha da Escola Superior de Gestão, no Centro Cultural Raiano e no castelo da vila.

Noticia : Público


O IFIF é um festival sem fins lucrativos que tem como finalidade "criar uma consciência ambiental através de produções audiovisuais", disse à Lusa o realizador Jorge Fialho, dinamizador do evento. "É ponto de encontro na natureza, para festivais e produções audiovisuais ambientais. É nosso objectivo encorajar os participantes a convergir para uma consciência mais elevada, com uma visão de vida mais sustentável", acrescentou.

Este responsável espera "criar as bases de um evento internacional de renome em Idanha-a-Nova".

Entre festivais, funcionará o Green Tube, um arquivo virtual de documentários e animações, no endereço http://videos.sapo.pt na Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário