quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Idanha-a-Nova: Conferência de Geoparques e Festas


O concelho de Idanha-a-Nova vai ser palco, entre 14 e 20 de Setembro, da XIV Feira Raiana, da Conferência Europeia de Geoparques e do Idanha Film Internet Festival (IFIF).

Armindo Jacinto, vice-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, considerou já, em declarações à Agência Lusa, estes eveentos como uma mais valia para toda a região.
Para dia 14, está prevista a abertura oficial do IFIF, a recepção dos participantes na Conferência Europeia de Geoparques e um jantar medieval em Penha Garcia.

Uma bolsa de turismo abre as actividades do dia 15, na Escola Superior de Gestão. Nesse dia será inaugurada oficialmente a Feira Raiana (pelas 10:00) e a Conferência Europeia de Geoparques (14:00).

Estão ainda agendadas as actuações de Luísa Amaro, Grupo de Sevilhanas, Ranchos folclóricos e adufeiras, Banda Filarmónica Idanhense e do grupo Espada Lusitana.
Paralelamente, decorre o IFIF com projecção de filmes no castelo de Idanha-a-Nova e no Centro Cultural Raiano.

No dia 16 de Setembro os destaques vão para o IFIF, que tem projecções de filmes agendadas para o castelo de Idanha-a-Nova e Escola Superior de Gestão (15:00 e 21:00) e para o anfiteatro do Centro Cultural Raiano (22:00).

A 16 de Setembro termina a Conferência Europeia de Geoparques, com uma cerimónia programada para o Centro Cultural Raiano, a partir das 20:00.

Nessa quarta-feira haverá ainda tempo para animação medieval (18:00, no recinto da Feira), e para as actuações de ranchos folclóricos e adufeiras (19:00) e de um grupo de fados (23:00).
Os dias 17, 18, 19 e 20 são dedicados totalmente à Feira Raiana, estando previstas para essas datas excursões turísticas no concelho.

Com animação medieval em todos esses dias (a partir das 18:00), os destaques vão para as actuações da idanhense Celine (dia 17, às 23:00, na Feira Raiana), dos Blind Zero (dia 18), dos La Frontera (19) e o grupo Ciranda (20).

7 comentários:

  1. Em tempo de crise um bom certame! Já se diz que será a ultima, mas eu gostaria que a autarquia agarra-se este certame de vez e já que não seja todos os anos que seja ano sim ano não e que a Feira Raiana não caia!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado blog do Ladoeiro.
    Graças a voces sei o que se vai passando neste nosso concelho de Idanha a Nova.
    Esta festa não vi cartazes em lado nenhum.
    sr. Cláudio e amigos, muito obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Feira Raiana que não representa a raia. Representa Idanha e Penha Garcia. Como Ladoeirense, indigna-me não ver o nosso nome representado no cartaz de apresentação. E todos sabemos porquê! Mas para quem não sabe, fique sabendo que o Ladoeiro já foi e poderá ser uma alternativa séria a Idanha-a-Nova. Na agricultura, na cultura e no espírito inovador qu8e gera desenvolvimento. Não aceito este esquecimento e despreocupação para connosco. Vivas à Feira Raiana! Espero que se mantenha por muitos mais anos, mas sendo verdadeiramente Raiana.

    ResponderEliminar
  4. Foi aqui dito por um anónimo que o Ladoeiro não irá estar presente na Feira Raiana!!!
    Meu caro amigo está muito mal informado visite a Feira e verá o nome do Ladoeiro no certamo como verá certamente o Rancho do Ladoeiro! E Deixe que lhe diga que não à muito tempo houve um evento internacional de BTT em Idanha em um dos grupos convidados por capricho de alguem foi o do Ladoeiro, não fosse este um grupo bem simpático!
    Um abraço a todos os ladoeirenses!

    ResponderEliminar
  5. Eu até concordo com o o certame e que o ladoeiro esteja presente agora o rancho? por amor de deus algeum ensine estes homens e mulheres a cantar e a dançar é uma descoordenação total. Gonçalo quando fores presidente da junta mete um professor a ensinar estes artistas

    ResponderEliminar
  6. Ao ultimo anónimo que se refere ao rancho:
    Não serão professores que irão ensinar estas pessoas a cantar, estas gentes simples que participam em ranchos (e não me refiro sómente ao do Ladoeiro), cantam e tocam como sempre o fizeram muitas delas como o faziam e fazem na apanha da azeitona etc. É de muito mau gosto criticar quêm participa nestas atividades e dá o seu melhor!
    Não sou do Ladoeiro mas sei identificar o que de bom existe nessa freguesia e o rancho é sem dúvida uma delas, haja mais coerência!

    ResponderEliminar
  7. Idanhense eu nao critiquei o rancho do ladoeiro viu-me a criticar? apenas dei uma sujestao e vejo que pelas actuaçoes que o rancho faz existem coisas que se podem aprender e melhorar, eu nao critico alias dei uma sujestao porque quem mais nos critica por vezes até sao os nossos amigos, nao se trata de coerencia mas sim apoiar o desenvolvimento culturar, quando o caro idanhense foi para a escola sabia pintar e escrever ja deveria saber ler entao nao foi para a escola aprender mais?
    Já agora eu nao sou anonimo chamo-me joao gracio

    ResponderEliminar